5 alimentos tóxicos que você está comendo

Por , em 13.08.2013

Alimentar-se é uma arte delicada. Porém, mais difícil do que preparar um molho Alfredo ou acertar o ponto do brigadeiro é descobrir se a comida que você está cozinhando faz mesmo bem. Quem nunca ouviu falar que comer ovo é bom, e quem nunca descobriu que outras pesquisas indicam exatamente o oposto?

Novos estudos dizem que tal alimento causa câncer. Outros estudos indicam que essa mesma comida pode previr a doença. Parece que muda a cada dia! E até uma comida que contém o terrível arsênico e outras substâncias tóxicas pode não ser assim tão ruim para você. Confira uma lista de 5 elementos tóxicos que estão na sua comida agora mesmo:

5. Corantes alimentícios

5
Quando criança, parecia que toda comida bem colorida era a melhor coisa do mundo. Agora que crescemos, aprendemos a nos preocupar com aquela poção mágica que faz balinhas, sucrilhos e isotônicos quase brilharem no escuro. São os temíveis corantes alimentícios, associados à hiperatividade e ao câncer no cérebro. No entanto, as pesquisas sobre o assunto são inconclusivas.

4. Bromato de potássio

4
O nome complicado é encontrado em alimentos bem comuns como pães, wraps e afins. Dizem que causa danos aos rins e pode deixar ratos (e seres humanos) obesos. Porém, seria necessário comer 15 quilos de massa de pão crua por dia para que o composto químico de fato fizesse mal. Alguém se habilita?

3. Azodicarbonamida

3
Refeições congeladas não possuem uma boa reputação entre nutricionistas e mães, e uma das causas atende pelo nome de azodicarbonamida, que pode causar asma. Entretanto, a substância química só leva ao desenvolvimento da doença em sua forma pura. Tendo em vista que as lasanhas, tortas e outros congelados que você vê nas prateleiras dos mercados só contam com 45 partes por milhão de azodicarbonamida, você está a salvo.

2. Arsênico

2
Os cientistas garantem que arsênico (também chamado de “arsênio”) faz mal para a saúde, pelo simples fato de ser veneno. Eles têm a mesma convicção ao afirmar que frangos criados em granjas possuem o elemento químico. Isso significa que sua próxima asinha de frango pode ser a última? Não é bem por aí. A carne desses animais vindos da granja possui apenas 2,3 partes por bilhão de arsênio inorgânico. Para que isso seja tóxico, você precisaria comer todos os frangos do mundo.

1. Olestra

1
Nome pouco comum para nós, a olestra é uma gordura artificial sem calorias, pois não é digerida pelo organismo humano. Alternativa ao óleo de cozinha, é encontrada em batatas chips sem gordura. Os efeitos colaterais incluem dores de estômago e intestino solto. Como ninguém gosta de um intestino solto – nem os cientistas -, melhor ficar longe das batatinhas de pacote, mesmo que elas não causem malefícios mais sérios como asma ou câncer. [Gizmodo]


Ative a legenda em português, se desejar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

16 comentários

  • pmahrs:

    Mas não podemos dar moleza excesso de corantes, conservantes, aromatizantes e sabores artificiais em produtos naturais industrializados podem disfarçar efeitos do tempo e perda de propriedades nutricionais; Além de que podendo conservar por mais tempo pode formar estoques estratégicos para manipular a lei de oferta e procura encarecendo para mais pobres e evitar que produtos frescos cheguem as bancadas para serem industrializado. Nada melhor do que dar preferência a produtos frescos e naturais da época, num país onde alguns, apesar de poucos, ainda tem coragem de por ureia que contem formol em leite que é mais tomado por crianças.

    • Cesar Grossmann:

      Alguns destes produtos são “produtos naturais”. Por exemplo, o colorau é semente de urucum moída, até onde eu sei. Quantos outros compostos inócuos ou inofensivos estão escondidos atrás dos códigos assustadores que tem na lista de corantes, acidulantes e outros componentes da comida? Só por que o nome não é identificado não quer dizer que seja o produto de uma mente pervertida…

  • AG Beltrami:

    Estamos todos condenados,
    Por nenhum crime imputados,
    … a mirrer envenenados!

  • Victor De Couto:

    Glutamato Monossódico(ajinomoto) também causa câncer e é o realçador de sabor mais utilizado no mercado.

    • Cesar Grossmann:

      Não há nenhum estudo que comprove esta afirmação, e já foram feitos muitos estudos na área.

  • pmahrs:

    Conforme a ciência avança e cria meios de mensurar o infinitamente grande ou pequeno muitos mitos caíram por terra como também muitos foram comprovados como verdades. O que credibiliza a ciência é que ela também corta na própria carne, cientistas do mundo todo entram mais em consenso, não têm vergonha de dizer que estavam errados e sempre reveem antigos conceitos além de descobertas serem sempre postas à prova de outros cientistas igualmente capacitados. Por outro lado quanto mais avança, mais se afasta do cidadão comum, hoje já está num ponto que para nós “leigos” não difere muito da fé. Alguém já viu um quarks ou bóson de Higgs ou entente as equações complexas em nanosegundos no acelerador de partículas? Acreditamos em livros e cientistas porque fomos treinados a isto deste pequenos tecnicamente não difere muito de “crer” em monges. Mas o fato é que como em crenças muitas verdades tidas como científicas também caíram como mitos. Acho que podemos confiar na ciência mesmo que ela mude tudo amanhã, só podemos crer mesmo, não podemos fazer nada, a não ser que viremos um físico de partículas.

    • pmahrs:

      (“Entende” equações complexas.) Perdoem a dislexia Rs! Ou erro ortográfico mesmo mesmo. Como queiram.

  • Silvio Pinto:

    Qualquer coisa pode ser veneno ou remédio. Depende da dosagem.
    O difícil é saber a dosagem certa, principalmente das coisas gostosas…

  • Gabriel Cruz:

    O arsênico já foi consumido como remédio na Inglaterra vitoriana.

    • Maria Jose Caramori:

      ainda é usado medicina homeopatica, nas formulacoes

    • Cesar Grossmann:

      Mas “medicina homeopática” é um oximoro. Homeopatia é água cara. Ou açúcar caro (tem homeopatia que é vendida na forma de cápsulas – eu me pergunto para onde vai a “memória da água” quando não tem água).

  • Rodrigo Piedade:

    Batata frita melhor que Activia então e comprovado pela ciência …
    Mudando de hábitos alimentares em 3,2,1… kkkk

  • Genioso Irreligioso:

    Vi na t.v. anos atrás que o glutamato monossódico(Ajinomoto) é dez vez pior que o açucar pra estragar os dentes! =[

    • Genioso Irreligioso:

      Dez vezes =]

    • pmahrs:

      E causaria cegueira a longo prazo. Mas não custa ter cautela, se colocam até formol no leite e água na gasolina.

    • PHAS:

      Se estraga os dentes não sei, sei quer é uma poderosa neurotoxina, terrível especialmente pra quem sofre de enxaquecas.

Deixe seu comentário!