A Voyager atinge a borda do Sistema Solar

Por , em 14.12.2010

A Voyager é a mais distante Sonda Espacial atualmente – está a 17,4 bilhões de quilômetros da Terra (17.400.000.000 km).

Ela identificou uma mudança no tipo de movimento das partículas que a cercam. As partículas que saem do Sol, em vez de seguirem uma trajetória reta estão se movendo para o lado. Segundo os cientistas, isso quer dizer que a Voyager está entrando no espaço que há entre a área de influência de cada estrela, ou seja, saindo do Sistema Solar.

A Voyager está no espaço há 33 anos e os cientistas acreditam que em apenas cinco outros anos, ela estará oficialmente fora do Sistema Solar.

O objetivo inicial da nave era analisar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, tarefa que ela completou em 1989.

Atualmente, a nave está tão distante que uma mensagem de rádio enviada por ela demora 16 horas para chegar na Terra.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

34 comentários

  • Fernandu Z-luciu:

    eu li sobre a aventura da voyager em 92, e fiquei sabendo que ela, naqueles anos, que ela iria tipo desativar-se e que de uma forma ou outra não iríamos ter contato com ela. ou seja, ela ia morrer, mas não é o caso. e que faltava pouco para ela sair do sistema solar. uso em 1992, até hoje eu a enciclopédia………………………………………………

    • Charlie Timao Timao:

      eu li com 11 anos kkk o Livro Éram os deuses astronautas e fui picado pela ciencia, quimica, astronomia

  • phoenix:

    Legal a teoria do Leandro, só que muitos compartilham desta teoria. Dá uma olhada no final do filme “Homens de Preto” ou assiste ao desenho animado “Horton e o Mundo dos Quem”.
    Sobre a Voyager, acho que é uma demonstração fantástica de fé a partir de seres que dizem não acreditar num Deus, mas que acreditam na possibilidade remota da coincidência. Creio que não estamos nesse mundo por acaso ou coincidência.

    • Jeferson Müller:

      a Gente existe por que o Universo tem capacidade para isso, se alguma coisa que aconteceu no cosmo, não tivesse acontecido a gente poderia nunca ter existido! 😉

  • Navathumini:

    deve ser um plano secreto da NASA ! este voyager deve levar uma carta pra DEUS , a pedir que seja benevolente com eles e lhes empreste mais conhecimento , pois nao seria em vao que iriao manter um objecto flutuando o universo durante tres decadas e eles assistindo feito parvos sem um objectivo tao grande como tal.

    • Curioso:

      Pois é.Imagina explicar para brasileiros a importancia cientifica dela.O negócio é mandar o bicho lá longe para pedir favores a Deus…Isso sim faz sentido.

    • Rodrigo:

      Carta para deus ? Santa idiotice. O objeto flutuando a 30 anos só está lá pq não tem como voltar, viagem só de ida, está sendo empurrado pelos ventos solares (os mesmos q causam as caudas dos cometas).
      Se deus existice, ou melhor se ele existisse e se importasse com a humanidade, já teria respondido muitas das perguntas basicas dos seres humanos em relação ao espaço e a criação do universo.

  • naconho:

    no futuro ela pode se cruzar com alianigenas ou anjos!

    • Pensador®:

      Pode sim se cruzar com alienígenas, mas só daqui a centenas de milhões de anos.

    • José Pires Neto:

      Taí, Pensador: Com anjos eu acredito ela nunca vai se cruzar, já com “alienígenas” (não tão diferentes de nós!, a história nos tem mostrado que a conversa é diferente. O problema é que somos dados a botar nome errado em tudo o que não nos é conhecido!

  • leandro:

    O universo pode ser a materia, as galaxias,as moleculas, os planetas os atomos, tudo isso de algo muito inimaginavel, é como se nós fossemos os microorganismos, ou o mundo subatomico de coisas inimaginveis.

  • leandro:

    Nao sou cientista pessoal mais tenho uma teoria sobre o universo, eu observo e vejo uma relacao com o mundo microscopico e atomico. Vejam bem, nos humanos , observamos os seres microscopicos, os virus bacterias,etc, sao seres invisiveis a nos, ampliando mais, vemos as moleculas, os atomos, os eletrons e particulas ainda menores. Agora fazendo o caminho contrario, ampliando as coisas, vemos a terra, os planetas, o sistema solar a galaxia o conjunto de galaxias, minha teoria e o seguinte primeiro que o universo nao tem fim, no sentido de nao haver a menor particula formadora da materia, ou seja, toda vez que fizermos equipamentos que ampliam mais as coisas, sempre havera mais coisas para descobrir, veja bem , se coloque na pele de uma ameba , ele vive tranquila la dentre de um organismo por exemplo, e nem tem a nocao da axistencia de seres gigantescos como nos na visao dela. a mesma coisa acontece com nos, o sistema solar é tao grande que nao temos condicoes de saber muita coisa, quem sabe nao somos como essa ameba , nao temos nocao de que somos parte de algo ainda maior, ou seja de que somos como seres microscopicos de coisas inimaginavelmente maiores ate que o universo, veja como existe uma relacao, o sistema solar , as galaxias, tudo se parece com o mundo subatomico , digo na forma , moleculas, atomos, particulas subatomicas, ou seja a materia é infinita, e nos poderiamos ser parte de um ouganismo ou de outro universo de coisas que nao temos nem nocao. Pessoal digam o que acham obrigado.

