A Voyager atinge a borda do Sistema Solar
A Voyager é a mais distante Sonda Espacial atualmente – está a 17,4 bilhões de quilômetros da Terra (17.400.000.000 km).
Ela identificou uma mudança no tipo de movimento das partículas que a cercam. As partículas que saem do Sol, em vez de seguirem uma trajetória reta estão se movendo para o lado. Segundo os cientistas, isso quer dizer que a Voyager está entrando no espaço que há entre a área de influência de cada estrela, ou seja, saindo do Sistema Solar.
A Voyager está no espaço há 33 anos e os cientistas acreditam que em apenas cinco outros anos, ela estará oficialmente fora do Sistema Solar.
O objetivo inicial da nave era analisar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, tarefa que ela completou em 1989.
Atualmente, a nave está tão distante que uma mensagem de rádio enviada por ela demora 16 horas para chegar na Terra.[BBC]
34 comentários
eu li sobre a aventura da voyager em 92, e fiquei sabendo que ela, naqueles anos, que ela iria tipo desativar-se e que de uma forma ou outra não iríamos ter contato com ela. ou seja, ela ia morrer, mas não é o caso. e que faltava pouco para ela sair do sistema solar. uso em 1992, até hoje eu a enciclopédia………………………………………………
eu li com 11 anos kkk o Livro Éram os deuses astronautas e fui picado pela ciencia, quimica, astronomia
Legal a teoria do Leandro, só que muitos compartilham desta teoria. Dá uma olhada no final do filme “Homens de Preto” ou assiste ao desenho animado “Horton e o Mundo dos Quem”.
Sobre a Voyager, acho que é uma demonstração fantástica de fé a partir de seres que dizem não acreditar num Deus, mas que acreditam na possibilidade remota da coincidência. Creio que não estamos nesse mundo por acaso ou coincidência.
a Gente existe por que o Universo tem capacidade para isso, se alguma coisa que aconteceu no cosmo, não tivesse acontecido a gente poderia nunca ter existido! 😉
deve ser um plano secreto da NASA ! este voyager deve levar uma carta pra DEUS , a pedir que seja benevolente com eles e lhes empreste mais conhecimento , pois nao seria em vao que iriao manter um objecto flutuando o universo durante tres decadas e eles assistindo feito parvos sem um objectivo tao grande como tal.
Pois é.Imagina explicar para brasileiros a importancia cientifica dela.O negócio é mandar o bicho lá longe para pedir favores a Deus…Isso sim faz sentido.
Carta para deus ? Santa idiotice. O objeto flutuando a 30 anos só está lá pq não tem como voltar, viagem só de ida, está sendo empurrado pelos ventos solares (os mesmos q causam as caudas dos cometas).
Se deus existice, ou melhor se ele existisse e se importasse com a humanidade, já teria respondido muitas das perguntas basicas dos seres humanos em relação ao espaço e a criação do universo.
no futuro ela pode se cruzar com alianigenas ou anjos!
Pode sim se cruzar com alienígenas, mas só daqui a centenas de milhões de anos.
Taí, Pensador: Com anjos eu acredito ela nunca vai se cruzar, já com “alienígenas” (não tão diferentes de nós!, a história nos tem mostrado que a conversa é diferente. O problema é que somos dados a botar nome errado em tudo o que não nos é conhecido!
O universo pode ser a materia, as galaxias,as moleculas, os planetas os atomos, tudo isso de algo muito inimaginavel, é como se nós fossemos os microorganismos, ou o mundo subatomico de coisas inimaginveis.
Nao sou cientista pessoal mais tenho uma teoria sobre o universo, eu observo e vejo uma relacao com o mundo microscopico e atomico. Vejam bem, nos humanos , observamos os seres microscopicos, os virus bacterias,etc, sao seres invisiveis a nos, ampliando mais, vemos as moleculas, os atomos, os eletrons e particulas ainda menores. Agora fazendo o caminho contrario, ampliando as coisas, vemos a terra, os planetas, o sistema solar a galaxia o conjunto de galaxias, minha teoria e o seguinte primeiro que o universo nao tem fim, no sentido de nao haver a menor particula formadora da materia, ou seja, toda vez que fizermos equipamentos que ampliam mais as coisas, sempre havera mais coisas para descobrir, veja bem , se coloque na pele de uma ameba , ele vive tranquila la dentre de um organismo por exemplo, e nem tem a nocao da axistencia de seres gigantescos como nos na visao dela. a mesma coisa acontece com nos, o sistema solar é tao grande que nao temos condicoes de saber muita coisa, quem sabe nao somos como essa ameba , nao temos nocao de que somos parte de algo ainda maior, ou seja de que somos como seres microscopicos de coisas inimaginavelmente maiores ate que o universo, veja como existe uma relacao, o sistema solar , as galaxias, tudo se parece com o mundo subatomico , digo na forma , moleculas, atomos, particulas subatomicas, ou seja a materia é infinita, e nos poderiamos ser parte de um ouganismo ou de outro universo de coisas que nao temos nem nocao. Pessoal digam o que acham obrigado.
