Felicidade pós-férias dura pouco

Por , em 12.09.2011

Se você chegou em casa a pouco tempo depois de férias fantásticas, você ainda deve estar desfrutando das boas lembranças de suas viagens, como uma espécie de “ressaca de felicidade”.

O resplendor pós-férias nos ajuda a relaxar e a recomeçar a rotina diária mais aliviados. Mas por quanto tempo duram esses efeitos?

Segundo uma nova pesquisa, os efeitos psicológicos positivos depois de uma viagem desaparecem dentro de duas semanas, seja diretamente ou de forma gradual. Isso pode soar rápido demais, mas a explicação é que a maioria de nós volta muito rapidamente ao trabalho e a rotina habitual, e o brilho das férias acaba tendo uma vida útil curta.

Durante as férias, as pessoas geralmente experimentam sensações de mais liberdade e socialização. Muitas vezes, essas experiências se dissipam logo que entramos em casa mais uma vez.

Curiosamente, uma viagem longa não vai prolongar a sua felicidade pós-férias. O estudo não descobriu que a quantidade de tempo longe de casa influencia o espírito por mais tempo – embora viagens com duração de três a seis meses ainda não tenham sido avaliadas.

Enquanto a quantidade de tempo gasto com uma pausa no cotidiano tem pouca influência sobre a sua felicidade pós-viagem, a qualidade e o prazer que você consegue durante as suas férias podem fazer a diferença. Assim, é possível que um feriado prolongado produza a mesma alegria que um cruzeiro fantástico de duas semanas.

Os sentimentos depois de uma viagem também dependem da personalidade da pessoa. Um indivíduo otimista possivelmente terá sentimentos felizes por mais tempo que os pessimistas, que podem se martirizar mentalmente, com pensamentos do tipo “agora isso acabou, estamos de volta à chata realidade”.

Para manter o brilho das férias por mais tempo, a dica é trazer elementos das férias para dentro de casa, com os filhos ou seu cônjuge.

Por exemplo, o clima de romance e o sexo são muitas vezes melhores nas férias, mas menos prioritários em casa. Se passar algum tempo afastado ajudou você a se reconectar com seu parceiro e fez com que você percebesse o quanto você gosta dele, trazer isso para o cotidiano pode ser uma boa ideia. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Wellington:

    Bem….é por isso e outras coisas que estou iniciando minhas proximas ferias no final de outubro, e sem data para terminar.

Deixe seu comentário!