5 erros que viajantes cometem com suas tecnologias

Por , em 6.07.2011

Quem não consegue resistir à tentação de deixar o laptop, tablets e outros dispositivos eletrônicos em casa na hora de ir viajar, deve tomar cuidado para não cometer pequenos erros que podem acabar em dor de cabeça em plenas férias. Introdução de dados pessoais em redes de internet que não são confiáveis aumenta significamente o risco de roubo de senhas. Esse é apenas um dos erros que alguns viajantes comentem. Confira abaixo os cinco principais riscos que você deve evitar nessas férias e o que fazer para preveni-los:

1 – Não ser cauteloso com o Wi-Fi

Pontos de livre acesso a Wi-Fi em aeroportos, hotéis e cafés podem ser tentadores. Mas é mais seguro resistir à tentação e utilizar essas conexões apenas para procurar mapas ou horários das viagens. Conexões de wireless inseguras podem deixar seus logins, emails e senhas vulneráveis com outras pessoas tendo acesso a essas informações.

2 – Pagar as contas em locais com internet pública

Pagar as contas online, de qualquer lugar, é realmente muito prático. Mas é importante não fazer isso em um local com internet compartilhada. Uma solução é o pagamento automático, que a maioria dos bancos oferecem. Assim, você aproveita e nunca terá contas atrasadas.

3 – Não fazer backup

É melhor não contar com a sorte. Em uma viagem você pode esquecer seu iPhone em um táxi de outro estado ou quem sabe até de outro país. Antes de viajar, é importante fazer um backup dos seus arquivos, estejam eles no laptop, MP3 players ou pendrives. A cópia de segurança é rápida, simples, e pode prevenir problemas no futuro.

4 – Postar os planos para as férias no Facebook

Pode parecer divertido contar para seus amigos e conhecidos seu próximo destino nas férias. Mas o melhor é não compartilhar os detalhes publicamente. Você pode chamar a atenção para o fato de que você está deixando para trás uma casa ou apartamento vazio e sem vigilância. Muitos assaltantes já começaram a planejar roubos a partir de itinerários de viagens no Facebook e Twitter.

5 – Não ficar com os eletrônicos próximos

Quartos de hotéis nem sempre são seguros como parecem e dispositivos eletrônicos pequenos são fáceis de serem furtados. Prefira manter eles sempre próximos de você ou colocá-los no cofre do quarto de hotel.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • José Elias:

    Sair pra viajar e querer levar toda a parafernalha tecnológica, deve ser coisa de alienado, se vc não consegue viver uns tempos longe desta rede de informações, não adianta tentar sair de dentro de si. Só o celular para emergência e colher algumas fotinhos, ok?

    • Lucas IF:

      Muita gente viaja e faz exatamente o que você mencionou…
      Eu mesmo vou a todos os lugares com notbook, 2 celulares… “Não consigo” passar um dia sem responder os e-mails, referente ao trabalho.

      Abraço

  • claudemir da silva:

    não é todo lugar q se pode levar esses tipos de aparelhos

    • Vitor:

      Verdade Claudemir…
      Eu vou mais longe…á trabalho,embaixo do banco do motorista….e só!
      Não nado em dinheiro ou guardo todas as informações no cérebro!rsrs

  • Rui Barbosa:

    Caldo de galinha e precaução sempre faz bem….

  • Vitor:

    Acontece! O mundo digital é VIRTUAL!
    Uso um softweare grátis pra faxina..mas no final vem a opção: “Quer fazer back up?”…Sempre fiz….pois um aplicativo pode estar ligado á outro..então vai tudo embora!!!
    Quem não conhece “registros”….SEMPRE faça back up!
    Aprendí como a maioria……perdendo arquivos e até aplicativos importantes!

  • velho ignorante:

    eu nunca levaria cameras digitais e nem laptop na praia no maximo o celular e o cartão de credito

  • Chico Lobo:

    a 20 anos atraz eu viajava, curtia a vida, trabalhava em outras cidades e nunca tive esses problemas.

    A tecnologia de hoje serve mais para criar novos problemas do que para solucionar velhos…

  • Márcio M:

    Ótima matéria. Muito bom lembrar de atitudes essenciais a serem feitas quando se viaja com informações importantes. Tudo em nome da segurança e prevenção que, muitas vezes esquecemos de tomar. Do contrário, só angústia e arrependimento. Procurem também se informar de tudo que é mais novo sobre ataques e também modos de se defender desses ataques, pois a tecnologia está constantemente sofrendo mudanças.

  • ANILSON TADEU MARTINS:

    Detalhes muito importantes que fazem a diferença entre viajar tranquilo ou ter uma eterna lembrança ruim de um lugar maravilhoso !

  • Lucas IF:

    BACKUP
    CLÁSSICO!!!

    Certo dia, mexendo a procura de vírus no meu notbook, deletei um arquivo simples, nada de mais só o de inicialização do windows. O D…. do backup, não fiz, minha sorte é que eu tinha feito outra partição, instalei o Windows e conseguir recuperar os arquivos.
    Cuidado – Faça BACKUP

    Abraço

Deixe seu comentário!