A mãe mais velha do mundo está morrendo de causas naturais!

Por , em 21.06.2010

Rajo Devi Lohan, a mãe mais velha do mundo, deu a luz à sua filha com a idade de 70 anos. Agora, 18 meses depois do parto, ela está morrendo por causas naturais (em outras palavras, “de velhice”).

Rajo vive em uma aldeia pobre, na Índia. Ela e seu marido, Balla, emprestaram 3 mil dólares para que fosse realizada uma fertilização in vitro. Mas houve complicações – durante o parto (uma cesariana) o útero de Rajo rompeu.

Nos anos 80, médicos jamais aceitariam fazer um tratamento de fertilidade em uma mulher de 40 anos, pelo risco que isso representaria tanto para a mãe quanto para o bebê. Mas posteriormente, os médicos descobriram que mulheres mais velhas poderiam carregar o bebê – desde que um óvulo fosse doado e implantado no útero delas. O caso mais emblemático aconteceu em 1994, quando um médico italiano conseguiu fazer uma mulher de 62 anos dar a luz.

Desde então, o número de mães idosas só aumentou. Mas os avanços na fertilização humana foram muito grandes – e os avanços na manutenção da saúde, em geral, não conseguiram acompanhar esse passo. Aí fica a questão: quando uma mulher está velha demais para criar uma família?

O caso de Rajo não é o primeiro. Ano passado, nos Estados Unidos, uma mulher de 66 anos morreu após ser fertilizada em uma clínica onde mentiu sua idade para “conseguir um bebê”. [PopSci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Anna Pooh:

    Toda mulher, em algum momento da vida, já sonhou ou desejou ser mãe.
    A maternidade é algo graciosamente lindo! Não tem como negar, embora não ache saudável, especialmente pra o bebê, ser mãe aos 70 anos.
    Eu tenho 34, tentei por anos. Hoje consigo viver numa boa com a possibilidade de que não posso ser mãe, no começo foi difícil… a mulher sempre quer dar um filho ao homem que ama, especialmente quando este homem vale muito a pena!
    Mas hoje, por uma questão que acredito que a ciência irá descobrir, são cada vez mais raros os casos de infertilidade em mulheres jovens.

    • Anna Pooh:

      Desculpe, na ultima frase quis dizer “cada vez mais comuns, e não raros”.

  • Reis Gonzaga:

    parem; de parar; quanto mais cedo poderem ter filhos; é melhor; pq os filhos quem sabe; q poderá nos valer na velhice.Nem todos ajuda os pais;mas pode aparecer um no meio deles; que nos pode valer ou socorrer.

  • Lígia Dias de Lima:

    Tenho 40 anos sou mulher e com muito orgulho sou solteira e sem filhos gosto de homem e somente de homem mais tenho o maior respeito com os homosexuais! Agora veja bem Brasil em país como o nosso onde falta tudo acho que as pessoas devam ter consciência social para se ter filhos é preciso ter uma certa segurança social! Coisa que o nosso país não tem é segurança social!!!!!!!!!!!!! O brasileiro tem que aprender a respeitar mais a opinião dos outros quem quer ter filhos tem que ter quando pode na hora que pode ter, não tem esse negócio de idade não e digo isso tanto para mulheres quanto para homens a ciência esta ai para ajudar a nos mulheres e como sou uma mulher racional e não uma louca fanática religiosa digo isto com muito orgulho tenham filhos quando quiserem, quando poderem e si quizerem! Ok?! Respeito e liberdade de expressão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  • Douglas de Oliveira:

    Acho engraçado, todo mundo aqui fica falando que temos q ter filhos quando somos jovens, mas num país como o Brasil qual jovem possui condições de ter filho? Falo isso por causa própria, visto que eu tenho 21 anos, adoraria poder ter um filho agora, mais não tenho grana pra cuidar de uma criança, provavelmente terei q ser pai aos 40, pois só nessa idade possivelmente terei condições de dar tudo q uma criança precisa e merece… Ou vcs acham q eu vou colocar meu filho numa escola pública brasileira pra ele ser fuzilado ou sofrer bullying? Então calem a boca e respeitem quem quer ter filhos mais tarde, muitas vezes não é por opção, mais sim por condições, ou vcs querem q isso aqui seja a segunda Àfrica? Onde se têm uma imensidão de filhos e todos passam fome? Se alguém ajudar a criar meu filho, eu tenho um AGORA, mais do contrario, fiquem quietinhos. Educação, saúde, cultura, esporte e lazer, custam caros DEMAAAAIS nessa porra desse país.

  • flavia alessandra:

    nem acreditei quando eu vi,mto loko!!!

  • Miguel:

    Agora põe-se a questão: Quando os pais da criança morrerem, quem é que irá cuidar dela? Fiquei com pena da criança…

  • Darcy Brito:

    Se existe uma coisa boa da natureza em relação à mulher é o fato dela fabricar um número limitado de óvulos, ao contrário do homem que passa a vida toda fabricando espermatozóides e espalhando filho mundo a fora. Criança tem que nascer de gente jovem, que tem energia e tempo para criá-la. Em determinados assuntos acho que devemos deixar a natureza agir com a sua sabedoria.

  • Ariadni Lamar Speciale:

    A pergunta é: “por quem essas crianças, filhas de mães avós, serão criadas?” A ciência é uma maravilha mas os homens são umas bestas que pensam poderem fazer qualquer coisa.

  • claudemir da silva:

    ai temos que respeitar algumas normas etícas

  • jorge da cruz:

    Pois é ficam desafiando as leis da natureza,,da nisso.

Deixe seu comentário!