Por que chocolate pode matar seu cachorro?

Por , em 2.02.2011

Não adianta se deixar levar pelo rabo abanando e olhar guloso. Quando se trata de chocolate, o melhor é manter o doce bem longe de seu melhor amigo. Segundo veterinários, o produto contém teobromina e cafeína, dois estimulantes que podem colocar o corpo dos cães em perigo.

Para a intoxicação por chocolate chegar a níveis tão graves, é preciso considerar a concentração das substâncias no produto, a sensibilidade do cão a estimulantes químicos e o seu peso – um quadradinho de uma barra de chocolate terá mais efeito em um Chihuahua do que em um São Bernardo, por exemplo.

De acordo com o veterinário Greg Nelson, cem miligramas de teobromina e de cafeína por cada quilograma de um cachorro já é suficiente para ser letal. As diferentes concentrações dos estimulantes em cada produto, no entanto, podem dificultar a conta. Chocolates ao leite são menos perigosos do que chocolates puros, mas diferentes marcas também apresentam variações.

Os sintomas iniciais da intoxicação incluem salivação excessiva e dor de estômago, seguida de vômito e diarréia. A frequência cardíaca do animal também irá aumentar, e ele pode se tornar inquieto, nervoso e extremamente excitado – assim como uma pessoa sensível à cafeína quando toma muitas xícaras de café. Porém, uma frequência cardíaca irregular conduz a situações mais graves, como queda da temperatura corporal, letargia, espasmos musculares, convulsões e coma, levando à morte.

O grande conselho dos veterinários, portanto, é negar o chocolate ao seu cãozinho, assim como toda comida de humanos. “Melhor estar seguro do que arrependido”, conclui Nelson. [Life’s Little Mysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

23 comentários

  • Mira Santos:

    ola dei meio potinho de sorvete de chocolate para meu pasto alemao de 7 meses ?
    fiz mal?
    vai da alguma merda?

  • PHAS:

    As pessoas não se atentam para isso, mas existem uma infinidade de alimentos humanos que são TÓXICOS para cães. Seguem alguns exemplos além do chocolate:

    Abacate
    Uva / Uva passa
    Alho / Cebola (Cebola é fatal em quantidades acima de 0,5% do peso do animal)
    Macadâmia / Nozes / Amendoim
    Bebidas com cafeína ou álcool
    Batata e tomates verdes e crus
    Xilitol (adoçante artificial usado em gomas)
    Cogumelos

    Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/10/cbn_vitoria/comentaristas/tatiana_sacchi/1366081-conheca-os-alimentos-proibidos-e-toxicos-para-caes-e-gatos.html

  • Cindy Lhasa:

    Acidentalmente minha cachorrinha ingeriu chocolate, por ela ser de pequeno porte as consequências foram gravíssimas… graças a Deus a veterinária que cuida dela é ótima e conseguiu reverter o caso. Mas ainda assim o prejuízo foi duplo: primeiro pela saúde da minha “doguinha” e segundo pelo custo do tratamento que foi realizado por alguns dias.

  • BRUNA:

    eu tenho dois pastores alemaes,tudo que eu estou comendo eles querem,eu vejo isso porque eles não param de olhar.
    porisso eu dou de tudo um pouco para eles,e nâo fez mal até hoje.

    • amandavet:

      Bruna,
      talvez vc não tenha obs,pois as manifestações clinicas podem ocorrer após 6 a 12 horas a ingestão,ou a dose não foi tóxica.Abaixo segue as doses toxicas e seus sinais clinicos
      A dose tóxica é de 100 a 175 mg/kg no cão(GORNIAK & SPINOSA, 2003). Em geral, podem-se observar sinais leves (vômitos,diarréia, polidipsia)em cães que ingeriram 20mg/kg. Os efeitos cardiotóxicos podem ser observados na dose de 40 a 50 mg/kg e as convulsões podem ocorrer nas doses ≥60mg/kg.
      Em cães, a dose de 63g de chocolate ao leite por quilograma de peso corporal é potencialmente letal (DOLCE CANE, 2006)
      Além de ser tóxica o chocolate, por ter um alto teor de gordura, principalmente o choc branco, ele pode desencadear pancreatite e por ser muito doce pode desenvolver diabete!
      se ficar com dó do animal ofereça a ele um outro petisco p ex.;uma sardinha por dia, é um alimento ótimo para os pelos, ajuda no fortalecimento e crescimento…lembre-se qualquer duvida de alimentos tóxico consulte um veterinário!

