5 razões para não se preocupar com a mudança climática

Por , em 10.05.2016

Talvez você ainda não saiba, mas o clima do planeta está mudando e a causa provável somos nós. A queima de combustíveis fósseis desde o final dos anos 1800 colocou mais carbono na atmosfera, e a uma taxa nunca vista desde a era dos dinossauros.

Os eventos que vamos falar são todos previstos para ocorrer em graus variados durante o próximo século, a menos que alguma coisa seja feita para cortar as emissões de gases de efeito estufa.

Qualquer atitude, por menor que seja, pode ajudar a reduzir nosso impacto sobre o meio ambiente. Mas se você não está se preocupando com isso, a gente juntou aqui cinco razões para não se importar com a mudança climática:

1. Você não gosta de animais, especialmente dos leopardos da neve

5-razoes-mudanca-climatica (2)

Bom para ti, já que entramos em uma nova época geológica chamada Antropoceno, e uma das características dela é a extinção em massa de animais.

De fato, somos tão bons em extinguir espécies que viveram por milhões de anos que estamos conseguindo fazer isso mil vezes mais rápido que a natureza.

Alguns animais estão mudando de ambiente em resposta às mudanças climáticas, como as raposas vermelhas que estão sendo vistas cada vez mais ao norte, onde estão vencendo a competição com a raposa do ártico. Da mesma forma, animais que vivem em montanhas estão tendo problemas, já que precisam subir mais para encontrar seu ambiente ideal. Eventualmente, leopardos da neve não vão ter mais nenhum lugar para ir.

2. Você gosta da ideia de tirar países inteiros do mapa

5-razoes-mudanca-climatica (4)

As ilhas Maldivas parecem um paraíso de coqueiros no meio do Oceano Índico, mas estão na lista de países que vão desaparecer com a elevação dos mares. Se você quer visitar este local, melhor pegar seu passaporte e passagens e ir o quanto antes!

E não só as Maldivas que estão em risco – várias nações insulares também estão em perigo, como as Filipinas e as Seychelles.

Agora se você acha que afundar países é radical demais, que tal afundar cidades? Como Mumbai e Miami. Se as coisas saírem de controle, e o mundo aquecer 4° C em média, pode ser que os oceanos subam 10,8 metros.

3. A ideia de receber refugiados do clima te deixa super animado

5-razoes-mudanca-climatica (3)

Qualquer um que acompanhe a quantidade de movimentos de ultra-direita política em vários países sabe que as pessoas simplesmente adoram imigrantes. Tanto é que em vez de colocar cercas e virar barcos cheios de gente, estão todos abrindo os braços para receber pessoas que fogem de zonas de guerra e terrorismo.

Para você, temos boas notícias: a mudança climática vai garantir que a “crise” de imigrantes não pare tão cedo. Já foi comprovado que quando as temperaturas começam a subir, os paquistaneses têm 11 vezes mais probabilidade de emigrar, e com a produção de alimentos em países em desenvolvimento sendo tão precária, a migração só tende a aumentar.

4. Você não precisa de água limpa e fresca. Nenhum de nós, na verdade

5-razoes-mudanca-climatica (5)

A água só é necessária para coisas poucas, como para beber, para lavar e para cultivar alimentos. Atualmente cerca de 1,6 bilhão de pessoas vivem em regiões com escassez de água, o que é 1,2 bilhões a mais até o fim de 2025?

As mudanças em sistemas climáticos podem resultar em mais chuvas, mas isto paradoxalmente pode levar a regiões mais secas. Com 50% da água sendo provida por lençóis aquíferos, você talvez ache que está tudo bem, só que alguns relatórios apontam que a água está sendo retirada mais rápido que sua reposição é possível.

Mas tudo bem, afinal de contas, quem precisa de água?

5. Teu passatempo predileto é caçar tempestades

5-razoes-mudanca-climatica (1)

Se você é dos que precisam da adrenalina da caçada de tempestades, como a que fazem no sudoeste dos Estados Unidos, com a chuva batendo contra o carro e o vento destruindo as árvores ao redor, temos boas notícias para você, porque o aquecimento global vai trazer tempestades mais furiosas ainda para você perseguir.

Conforme o ar aquece e não consegue mais manter o excesso de umidade, junto com temperaturas mais altas nos oceanos, as condições perfeitas pra aumentar o número e energia das super tempestades são atingidas. Claro, teremos centenas ou milhares de mortes, mas pensa só nas fotos que você vai conseguir! [IFLScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,17 de 5)

6 comentários

  • Renan Altair Nardi:

    A humanidade resistiu à mudanças climáticas por cerca de 3 milhões de anos. Agora há recursos técnicos para ajudar. Sou um otimista.

    • Cesar Grossmann:

      Não sei, nas mudanças climáticas anteriores houve fome e guerras, era menos gente, e eram eventos naturais. O ritmo da mudança climática atual está acelerado, tem muito mais gente, e temos uma sociedade bastante complexa dependendo do meio ambiente. Talvez a humanidade sobreviva, mas a sociedade tecnológica, o conhecimento, os meios de transporte, comunicação e produção de alimentos, já era…

  • Jefferson Viana:

    Sexto motivo: levará a extinção humana e acabar com propria mudança climática.

    • Cesar Grossmann:

      Esta é uma boa pergunta, o que acontece com o planeta quando a humanidade extinguir, ou pelo menos a dispendiosa civilização tecnológica moderna?

  • Rudney Marengo:

    É sério isso? Antes de logar só aparecia metade do post. Vão restringir o conteúdo?

    • Cesar Grossmann:

      Talvez um conflito com os plugins do seu navegador. Você consegue reproduzir e compartilhar printscreen na fanpage do Hyper?

Deixe seu comentário!