Este galho é na verdade um pássaro camuflado completamente imóvel

Por , em 2.02.2014

A imagem acima mostra algumas árvores, folhas, galhos e… Um pássaro. O quê?! Você não tinha percebido???

Esse era o objetivo. O urutau é um pássaro com uma camuflagem impressionante capaz de ficar completamente imóvel, se escondendo em plena vista, mesmo se predadores chegarem mortalmente perto dele.

ku-xlarge

Também chamado de pássaro-fantasma, pássaro-pau e mãe-da-lua, o urutau (nome tupi que significa “ave fantasma”) mede cerca de 37 centímetros de comprimento e pesa entre 140 e 200 gramas. Normalmente, possui tons cinzas e marrons, que mesclam com o branco e o preto.

Essas aves noturnas alimentam-se de insetos como besouros, mariposas, grilos e cigarras. São restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, e vivem em bordas de florestas, áreas abertas e zonas arbustivas – inclusive no Brasil.

Quando o urutau detecta um predador por perto, ele põe seu bico para o alto, aperta seus notáveis olhos amarelos e fica completamente em linha reta.

O animal possui uma adaptação única em aves, chamada de “olho mágico”. Ele tem duas fendas na pálpebra superior, que permitem que o pássaro observe os arredores, mesmo de olhos fechados. Incrível, não?

O animal desta imagem tem um motivo a mais para usar esse mecanismo de defesa: ele está protegendo seu filhote, escondido no galho de árvore.

O vídeo abaixo, de Jonny Tropics, mostra como a ave fica totalmente parada enquanto ele está por perto. Nas imagens a seguir, é possível ver o animal se movimentando livremente (enquanto filmado por uma câmera escondida). Também é possível admirar o urutau imóvel mesmo sob condições longe de ideais, como na chuva. Por fim, o filme também mostra o pequeno urutau tentando treinar sua pose de camuflagem, mesmo em sua idade jovem. [Sploid, WikiAves]