NASA revela projeto de Casa Gelo que será construída em Marte

Por , em 3.01.2017

Pesquisadores da NASA têm muitos problemas para resolver se realmente querem ver astronautas em Marte algum dia. Um dos maiores obstáculos é projetar um local seguro de trabalho e descanso. Os engenheiros, porém, parecem ter encontrado uma solução: uma casa com conceito iglu.

A NASA quer criar domos infláveis cobertos por gelo para servir de casa e laboratório para os astronautas. “Depois de um dia dedicado a identificar necessidades, objetivos e limitações, rapidamente pensamos em ideias criativas e as unimos no design da Casa Gelo”, que oferece soluções de engenharia razoáveis”, explica o engenheiro Kevin Vipavetz.

“O design das Casa Gelo de Marte tem vantagens que o torna um conceito atraente. Ele é leve e pode ser transportado e montado com robótica simples, depois preenchido com água antes que a equipe chegue”, explica o projeto desenvolvido pela equipe.

“Ele incorpora materiais extraídos de Marte, e como a água da Casa Gelo pode ser potencialmente convertida em combustível para foguete do Veículo de Ascenção de Marte, a estrutura em si tem função dupla de tanque de reserva de água, que pode ser enchida novamente para a próxima equipe”.

O maior objetivo da Casa Gelo é proteger astronautas da radiação de alta energia, como raios cósmicos que penetram a atmosfera marciana. Esses raios causam danos às células, aumentando o risco de câncer e doenças por radiação aguda. O gelo é ideal para esta função protetora, já que é rico em hidrogênio e funciona como uma barreira contra esses raios.

Na ilustração abaixo, as câmaras de gelo estão localizadas no número 10. Também podemos ver o quarto da equipe (1), a unidade da equipe (2), a unidade de higiene (3), a estufa (4), o local de preparação de alimentos (5), a biblioteca (6), entre outras partes.

“Os materiais que fazem parte da Casa Gelo terão que resistir a muitos anos de uso no ambiente severo de Marte, incluindo radiação ultravioleta, radiação com partículas carrgadas e possivelmente oxigênio atômico, percloratos e tempestades de poeira”, explica a pesquisadora Sheila Ann Thibeault, ressalvando que as condições são menos severas que as retratadas no filme Perdido em Marte.

A Casa Gelo é a opção mais leve quando comparada com outros projetos que seriam construídos na Terra e transportados para o Planeta Vermelho. Sua construção levará cerca de 400 dias terráqueos.

A intenção é que outra estrutura mais forte seja construída depois que os astronautas chegarem ao planeta. A melhor opção seria criar uma estrutura subterrânea. Mas para isso é necessário que haja algum tipo de abrigo e local de trabalho já prontos para a equipe que chegar primeiro.

Apesar de ainda estar em sua fase conceitual, a Casa Gelo parece ser uma solução promissora para a exploração de Marte, e poderá ser o primeiro lar dos astronautas quando eles chegarem ao planeta depois de meses de viagem espacial intensa. [Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!