5 Maneiras como o chocolate te mantém saudável

Por , em 14.02.2012

Cuide do seu coração com chocolate! Um estudo recente revelou que as pessoas que consomem altos níveis de chocolate têm uma redução de 37% em doenças cardiovasculares e uma diminuição de 29% em acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que consomem menos chocolate. Saiba mais sobre o doce:

1 – O chocolate pode ajudar em matemática

Os flavonóides, composto com propriedades antioxidantes presente no chocolate, melhoram a circulação, levando fluxo sanguíneo para o cérebro. Em 2009, um estudo pediu aos participantes para contar de trás para frente em grupos de três, a partir de um número entre 800 e 999. Após beberem chocolate quente cheio de flavonóides, os participantes foram capazes de calcular com mais precisão e rapidez, além de estarem menos propensos a se sentir cansados e esgotados.

2 – Chocolate ajuda a emagrecer

As mães sempre avisam para não comer doce antes do jantar. Acontece que elas estão certas. Pesquisadores dinamarqueses deram 100 gramas de chocolate amargo e ao leite para 16 participantes e 2 horas depois ofereceram pizza a esses participantes. Aqueles que comeram chocolate amargo consumiram 15% menos calorias do que aqueles que haviam consumido o chocolate ao leite. Além disso, os participantes que consumiram chocolate amargo estavam menos interessados em alimentos salgados, açucarados e gordurosos.

3 – O chocolate faz com que você se sinta melhor

O chocolate provoca uma reação similar a de quem está apaixonado, pois contem feniletilamina, que provoca a liberação de endorfinas no organismo. Na Inglaterra, médicos do Mind Lab pediram a seis casais para deixarem pedaços de chocolate derreterem na boca e depois se beijarem, enquanto estavam com cérebros e frequência cardíaca monitorados. Ambas as atividades alteraram as reações do cérebro e do coração, mas o chocolate dobrou as taxas de excitação no centro de prazer do cérebro durante o beijo, especialmente em mulheres. De acordo com pesquisadores, a mistura de açúcar e cafeína do cacau produz uma sensação de bem estar duradoura.

4 – Pra relaxar? Coma chocolate

Você corre atrás de uma barra de chocolate quando está estressado? Existe uma razão biológica para isso. Estudos mostram que o chocolate contem anandamida, um composto que ativa os mesmos receptores cerebrais ativados pela maconha. Ao que parece, uma mordida traz felicidade.

5 – Comer chocolate pode fazer com que você viva mais

Um estudo concluiu que o consumo de doces pode ajudar o ser humano a ter uma vida mais longa. As pessoas que comem doces podem viver quase um ano a mais do que aquelas que não os consomem. O estudo mostrou que os participantes que comeram doces de uma a três vezes ao mês tiveram as menores taxas de mortalidade do grupo. Pesquisas posteriores concluíram que isso se dá devido aos antioxidantes presentes no chocolate. Em 2009, um estudo descobriu que os sobreviventes de ataques cardíacos que comiam chocolate tinham menos probabilidade de morrer do que aqueles que não consumiam o doce.

Dica: Sirva-se de uma porção inferior a 30 gramas e tenha os benefícios do chocolate, sem perder a cinturinha. Mas, atenção! As porcentagens de açúcar nos chocolates brasileiros estão acima da maioria das outras nações representativas do setor. Então, fique atento para não perder o benefício do chocolate consumindo muito açúcar. [MSN, Foto de Peter Pearson]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

27 comentários

  • Matheus Cavalieri:

    Adorei, mesmo sabendo dos malefícios, os benefícios sao espetaculares! 🙂

  • claudemir da silva:

    q é gostoso o chocolate é agora vamos moderar no consumo

  • Gyver:

    Pelo menos nos hipermercados europeus costuma haver sempre chocolates amargos de várias marcas com pelo menos 74% de cacau. E são esses que eu gosto mais.
    Já comi alguns com 95% de cacau e não gostei porque o meu paladar não está adaptado a algo tão amargo.

  • A.I.R.:

    Sem dúvidas,a droga que vicia mais rápido.

  • Fofinho:

    A unica coisa q posso dizer, com certeza, é que sou fofinho.

    Nem sei se é por causa do chocolate, mas eu o adoro !

  • Guilherme:

    “Muito cuidado com exageros”
    A Costa do Marfim,é o maior produtor mundial de chocolate (produz 85% de todo chocolate do mundo).A questão é que lá,na gasolina ainda é permitido”chumbo”,que como sabemos,depois da queima vai para a atmosfera,uma vez na atmosfera,a chuva leva esse chumbo para o solo,do solo passa para a planta,e da planta para o chocolate.
    É claro que consumindo de vez em quando não faz mal,mas quem faz o consumo diário exagerado,pode reter grandes quantidades de chumbo no organismo,que não é eliminado,e é tóxico.

  • Flor de Lis:

    Ai, ai… que doce sacrifício é entregar-se ao chocolate! hummmmmmm. Só de falar já dá água na boca.

    • Ezio Jose:

      Chocolate!…
      Muito bom, principalmente os da CacauShow!

    • Flor de Lis:

      És chocolátra, Ezio?

    • Ezio Jose:

      Desde que deixei do alcoolismo, há mais de 16 anos, me tornei escravo do chocolate.

    • Flor de Lis:

      Excelente troca!

