A casa com chão e teto de vidro

Por , em 11.02.2014

Sabe aquele seu primo adolescente que adora ficar trancado no quarto, ouvindo música alta e, quando a mãe chama para almoçar, esperneia dizendo que não tem privacidade? Ele provavelmente não sobreviveria na casa que você vai conhecer agora.
19eo62hajwfpwjpg
A Vertical Glass House fica em Xangai, na China, e é feita para quem não sente falta de portas, cortinas ou paredes.
19eo62hajmgl5jpg

Com teto e pisos de vidro, a residência é perfeita para aqueles que querem dividir até mesmo os momentos mais íntimos com os seus familiares mais próximos.
19eo62dcloo9pjpg
A arquitetura inovadora foi inicialmente concebida por Yung Ho Chang como um protótipo de habitação urbana e uma concorrente na competição anual da revista japonesa Shinkenchiku Residential, em 1991.

A casa “clean” e espaçosa revisita totalmente a ideia modernista de transparência. Isso porque, ao invés de envolver o edifício em vidro, Chang preencheu uma estrutura de concreto quase opaca com placas de vidro de cerca de 7,5 centímetros de espessura. Ainda que, observando de fora, não seja possível ver o que acontece dentro da casa, uma que vez você entra no lugar, pode ver o que quiser. Do piso térreo, você pode apreciar o céu, e da sala de jantar, é só olhar para baixo para dar de cara com o vaso sanitário. O que é, ao mesmo tempo, muito legal e muito, muito esquisito.
19eo62hag2c1ejpg

Pequenas fendas no concreto, que é áspero ao toque do lado de fora e suave no interior, se iluminam à noite acrescentando dimensão à fachada do edifício. O design interior é igualmente minimalista, com um poste de aço subindo pelo meio, atravessado por mais vigas de aço que dividem o espaço em quartos. Cada cômodo foi feito para acomodar uma atividade diferente e o lugar acaba se tornando surpreendentemente espaçoso para os seus 12 metros quadrados.
19eo62dclndr8jpg

De certa forma, o edifício é incrivelmente privado, mesmo sendo completamente aberto. Talvez por este paradigma fascinante, a Bienal de Arquitetura e Arte Contemporânea de Xangai decidiu construir a Vertical Glass House em um de seus pavilhões permanentes. Agora, ela é usada para hospedar artistas e arquitetos que visitam o espaço. As pessoas só precisam se certificar de que estão confortáveis com seus companheiros de viagem, pois uma vez dentro da casa, podem ver tudo. [Gizmodo, Arch Daily, De Zeen]
19eo67ksg2ob7jpg

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!