Veja o que acontece se você tentar absorver mercúrio com uma esponja

Por , em 26.04.2016

Imagine que você está brincando de cientista na cozinha de casa e derruba um pouco de mercúrio na pia. Ainda que seu primeiro instinto seja pegar a esponja para limpar, essa não é a melhor ideia. Não apenas por causa de sua alta toxicidade, mas também porque você provavelmente vai ficar tentando o dia todo sem resultado algum.

mergulhar esponja no mercurio

O GIF acima foi postado no Reddit e vem de um vídeo no canal do YouTube TAOFLEDERMAUS. Ele mostra o líquido metálico colocado em uma taça e sua estranha reação ao ser absorvido por uma esponja.

O fenômeno

De acordo com o site IFLS, muitas pessoas acreditavam que ele poderia ser falso ou sugeriam que a esponja só precisava ser mais porosa para absorver o líquido. Então o canal adicionou um novo vídeo que mostra testes com várias esponjas diferentes, todas agindo de maneira semelhante.

Embeber líquidos com uma esponja se baseia em uma coisa chamada ação capilar. É o mesmo mecanismo usado para sugar em um canudo, em que as forças intermoleculares entre as superfícies sólidas e líquidos circundantes fazem com que o líquido flua contra a força da gravidade.

O mercúrio tem uma tensão superficial muito maior quando comparado com a água, o que é perceptível pela maneira como ele se move. Por isso, as forças intermoleculares dentro do líquido são mais fortes do que aquelas entre o sólido e o líquido. [IFLS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!