  • Vander:

    Chocolate no verão? Vc tá louco? E como fica a dieta? Chocolate está para o inverno assim como saladas estão para o verão hahahahahaha

  • Teixeira:

    Se soubessem como é feito o chocolate,esses benefícios seriam anulados,os malefícios são maiores do que os benefícios.

    • Paula:

      Então nos explique como é feito o chocolate, e como os malefícios são maiores…

  • kayane porto alegre RS:

    como é que é?:”um composto que ativa os mesmos receptores cerebrais ativados pela maconha”???adorei essa idéia..qual é mesmo o chocolate???e se a policia me pega é só um chocolate!!!rsrsrsrrsrsrsrs!!!!bjão aos chocolatras incluindo euzinha aki!!!

  • B.M:

    que fique especificado o chocolate que deve ser consumido é o AMARGO!
    esse sim é que traz os benefícios mencionados no post acima!

    • aguiarubra:

      No HypeScience, verbete “Como emagrecer comendo chocolate” está escrito o seguinte, no último parágrafo:

      “…O Brasil, por exemplo, é o quarto maior produtor de chocolate do mundo, mas as porcentagens de açúcar nas marcas daqui (inclusive nas de chocolate amargo) estão acima da maioria das outras nações representativas do setor. Para que realmente seja possível perder peso comendo chocolate amargo, é necessário analisar as informações nutricionais no verso da embalagem…”

      Vide: https://hypescience.com/como-emagrecer-comendo-chocolate/

      Há marcas de chocolate amargo com 41%, 43% e 55% de cacau (indicado na embalagem). Mas eles são muito “doces” para serem chamados de “amargos”: eu diria que são “meio-amargos”.

      E os “meio-amargos” são “doces” também!!! No entanto, quase não tem cacau, assim como os “diet” indicados para diabéticos.

      Para os “diet”, que no lugar de açucar possuem aspartame ou outro adoçante artificial, não cabem os benefícios mostrados aqui neste artigo. Aliás, eles não tem açucar mas são puro carbo-hidratos!!! Engordam (triglicérides), apesar de não oferecerem riscos para diabéticos.

      O ideal é que seja “diet” e “light” ao mesmo tempo!

  • gilda della corte:

    EU GOSTARIA DE SABER ;QUEM E DIABETICO PODE COMSUMIR CHOCOLATE;porque tudo que fala que bom pra saude,eu estou sempre lendo e fico feliz com as novidade que este site nos traz.MAS por favor nao esqueca de colocar as recormendacoes em ternos de saude.OBRIGADA PELAS NOTICIAS QUE RECEBO TODOS OS DIAS.

    • aguiarubra:

      O chocolate aqui, nessa matéria, não tem nada a ver com os chocolates vendidos no comércio, com altíssima concentração de açúcar e muito pouco cacau (se é que tem algum).

      O chocolate aqui, nessa matéria, que vc está vendo na foto, é um chocolate ‘mentiroso’.

      O único chocolate que corresponde a estes benefícios é o cacau puro, amargo demais para ser vendido nas gôndolas de supermercado.

      Não se deixe enganar pelas “meias verdades” de pesquisas “científicas” encomendadas por fábricas de chocolate.

      “Científicos” são também os agrotóxicos que envenenam nossos frutas e verduras e “científico” é a pesquisa da Monsanto e seus transgênicos (soja, milho e não se sabe mais o quê), que daqui há alguns anos vão “demonstrar”, por estatísticas de saúde, o que será os reais efeitos que esse tipo de “ciência” fará com os corpos de muita gente no 3º mundo.

      Por agora, aceite um conselho: NÃO ENGULA CHOCOLATE “CIENTIFICADO” como esse aí que nos apresentam.

    • Jonatas:

      Há chocolates e outros doces especialmente feitos para diabéticos, a clássica diferença entre diet e light (menos açúcar ou menos caloria, respectivamente). Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. É claro que um diabético deve sempre consultar um médico e um nutricionista especializado antes de definir sua lista de comestíveis.

    • B.M:

      Há chocolate sem açúcar, vide a embalagem!
      Geralmente esse é vendido em lojas de produto natural.
      Obs: diabéticos não podem consumir glicose, chocolate convencional possui elevadas taxas de glicose!

  • nght:

    Não faz muito que outro tópico de chocolate foi postado.
    Alguém aqui gosta de chocolate heim!
    cuidado com a propaganda.

    I LOVE CHOCOLATE! YOU LOVE TOO!

    • GAROTO NESTLE:

      Calunias !! Perguntei para meu progenitor e ele nega que tenha pago para postar esta propaganda enganosa,vestida de “NOTCIA”

  • Jonatas:

    Esse sim é que é site de boas notícias, primeiro o chimarrão (mata células cancerígenas), depois o chá verde (quem bebe chá verde envelhece melhor). E agora o Chocolate, para todos os chocólatras de plantão, incluindo-me. Já conhecíamos alguns benefícios do chocolatismo, talvez o tópico 1 seja o mais surpreendente, e o 3 o mais interessante.

    • Marcelo Ribeiro:

      30 gramas de chocolate com alto teor de cacau vai fazer bem, meio quilo pode levar a obesidade e diabetes. Que não seja desculpas para o abuso. 😀

    • Jonatas:

      Só de vez em quando passo do limite, como quando viajo a Gramado-RS, se já foi lá você me entenderá… 🙂

    • Flor de Lis:

      Para nós, amantes do chocolate, isto é mais que uma boa notícia; é um presente dos deuses… rsrsrs.

Deixe seu comentário!