Rara girafa albina é vista em parque da Tanzânia

Por , em 27.01.2016

Uma girafa com uma coloração incomum foi recentemente fotografada no parque nacional Tarangire, na Tanzânia, pelo ecologista Derek Lee. Suas imagens têm chamado atenção do mundo todo.

Lee é ecologista e fundador do Instituto de Natureza Selvagem (EUA), e explica porque a pelagem da girafa não segue o padrão normal dos outros animais: “Omo tem leucismo, o que significa que suas células da pele são incapazes de produzir alguns pigmentos. Mas consegue produzir outros, por isso ela é pálida, e não completamente branca e com olhos vermelhos ou azuis, como um albino completo seria”.

A girafinha fêmea de um ano e três meses foi batizada de Omo em referência à marca de sabão em pó, que também é vendida na região. “Omo é a única girafa esbranquiçada que conhecemos no momento, mas já observamos outros animais com a mesma condição no parque Tarangire, como búfalo e avestruz”, diz ele.

O ecologista explica que Omo tem um relacionamento normal com as outras girafas, sem ser excluída pela coloração diferente. “Omo sobreviveu seu primeiro ano como filhote, e esta é a época mais perigosa para uma girafa jovem, por conta de leões, hienas e leopardos. Suas chances de chegar à vida adulta são grandes, mas adultos são visados por caçadores em busca de carne de caça. E sua coloração pode fazer dela um alvo”, alerta Lee.

Medidas estão sendo tomadas por parceiros do parque para que Omo seja protegida de caçadores e tenha maiores chances de sobreviver. “Esperamos que ela viva uma longa vida e que algum dia tenha seus próprios filhotes”, conclui o ecologista. [The Telegraph, Daily Mail]

girafa albina omo (1)

girafa albina omo (2)

girafa albina omo (3)

girafa albina omo (4)

girafa albina omo (5)

Deixe seu comentário!