Acidentalmente, câmera registra momento em que gambá ajuda cervo a se livrar de carrapatos

Por , em 21.12.2019

Embora sejam, com frequência, mal vistos, os gambás são responsáveis por diminuir significativamente e de forma silenciosa doenças transmitidas por carrapatos. Tanto para outros animais, quanto para humanos. Isso acontece porque eles comem esses parasitas, sendo capazes de consumir até 5 mil no período de dois ou três meses.

Os gambás são resistentes à raiva, devido à baixa temperatura de seus corpos, portanto não costumam ser transmissores dessa doença. Uma das provas do auxilio dos gambás para a diminuição do número de carrapatos é uma fotografia compartilhada recentemente pela Vermont Wildlife Coalition.

A fotografia foi registrada por uma câmera de trilha e capturou o momento em que um gambá comia carrapatos do rosto de um cervo. A imagem demonstra uma relação simbiótica.

Além de combater carrapatos, esses animais noturnos também auxiliam a diminuir a quantidade de ratos, cobras e lesmas. Os gambás têm auto cuidados e se limpam tanto quanto os gatos.

Os gambás se assustam com facilidade. Quando sentem que são ameaçados eles tendem a fingir de morto e até desmaiar. Apesar de auxiliar no combate de algumas pragas, por serem selvagens eles podem carregar pulgas, parasitas e até doenças.

Carrapatos

Os carrapatos são artrópodes pertencentes à classe Arachnida, assim como as aranhas e escorpiões. Eles são ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, entre elas a Doença de Lyme.

Esses ectoparasitas são frequentemente encontrados em lugares úmidos, com muita madeira e arbustos. Nesses ambientes eles esperam por um hospedeiro. [Bored Panda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (25 votos, média: 4,84 de 5)

Deixe seu comentário!