Acabaram os dias de Macs sem vírus

Por , em 3.04.2012

A máxima predileta da Apple – de que seus computadores são imunes a qualquer vírus – acaba de cair por terra. Analistas de segurança da empresa Alien Vault conseguiram identificar em computadores de diversas ONGs pró Tibet um par de Trojans (vírus “Cavalo de Troia”, que entra no computador e libera uma porta para uma possível invasão), que se infiltraram nos Macs se utilizando do mesmo exploit (um programa ou um sistema computacional) que havia funcionado para invadir os sistemas de Windows há anos.

O Trojan entra no sistema e instala um documento do Word aparentemente inofensivo, que se ativa assim que aberto. Uma vez ativado, o vírus envia várias informações, como usuário e nome do domínio, por exemplo, para um servidor remoto, estabelecendo um acesso clandestino para o hacker. “O propósito nesse caso é claro: o roubo de informações”, diz o chefe do departamento de segurança de informação da empresa ESET, Alexis Dorais-Joncas.

Segundo os analistas que identificaram os Trojans, esses vírus se comunicam com um servidor localizado em algum lugar na China. Isso é um indicativo de que a infecção nos computadores das ONGs se deu por motivações políticas e foi construído para atacar organizações que usem OSx (sistema operacional da Apple).

Na mesma proporção que os produtos da Apple conquistam uma aceitação cada vez maior entre consumidores e governos, crescem também as recompensas por explorá-los. Por isso, hackers começam a voltar sua atenção para os Macs, e não mais para os sistemas do Windows, e utilizam cada vez mais ataques que integram diferentes plataformas. Resultado: mais dor de cabeça para todos nós. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • Wilson Júnior:

    Eu sinto muito pelos que gostam de gastar mais só para usar um sistema operacional diferente! Permanaço com meu Rwindows! E se algo fora do padrão ocorrer, formato e torno a instala-lo! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 🙂 😉

  • Laercio:

    Esse risco estava implicito desde que mudaram os processadores e não vai ser porisso que deixarei de usar Mac’s: foi a 1ª e única plataforma que aprendi a usar. É a minha ferramenta de trabalho e o uso é estritamente profissional. Quer dizer, as chances de ser infectado são menores.

  • Minasi:

    hahahahahah… Isso já existe há muito tempo. Leia-se é um Trojan Horse e se vale de qual aplicativo? Microsoft Word. O aplicativo é que é bugado e cheio de variantes e portas de acesso. Mesmo o tal Flashback é uma falha no Java. Não confunda as bolas…

  • Bruno Marques:

    Besteira…
    Existem apenas 3% de usuários de mac. Não há vantagem tentar espalhar vírus para atingir um público tão pequeno!

    Detalhe: No artigo não fala exatamente de vírus e sim de cavalos de tróia, arquivos que necessitam da ignorância do usuário para serem instalados no computador.

    Ah e por favor neh! A grande maioria dos Brasileiros NUNCA viu um Mac, então antes de falarem besteira experimentem usa-lo para ai sim tirar suas próprias opiniões!

    • gargwlas:

      ja usei do avesso e do direito e posso dizer…. classificação por grau de dificuldade.

      OSX = noob,
      windows = aprendiz,
      linux = iniciados,
      BSD = experts

    • Bruno Marques:

      Nerd!

  • D. R.:

    Pelo que diz no artigo, esses hackers fazem parte do exército de hackers do governo chinês.

    O nível dos caras devem ser de gênios para cima!

  • mmelo76:

    Certo…mas isso já faz muito tempo, antes mesmo da Apple criar o seu iPad, seu Macbook e afins já tinham muitos vírus..

  • telmo flores:

    ehhh, não tem o que estes caras não infectem, basta ter interesse, é como em nossas casas, se algum ladrão realmente quiser roubar, nada poderá impedir, nada, sempre tem um jeito.

    • Fabio Paganini:

      Realmente!
      Isto deixa um pouco quieto os que sempre defendiam que apenas windows é inseguro.
      O que sempre digo é que o que foi criado pelo homem, pode ser ainda corrompido pelo homem!

  • Antônia:

    Só tenho algo a dizer ao mega-chato do meu irmão fã da Apple: haaaaaaaaaaaaaa!

  • kaffel:

    e o meu comentário simples continua aguardando moderação…

  • Bruno Ávila:

    Malditos Crackers. Eles tem saúde, tem tempo, tem inteligência, tem disposição. A única coisa que eles não tem, é dignidade, honra e caráter para ir TRABALHAR!

  • kaffel:

    vida longa ao ubuntu!

    • Daniel:

      Não esqueça q qdo descobrem é pq tem há mto tempo… android é um derivado do linux e já está infestado… ou seja… com a fama vem os males… ^_^

    • gargwlas:

      apoiado

Deixe seu comentário!