Sincera-mente, ADOREI SEU TEXTO! Penso da mesma forma! Parabéns, foi espetacular.
Ótima teoria. Pode ser isto mesmo. Parabéns!
Acredito que isso só seria possível se as leis da física fosse diferentes em outras escalas.
O universo é realmente algo muito grandioso , nao somos nada, nossa tecnologia nao é suficiene ainda para realizarmos viagens interestelares, como eu gostaria de estar vivo na epoca em que a ciencia evoluice a esse ponto.
Sempre me interessei por assuntos ligados ao cosmos, mas todo vida que pesquiso me esbarro em grandes frustrações! É uma ciência muito incipiente, repleta de expeculações e pouquíssimos conclusões. As vezes, nem sei como acreditar que, de fato, o homem foi a lua a 40 anos atrás, quando, na época, tínhamos uma tecnologia muito mais rudimentar!
Rudimentar para quem?Você?Então reproduza em casa algo dessa tecnologia rudimentar da época.Ciência é não religião: não tem respostas fáceis para mentes preguiçosas.Ela é um desafio intelectual constante.
ai, hahahaah quanto tempo ela vai levar para voltar??
ou ela não vai voltar? ou vão abandona-lá no espaço? eis a questão
hauhauahauh
O mais desconhecido ainda não está no espaço e sim na terra, boa viagem Voyager adeus!
Esse é o primeiro filme de Star Trek… maneiro
Uma maravilha da tecnologia humana, viajar por tanto tempo no espaço e mantendo a integridade apesar das adversidades cósmicas e ainda continuar a transmitir a terra os dados que coleta.
Já fizeram até um filme sobre ela, alguns devem lembrar, em Star Treck em que a sonda perdida auto denominada de Vyger é resgatada e aperfeiçoada por outra civilização e se dirige ao terceiro planeta do sistema solar em busca de se unir ao criador e num final emocionante se descobre que Vyger era uma parte apagada das letras impressas na sonda que na realidade era Voyager.
fantástico que ainda esteja funcionando…..
Agora vamos imaginar…
33 anos só para chegar a fronteira do Sistema Solar…
Imagina,quanto tempo deve levar para sair de nossa Galáxia??????????
rsrsrsrs..
Putz,sera que eu já terei morrido??
rsrsrsr..
Foi a Voyager I :
http://www.nasa.gov/mission_pages/voyager/voyager20101213.html
http://www.nasa.gov/mission_pages/voyager/index.html
http://voyager.jpl.nasa.gov/
Segundo a Wikipédia: A Voyager afasta-se de nós a uma velocidade de 17,2 km/s.
E @Prego Mestre, a sonda não ganhou toda a velocidade que ela tem apenas com a propulsão gerada pelo foguete que à levou, ela passou perto de Saturno e de Júpiter pegando velocidade na gravidade deles ^^
Cara é surpreedente conhecer um pouco mais do espaço, eu fico impressionado com as maravilhas que Deus Fez
Que massa *-*
Agora tenho um pôster na porta do meu quarto com todas as sondas DESATUALIZADO ¬_¬
oiaehoiea
Hoje é possível, só que a NASA não tem fundos. Em 1977, estava em plena Guerra Fria. O governo dos EUA destinava mais parte do PIB para exploração espacial
Prego Mestre. Com a tecnologia atual um humano não consegue visitar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno,mas é possivel enviar sondas para esses locais.Quanto mais em 1977 ¬¬
Vô soltar o Cacau (meu balãozinho de estimação) no céu, pra ele viajar pelo Universo, pra conhecer novos planetas e quem sabe alguma vida inteligente.
EU penso que o Cacau deve levar alguma coisa pra ele oferecer como presente. Mas eu nao sei o que…
Se alguem tiver alguma dica me avise =)
uau, em 12 anos de viagem com a tecnologia de 1977 eu visitaria Jupiter, Saturno, Urano e Netuno.. imaginem com a tecnologia de propulsão atual.
A raça humana frente ao Universo é muito pequena mesmo.
Mas de qualquer forma, espetacular este vôo de já 33 anos.
“Um romance inter-estrelar.”
Faltou dizer qual Voyager, a 1 ou a 2.