A NASA pode te ajudar a parar de vomitar

Por , em 18.07.2010

Não consegue fazer uma longa viagem de carro sem se sentir enjoado? Não se preocupe, você não é um covarde. Até mesmo 50% dos astronautas se sentem enjoados em viagens espaciais. E agora, a NASA pode ajudar a aliviar a sua náusea.

Um programa de treinamento anti enjôo de seis horas chamado AFTE (autogenic-feedback training exercise – exercício de treinamento de resposta autógena) funciona ainda melhor que as injeções anti enjôo dos astronautas. Depois de muitos casos registrados de vômito no espaço – talvez o mais famoso deles em 1969, no qual os três membros da tripulação Apollo 9 tiveram náuseas – a NASA tomou a questão a sério, e estuda formas para reduzir o enjôo.

O AFTE treina os astronautas para controlar a náusea através do controle das funções do corpo, como sudorese e aumento da freqüência cardíaca. Estes são geralmente involuntários, mas podemos aprender a controlá-los com treinamento mental para aumentar e diminuir suas respostas fisiológicas.

Graças a uma alta tecnologia, os astronautas conseguem obter em tempo real informações como a condutância da pele para medir a transpiração, e quanto sangue seu coração está bombeando. Mas não é preciso ser um homem do espaço para usar as ideias AFTE.

Segundo os treinadores, se você está enjoado, respire suave e uniformemente, com dois segundos de inalação e dois segundos de expiração. Relaxe seus braços e pernas e pense em como esquentar suas mãos, para aumentar o fluxo de sangue.

O senso comum diz que abrir a janela e pegar um pouco de ar fresco torna viagens de carro mais toleráveis. Alguns estudos sugerem que o gengibre reduz a náusea. Você também pode tomar um comprimido, se não se importa com a sonolência. Mas o treinamento AFTE não tem efeitos colaterais e dura para sempre, uma vez que você aprende. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

4 comentários

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Eu já enjoei e vomitei quando estava numa jangada em alto mar com uns pescadores. Também pudera: a jangada subia e descia nas ondas como numa montanha russa. Não sei se a técnica de Tripé teria dado certo.

  • Talow:

    Eu não ví a NASA ajudar nenhuma… eles só usaram umas táticas que já eram mais eficientes.

  • tripé:

    Eu tenho um técnica. É infalível!!!
    Eu desde sempre, desde a infância enjoei em viagens de carro ou autocarro. Então soube que fixar um ponto exterior, principalmente em curvas, ajuda a controlar o sentido de orientação. Comigo resulta. 🙂

  • yandry:

    eu adoraria nao sentir enjoos nunca mais!!! é um terror!!

Deixe seu comentário!