34 belíssimas fotos de pássaros da Mata Atlântica: quais deles você já viu?

Por , em 29.04.2020

O fotógrafo de vida selvagem tropical Supreet Sahoo, um indiano que vive nos EUA, fez imagens belíssimas de pássaros espetaculares que habitam a nossa Mata Atlântica.

O Brasil possui uma das mais abundantes diversidades de aves do mundo. São 1.822 espécies conhecidas, das quais 238 são endêmicas.

A Mata Atlântica é um bioma composto por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados, com uma grande biodiversidade. Infelizmente, a Fundação SOS Mata Atlântica estima que apenas 12,4% da floresta original sobrevive, devido a fatores múltiplos que incluem a atividade humana. Destes remanescentes, cerca de 80% estão localizados em áreas privadas.

Enquanto antes essa floresta tropical cobria uma área de 15% do território brasileiro (superior a 1,3 milhões de km²), englobando 17 estados, agora são 200.205 km² que abrangem a costa leste, sudeste e sul do Brasil.

Dito isto, essa incrível mata, acessível a fotógrafos, ainda está repleta de plantas, pássaros e outros animais selvagens maravilhosos e simbólicos, como o mico-leão-dourado, o sapo-pingo-de-ouro, o porco-do-mato e a onça-pintada.

Fotos

Sahoo prestigiou as aves da Mata Atlântica com sua Canon 1Dx Mark ii, usando uma lente de 600 mm. Confira algumas das espécies clicadas:

Saíra-sete-cores

Topetinho-verde

Pica-pau-de-cabeça-amarela

Sanhaçu-de-encontro-azul

Benedito-de-testa-amarela

Beija-flor-de-fronte-violeta

Tucano-de-bico-verde

Saíra-militar

Tiê-sangue

Tangarazinho

Pica-pau-de-peito-pontilhado

Beija-flor-tesoura

Gaturamo-verdadeiro

Saíra-lagarta

Coruja-buraqueira

Tietinga

Guaxe

Gavião-de-penacho

Pica-pau-de-bico-pálido

Beija-flor-rabo-branco-da-mata

Araçari-banana

Outro beija-flor-rabo-branco-da-mata

Ferro-velho

Gralha-azul

Periquito-verde

Pica-pau-de-cabeça-amarela

Ferreirinho-relógio

Filhote de gavião-de-penacho

Lavadeira-mascarada

Maria-viuvinha

Catirumbava

Pavó

Topetinho-verde em voo

Pica-pau-de-cabeça-amarela

Para saber mais sobre o trabalho de Sahoo, acesse seu website ou seu Instagram. [BoredPanda, BrasilEscola]

1 comentário

  • 1pirado:

    Quando eu era pequeno eu só via pardais, andorinhas e pombos. Dessa lista vi várias vezes tucanos de bico verde, mas desde alguns anos para cá, especialmente da última década, tenho visto várias espécies de aves que não se via por aqui: sabia, bem-te-vi, joão-de-barro, maritaca, papagaio, juriti, carijó, coruja, pica-pau, carcara e muitos outros que não conheço e sempre tive a opinião de que os habitats destes animais estão sendo degradados e por isso que os vejo quase todos os dias aqui onde moro, zona leste de São Paulo.

Deixe seu comentário!