  • EDUARDO SOROCABA:

    poxa vida minha cofap sempre come chocolate comigo nem imaginava q poderia ser fatal nunca mais dou chocolate para ela

  • Gray:

    E eu, posso comer Biscrok? =/

    • amandavet:

      sim,todos os alimentos feitos para animais,podem ser exprementados por nós!

  • bruna:

    a minha cadela comia muitos doces e agora e diabetica e ainda por cima a pouco tempo ficou cega coitadinha

  • SENAM:

    Doces levam a cegueira

  • SENAM:

    Por ex. nunca dê dipirona, é fatal

  • Alex:

    Ai vale a tal regrinha… Nem tudo que é bom pra voce sera bom para seu animal! E vice versa rsss… Seu animal adora pedigree,nem por isso voce ira comer essa ração né? kkkkkkkk

  • Débora:

    Adorei o comentário do Renê A. -> “…só não conta pros cachorros”…rsrs… e a foto realmente ficou nota 10!!

  • luciana:

    Caraca!
    Eu tinha um poodle e dava doce a vontade , até chocolate. Era um espertalhão, quando ouvia o barulhinho do papel êle ficava salivando e abanando o rabo e olhando para a gente. Ainda bem que não aconteceu nada.

  • grace romao:

    Obrigada pela informação. já passei pra meus amigos.

  • Sarah J. Parker:

    Eu passei no super mercado da vila e comprei um chocolate *****. eu estava comendo quando cheguei no portao de casa e meu cachorro da raça ******* pulou no meu braço e comeu quase metade. Nooooooooossssa véi: Ele surto no baguio e correu pá drento da goma e lá a batata assou… Foi nóia, meu.. Fiquei noiado com o guio.

    entao levei o cachorro para o veterinário que receitou 20 cc de uma solucao hepato inibidora que fez com que o canino pudésse descansar até total recuperacao.

    Agradeço à Clinica do Dr. ************* por atender-nos prontamente. O site para contato é www.*****************.com.br

    Atenciosamente,

    Thomas T. Urbano. A. Dias.

  • Larisse:

    nossa… ñ sabia!!!
    meu cachorro come e adora, agora vou cortar o chocolate dele!

  • Carlos Machado:

    esta foto ficou sensacional!
    tenho um cofap igualzinho esse.

  • Jin:

    Cara eu tinha um hamster meio doente, dei chocolate pra ele, minutos depois ele vomitou e morreu, não fiz de propósito, até por que o outro hamster saudável que comeu não morreu.

  • Cesar:

    Até onde eu sei, cachorro não sente o sabor doce. Alguém pode confirmar ou corrigir esta informação?

  • Renê A.:

    Já existem chocolatinhos pra cachorro, eles nao teem nada de chocolate neles, só não conta pros cachorros.
    Cara esse imagem ficou muito boa!

  • Fab:

    Uma vez dei um pedacinho de ovo de pascoa pra minha poodle, ela quase morreu, teve que ficar tomando soro.Isso é realmente verdade. Nos Estados unidos eles estavam controlando a população de coiotes dando chocolate pra eles. Uma crueldade

  • Z3hr0_C00l:

    minha yorsk come ate merda de papagaio e ta sussa…
    sempre dei sorvete e chocolate… nunca teve problema. claro q em doses miudas

Deixe seu comentário!