Pessoas felizes são mais desconfiadas

Por , em 3.03.2010

Parece mais lógico que pessoas felizes confiem mais nas outras, mas pesquisas mostraram que quando as pessoas estão alegres, elas confiam menos nos demais. De acordo com os cientistas, as pessoas felizes só não serão desconfiadas se tiverem uma boa razão para serem tão confiantes.

Funciona assim, se você conhece um cara do mesmo time que você e está predisposto a confiar nele e está feliz, você irá confiar nele. Mas se você está feliz, conhece uma pessoa do mesmo time que você e acha o sujeito meio mal-encarado, as suas chances de confiar nele são menores.

» 5 Atitudes que irão fazê-lo mais feliz!

Os pesquisadores realizaram cinco experimentos em estudantes, fazendo com que eles enfrentassem situações em que deveriam confiar em outras pessoas. Os cientistas antes faziam um trabalho para que os voluntários ficassem com diferentes estados de humor. Surpreendentemente, os voluntários mais felizes eram os que menos confiavam nos demais.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque pessoas felizes estão confiantes de que tudo vai dar certo e tudo vai acabar bem, independentemente de novas coisas ao seu redor – incluindo pessoas. Ou seja, eles não precisam de novas pessoas, então não precisam confiar nelas, a não ser que já estejam predispostos a isso. [Scientific Blogging]

• Sergio Bittencourt:

Não importa o tempo em que os cientistas gastaram para chegar à conclusão, antes, importa a que conclusão chegaram e, neste caso, em meu pequeno conhecimento, equivocaram-se porque foge à razão pensar que felicidade combina com desconfiança. Na verdade, o oposto ocorre naturalmente. Veja por exemplo o caso das crianças que são naturalmente felizes e confiantes.

Confiar cegamente nos outros e ser confiante são coisas diferentes, até onde eu sei…

• Priscila:

Legal a matéria, porém não levei muita fé em função de não citar onde, quanto, como e quem fez a pesquisa. Fica muito vago falar: “os pesquisadores”, “os cientistas”. É melhor clicar no linck no fim da matéria e conferir a fonte. Esta em inglês, mais pra quem não sabe é só usar um tradutor online.

Show

• Lequinho:

Gostei do comentário do alexandre…
    Como os cientistas cegos vão diagnosticar essas coisas sendo cegos??
    Isso é um absurdo…
    Eu sou infeliz e não confio em ninguém, nem em mim…
    Essas coisas são complicadas…

Ah, sei, os cientistas são tolos, mas é você que entra em contradição, amiguinho…

É interessante como tem gente que está convencidíssima que só de pensar em um assunto por 5 minutos já sabe mais do que quem estuda por mais de 20 anos. É um fenômeno psicológico bem documentado, quanto menos sabem, mas superestimam o pouco que sabe e menos são capaz de perceber a extensão da própria ignorância…

Mas tudo bem, a moda agora é bater no César.

• alexandre:

UMA PESSOA FELIZ NÃO PODE SER DESCONFIADA DE NADA….

POIS ELA NÃO TEME POR NADA, SE ELA É TEMEROSA ELA NÃO PODE SER FELIZ AO MESMO TEMPO…. PAREM DE DAR CREDITOS TOLOS AOS CIENTISTAS INVESTIGATIVOS E TÃO CEGOS QUANTO OS NÃO-CIENTISTAS….

CONFIANÇA E FELICIDADE SÃO COISAS DISTINTAS..

Viu só? Eu não sou ranzinza, eu sou feliz. Sou feliz e não confio em você.

Claro, isto pode mudar, eu sou desconfiado mas não sou inacessível.

• Edu:

Já o egoísmo não acho que é uma coisa legal. A felicidade está em doar-se sem esperar retorno. É difícil, eu sei, nem eu sou assim, mas conheço pessoas que são deste jeito e são verdadeiramente felizes. Quando eu disse que as pessoas felizes não precisam de quem está a sua volta, eu quis dizer que não se deve esperar do outro atitudes que façam a gente feliz, mas as nossas atitudes em relação ao outro, estas sim é que trazem a felicidade, pois é muito gratificante ir dormir com a sensação de quem fez a coisa certa.

• Josue:

tbm acho que tá certo sobre ser MEIO egoista, tenho maior ciume das minhas coisas……

^^

• Denommus:

Também há outra pesquisa afirmando que pessoas felizes são mais egoístas, ao contrário do senso-comum.

• Edu:

Uma questão interessante nesta pesquisa é que foi evidenciado que os felizes não precisam de quem está ao seu redor para serem felizes. Normalmente quem coloca sua felicidade nas mão dos outros não consegue ser feliz pois o outro tem outros propósitos e outras metas na vida que nem sempre condizem com as metas daquele que criou todas estas expectativas.
    Está provado que a felicidade é uma coisa totalmente individual.
    Muito boa esta pesquisa.

• Josue:

Na realidade a pesquisa é boa…pois além de tratar das relações humanas, me explica pq eu sou tão desconfiado com os outros.

😛

Mas eu sempre dou uma chance!!!

^^

• Anderson:

Nossa… eu fico sem saber o que dizer…
    É a mesma coisa de dizer que a maioria dos ursos polares são canhotos…

Quem paga o salário desses caras para pesquisar isso?
    =)