A ciência é o novo rock’n’roll

Por , em 6.07.2011

Esqueça a imagem de cientistas sérios e tímidos. Até porque, ao longo da história, grandes nomes da ciência estavam longe de ser “certinhos”. E agora parece que a ciência entrou na moda, e ganha cada vez mais adeptos.

Desde a Segunda Guerra Mundial, a ciência mudou seu conceito na cabeça das pessoas e se transformou em uma marca, assim como a Coca-Cola ou o McDonald’s. Mas se a ciência passou a ser reconhecida e vista como algo fascinante, ela também gerou desconfiança na sociedade.

Enquanto a penicilina ajudou milhares de pessoas a sobreviver, o incrível poder destrutivo da energia atômica ficou marcado na história. Com isso, a ciência passou a ser ligada com uma nova sociedade que reforçaria adjetivos como lógica, objetividade e racionalismo.

Mas a ciência não pode ser considerada conformista. Do desafio de Galileu ao Papa até a obsessão de Newton com o Antigo Testamento, a ciência sempre foi marcada pela perseguição dessas pessoas consideradas radicais e rebeldes no período em que viveram.

E para permanecer no topo da lista de cientistas fazendo grandes descobertas, muitos não mediram consequências: perseguiram seus sonhos loucos, usaram drogas, fizeram experiências neles mesmos e uns nos outros.

Cientistas famosos, ao longo da história, quebraram todas as regras da sociedade, difamaram o sagrado e mostraram um total desrespeito as supostas autoridades. E no fim, demonstraram a todos à verdade sobre como o mundo funciona.

Os cientistas de hoje podem não usar drogas, mas todos concordam que eles são bacanas e que a ciência é incrível. E ao contrário das épocas em que as autoridades iam contra a ciência, hoje ela é tem um papel crucial no desenvolvimento dos países.

Para estimular o crescimento de uma região e a qualidade de vida, deve-se haver inovação e investimento na educação e na geração de conhecimento cientifico. Só assim, estimularemos as próximas gerações de cientistas. Nerd? Talvez o mundo dependa deles.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • Nicole:

    So me lembro o que estes seguidores de modinhas fazem comigo e eu gostaria de ser cientista. Agora eles gostam de ciencias? duvido!

    • Master_Sheppard:

      Concordo,nos colégios só se encontram pessoas modinhas,sem personalidade,sem senso crítico,completamente alienadas,pretenciosamente alheias ao trabalho duro de seus pais,que lutam para que no futuro,tenham condições de vida melhores que as deles.Ou então,em outros casos,jogando fora o dinheiro dos pais,quando estes tem muito,em coisas completamente inúteis,que estão na moda.Eu sinto pena desse tipo de gente,pessoas com as quais não consigo conversar por 3 minutos sem perceber opiniões rasas e completamente equívocadas sobre qualquer assunto decente,mas que sabem tudo sobre atores e artistas pop.É por isso que,em 3 anos na minha escola,só fiz 3 amigos,podem me chamar de anti-social mas prefiro isso à ter que aturar conversas do tipo “Viu a foto que eu coloquei no facebook?Tem o Edward nela”…

  • Pedro:

    Tem tudo a ver

  • Vitor:

    Rock….Pink Floyd som anos 60,70,80…o resto é cópia mal feita!!!
    Mas a ciência sempre avança!
    Rock e ciência = vida de quem não quer perder tempo ao tempo.
    Como dizia Jimmy Hendrix: ” Are you experienced?” I have….

  • Cesar:

    a ciência é como a cebola, tem várias camadas. a maioria não passa da primeira, a modinha é a primeira camada.

  • David Sousa:

    Droga, sempre gostei de ciência, mas sempre detestei “modinhas”… e agora ciência virou modinha!

    • Ju:

      Foi exatamente o que pensei depois de ter lido o artigo.

    • Deia:

      Concordo com você.

  • Nando Netto:

    Sexo, drogas, Ciência e Rock ‘n’ Roll!

  • X:

    É rock na veia e ciencia na arteria,kkk

  • Felipe:

    Ciência, Eurekas e Rock n Roll.

  • Giselle Hannah:

    Os dois são perfeitos um para o outro.
    Gosto de Rock, amo Ciência e os dois me fazem feliz.

  • davis:

    Long Live Rock and Roll!

    And

    Long Live Science!

    For smart people!!!

    • Giselle Hannah:

      \m/

    • lee:

      adora ciencias……desde criança sempre fui aspirante….e depois que cresci me realizei

      e o rock and roll….tb ta na veia!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário!