Fotos surpreendentes de bebês segundos após seu nascimento
O fotógrafo Christian Berthelot criou uma série chamada “Cesar”, que engloba imagens de bebês tiradas meros segundos após seus partos, realizados através de cesárea.
As fotos mostram um retrato muito mais real do que é o nascimento, descartando os cobertores e fitas rosas e azuis, preferindo ao invés disso o sangue e o vérnix caseoso (camada de gordura branca que protegem o bebê) que acompanham todos os humanos quando nascem.
“Quando eu vi meu filho pela primeira vez, ele estava sangrando e coberto desta substância branca”, explica Berthelot. “Ele era como um guerreiro que tinha acabado de ganhar sua primeira batalha, como um anjo das trevas”.
É a partir dessa perspectiva que suas fotos, embora difíceis de se olhar, ganham um significado mais profundo e belo.
Com a ajuda de Jean-Francois Morievnal, um médico do hospital onde seu filho nasceu, o fotógrafo começou a treinar para poder tirar fotos na sala de cirurgia. Depois de 6 meses de treinamento, ele passou a registrar os partos das gestantes que lhe permitiram fotografar o nascimento de seus filhos.
Até o momento, Berthelot e Morievnal já fotografaram 40 cesáreas. Algumas das imagens da sua série podem ser vistas abaixo. “Cesar” também vai estar em exibição no festival “Circulation(s)” em Paris, na França, até o dia 5 de março. [BoredPanda]
3 comentários
O ultimo parece o winston churchill
Essas imagens são tão frias e chocantes quanto as cesarianas que extraíram esses bebês.
Bebês não nascem assim, isso é horrível!
O nascimento é uma explosão de meleca, Elô, cesárea ou não.