Academia sustentável gera energia a partir de bicicletas

Por , em 13.09.2010

Com seus aparelhos de exercício cada vez mais avançados, as academias hoje em dia parecem gastar mais energia elétrica do que calorias. Pois uma academia em San Diego, Califórnia, resolveu nadar contra a corrente de consumo exagerado de energia nas academias: após a instalação de bicicletas ergométricas e outros aparelhos semelhantes, o lugar se tornou tão saudável para o meio ambiente como ele é para seus frequentadores.

A academia Greenasium (trocadilho em inglês de “green” [verde] e “gymnasium” [academia]), utiliza uma bicicleta especial chamada visCycle. Produzido por Resource Fitness, o visCycle gera eletricidade suficiente para compensar a energia gasta pelos ventiladores usados para esfriar o ambiente – por ser todo preocupado com o meio ambiente, o estabelecimento não dispõe de um sistema de ar condicionado. Quando mais de uma pessoa usa um visCycle ou mesmo o equipamento elíptico, as máquinas geram a energia suficiente para compensar a música, os computador e as luzes da academia.

“A inspiração veio a partir da observação das grandes cadeias de academia. Olhando para todos aqueles equipamentos da moda, eu pensei: ‘Tem que haver uma maneira melhor’”, explica Byron Spratt, o co-proprietário e gerente de negócios da Greenasium. “Você começa a pensar que todas as pessoas que frequentam a academia estão queimando energia dupla – a sua própria energia e energia elétrica”.

O Greenasium também toma outras medidas para ajudar a compensar a sua emissão de carbono à atmosfera. Eles só acendem as luzes à noite, o chão é feito de pneus reciclados e a academia patrocina iniciativas para reciclar lixo.

Apesar de pegar lixo possa parecer uma atividade de ginástica menos divertida do que qualquer aula de body jump, ela continua a sendo uma parte integrante da experiência Greenasium.

“Nós estamos em uma comunidade muito consciente e orientados para sustentabilidade”, afirma Spratt. “Já que vivemos nessa sociedade preocupada com o meio ambiente, temos que orientar nossas ações nesse sentido”, finaliza. [msnbc]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • tamyres:

    adorei o site inclusive estou fazendo um trabalho sob academia sustentavel parabens pela ideia

    • Lucio:

      Com é que esta seu projeto

    • Juliana Araújo:

      Tamyres. Boa Tarde. Eu estou pensando em fazer meu TCC sobre academia sustentável. Poderia me enviar o seu trabalho?

  • Erlan:

    Eu ja tinha tido essa idéia dai fui pesquisar na internet a alguem ja tinha tido a mesma idéia q eu mas mesmo assim parabens!

  • Hugo:

    Simples e eficiente,unindo o útil ao agradavel.Parabens aos criadores.

  • Deny Cerqueira:

    Parabéns pela bela e criativa iniciativa, set todos fizessem como voçês, o meio ambietente agradeceria, a sustentabilidade tem que estar na mente das pessoas.

Deixe seu comentário!