7 Erros comuns ao procurar emprego

Por , em 13.05.2009

Antes de sair distribuindo seus currículos e fazendo entrevistas, leia as seguintes dicas – elas podem ser de grande utilidade e evitar queimar uma boa oportunidade.

1. Não mande currículos para qualquer um

Mandar currículos para listas de e-mails enormes mostra apenas seu desespero. Mande e-mails individuais, usando nomes.

2. Não procure empregos apenas na internet

Ok, sabemos que é bem mais prático mandar e-mails do que imprimir milhares de currículos e sair pela cidade gastando gasolina ou dinheiro para ônibus. Mas indo até alguns lugares, você mostra seu rosto e já se apresenta, podendo ser bem mais considerado do que aqueles que mandam currículo para e-mails como trabalheconosco@empresa.com ou contato@empresa.com.

3. Não pareça desesperado

Mesmo que você esteja. Aliás, foi constatado que, mesmo quando a empresa contrata um funcionário que parece desesperado, ele não ganha tão bem quanto alguém que exerce o mesmo cargo e que se mostrou tranqüilo. Os chefes pensam que, como você está precisando mesmo do emprego, não irá desistir da vaga por um salário menor.

4. Não se mostre confuso.

Prepare sua resposta para as perguntas mais freqüentes. Se você já sabe que o entrevistador irá perguntar por que você quer trabalhar naquela empresa, então tenha a resposta na ponta da língua. Nada é mais frustrante em um futuro funcionário do que aquele “éeeeee, então” para ganhar tempo.

5. Não chegue mal vestido.

Se você sabe que o trabalho ao qual está se candidatando exige roupas mais formais, siga o padrão. Você não será contratado em uma firma de advocacia se chegar para a entrevista de moletom e chinelos. Talvez para nenhuma firma de nada, na realidade. Cuide com o excesso de perfume.

6. Falando sobre a aparência, esta vai para as moças

Não exagerem na maquiagem. Faça algo mais natural. Geralmente as meninas querem parecer bonitas, mas é a sua capacidade que está em jogo aqui. E, infelizmente, o mundo não é um lugar livre de preconceitos, no qual uma mulher extremamente maquiada irá passar uma boa impressão. Invista em um visual mais “clean”.

7. Não esqueça do desodorante

Essa dica não precisa nem ser explicada. Mesmo assim vou parecer a sua mamãe buzinando nos seus ouvidos: E é sempre válido ter uma caixa de balinhas no bolso, para chupar antes da entrevista. Mau hálito também não causa boa impressão. É sempre legal garantir, mesmo que você tenha escovado os dentes ao sair de casa.

Bônus: Informe-se

Procure se informar sobre a empresa, seu histórico, e sobre a vaga para qual está se candidatando. Visite o site do local, procure referências. Não é bom responder ao seu “possível futuro chefe” que adoraria trabalhar com química quando a empresa é uma agência de turismo. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)

6 comentários

  • Eddy:

    Senhores,
    Penso que as dicas sempre são úteis, mas dificilmente na sua íntegra. Porém o candidato deve tomar aquilo que se adapta melhor às suas necessidades. Portanto, acho que vocês devem realmente continuar com esse trabalho que é bastante útil.
    Já estive nos dois lados e por isso esta minha opinião. Aparentemente o entrevistado, em geral estaria em desvantagem porque precisa do emprego. Ainda não conheci alguém que saiu pelo mercado procurando emprego somente por esporte.
    A situação do entrevistador, embora pareça mais cômoda, também tem os seus percalços pois optar por um profissional somente pelas impressões da entrevista, não é nada fácil. É uma grande responsabilidade. Sempre que entrevistei alguém nunca fui curto e grosso. Pelo menos por uns 15 minutos procurei ter conversas descontraídas com o candidato para que ele pudesse relaxar e sentir que eu não estava alí para trucidá-lo, mas somente para tentar perceber e entender a sua capacidade profissional. Posso dizer que os resultados foram muito mais positivos do que negativos.
    Como candidato, na maioria das vezes consegui me sentir relativamente tranquilo e conduzir a entrevista neste sentido, e assim não me confundir nas respostas, que acho devem ser objetivas e não muito longas. Nunca houve nenhuma fórmula mágica, a não ser nunca inventar nada sobre mim ou minha experiência profissional. Procuro ser o mais verdadeiro possível, não deixando transparecer logicamente os meus pontos negativos (para um ou outro cargo) que logicamente todos temos.
    Parabéns pelo trabalho. Continuem, por favor auxiliando as pessoas que desejam trabalhar honestamente neste mundo cada vez mais corporativo, nocivo, injusto, e infelizmente necessário.
    Um grande abraço
    Eddy

  • ventura:

    ivan, infelizmente você já está sendo deselegante em deixar passar o prazo, porem, se você ligar, estará mostrando algum interesse em corrigir o erro e mostra consideração com a empresa/oportunidade.

  • Ivan:

    Olá… gostaria de saber se é deselegante ligar pra empresa se caso o prazo combinado pra dar o retorno da entrevista já passou.
    Obrigado

  • Marcos Henrique:

    Concordo com vc Claudio que não existe receita para procurar emprego porem uma opinião de pessoas que podem ajudar que até trabalham com o recrutamento é fundamental valeu pelas dicas.

  • Sidemar F. Claro:

    Concordo com as dicas, acho que é fundamental o candidato a vaga de trabalho estar de bom humor e ser sorridente e se possível tome iniciativa da conversa abordando temas profissicional da vaga em questão, não esquecer de demonstrar motivação para trabalhar.

  • Claudio Santos:

    Eu sou contra esse negocio de receita para procurar emprego ou entrevista,e chato ter que fazer um tipo de quem não esta nervoso ,ou desesperado. na maioria das vezes o candidato esta nervoso ou ate mesmo desesperado,e não há nada mais difícil do que representar , principalmente nesse momento. Também não concordo com a avaliação psicologia da entrevista ,uma pessoa que se julga ter a receita de um ser humano adequado, observando movimentos e olhares para definir se um candidato esta apto ou não a exercer uma função. Ninguém tem tal poder, pois as mesmas fontes que informam uma pessoa que esta “analisando” também pode ser usada pelo analisado para ter o perfil desejado pelo empregador.

    Cláudio.

Deixe seu comentário!