    • Gabriel:

      Sincera-mente, ADOREI SEU TEXTO! Penso da mesma forma! Parabéns, foi espetacular.

    • Pensador®:

      Ótima teoria. Pode ser isto mesmo. Parabéns!

    • Sandro Giongo:

      Acredito que isso só seria possível se as leis da física fosse diferentes em outras escalas.

  • leandro:

    O universo é realmente algo muito grandioso , nao somos nada, nossa tecnologia nao é suficiene ainda para realizarmos viagens interestelares, como eu gostaria de estar vivo na epoca em que a ciencia evoluice a esse ponto.

  • Saulo Petrin:

    Sempre me interessei por assuntos ligados ao cosmos, mas todo vida que pesquiso me esbarro em grandes frustrações! É uma ciência muito incipiente, repleta de expeculações e pouquíssimos conclusões. As vezes, nem sei como acreditar que, de fato, o homem foi a lua a 40 anos atrás, quando, na época, tínhamos uma tecnologia muito mais rudimentar!

    • Curioso:

      Rudimentar para quem?Você?Então reproduza em casa algo dessa tecnologia rudimentar da época.Ciência é não religião: não tem respostas fáceis para mentes preguiçosas.Ela é um desafio intelectual constante.

  • paco:

    ai, hahahaah quanto tempo ela vai levar para voltar??
    ou ela não vai voltar? ou vão abandona-lá no espaço? eis a questão
    hauhauahauh

  • Genivaldo:

    O mais desconhecido ainda não está no espaço e sim na terra, boa viagem Voyager adeus!

  • Silva:

    Esse é o primeiro filme de Star Trek… maneiro

  • Luís:

    Uma maravilha da tecnologia humana, viajar por tanto tempo no espaço e mantendo a integridade apesar das adversidades cósmicas e ainda continuar a transmitir a terra os dados que coleta.
    Já fizeram até um filme sobre ela, alguns devem lembrar, em Star Treck em que a sonda perdida auto denominada de Vyger é resgatada e aperfeiçoada por outra civilização e se dirige ao terceiro planeta do sistema solar em busca de se unir ao criador e num final emocionante se descobre que Vyger era uma parte apagada das letras impressas na sonda que na realidade era Voyager.

  • clarice:

    fantástico que ainda esteja funcionando…..

  • Lucio Azevedo:

    Agora vamos imaginar…
    33 anos só para chegar a fronteira do Sistema Solar…
    Imagina,quanto tempo deve levar para sair de nossa Galáxia??????????
    rsrsrsrs..
    Putz,sera que eu já terei morrido??
    rsrsrsr..

  • Everton:

    Foi a Voyager I :

    http://www.nasa.gov/mission_pages/voyager/voyager20101213.html

    http://www.nasa.gov/mission_pages/voyager/index.html

    http://voyager.jpl.nasa.gov/

  • ShadowsAV:

    Segundo a Wikipédia: A Voyager afasta-se de nós a uma velocidade de 17,2 km/s.
    E @Prego Mestre, a sonda não ganhou toda a velocidade que ela tem apenas com a propulsão gerada pelo foguete que à levou, ela passou perto de Saturno e de Júpiter pegando velocidade na gravidade deles ^^

  • André MKW:

    Cara é surpreedente conhecer um pouco mais do espaço, eu fico impressionado com as maravilhas que Deus Fez

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    Que massa *-*

    Agora tenho um pôster na porta do meu quarto com todas as sondas DESATUALIZADO ¬_¬

    oiaehoiea

  • Felipe:

    Hoje é possível, só que a NASA não tem fundos. Em 1977, estava em plena Guerra Fria. O governo dos EUA destinava mais parte do PIB para exploração espacial

  • Homer:

    Prego Mestre. Com a tecnologia atual um humano não consegue visitar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno,mas é possivel enviar sondas para esses locais.Quanto mais em 1977 ¬¬

  • criancinha:

    Vô soltar o Cacau (meu balãozinho de estimação) no céu, pra ele viajar pelo Universo, pra conhecer novos planetas e quem sabe alguma vida inteligente.

    EU penso que o Cacau deve levar alguma coisa pra ele oferecer como presente. Mas eu nao sei o que…

    Se alguem tiver alguma dica me avise =)

  • Prego Mestre:

    uau, em 12 anos de viagem com a tecnologia de 1977 eu visitaria Jupiter, Saturno, Urano e Netuno.. imaginem com a tecnologia de propulsão atual.

  • jeamaral:

    A raça humana frente ao Universo é muito pequena mesmo.
    Mas de qualquer forma, espetacular este vôo de já 33 anos.

  • André:

    “Um romance inter-estrelar.”

    Faltou dizer qual Voyager, a 1 ou a 2.

Deixe seu comentário!