Águas vivas forçam interrupção de atividade em usina nuclear

Por , em 3.07.2011

A medusa, conhecida popularmente no Brasil como “água viva”, não é apenas aquele animal indefinido que as mães cautelosas na praia pedem que as crianças evitem. Na última semana, a usina nuclear de Torness, no sul da Escócia, teve de interromper atividades devido ao excesso de água viva nos mares ao redor do reator.

A usina de Torness, instalada sobre o Mar do Norte, tem um filtro de água na parte submersa, por onde passa a água do mar. O que aconteceu foi um entupimento: um grande número de águas vivas passou a obstruir este filtro. Ninguém sabe, por enquanto, a razão desse aumento repentino de medusas na região.

A direção de Torness afirma que o fechamento temporário é apenas uma medida de precaução, e não há perigo para o púbico, mas a usina só deve voltar a operar normalmente na semana que vem.

A função da água do mar, no reator, é o de resfriamento. Apesar de os reatores já serem naturalmente refrigerados a gás, o contato com a água do mar permite a manutenção da temperatura adequada como medida de segurança. Para evitar que as águas vivas entrassem no sistema de resfriamento e causassem algum distúrbio, preferiram fechar até remover os animais das áreas próximas.

Não é apenas a Escócia que já teve problemas com isso: as usinas nucleares do Japão também tiveram que retirar medusas de suas usinas sobre o mar. Na Inglaterra, até uma foca já foi encontrada presa ao filtro de água. E a própria Torness, na Escócia, já interrompeu o funcionamento devido ao entupimento por algas, em 2006.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

7 comentários

  • John jones:

    isso ai e o começo da VINGANÇA DOS ANIMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Fernando Morais Castanheira:

    O predador natural das perigosas águas-vivas é o peixe-lua. É preciso proteger este peixe e para isto é necessário a disseminação deste conhecimento.

  • Alice:

    Não sabem o motivo do aumento?E depois os brasileiros que tem uma péssima escolaridade…É mais que óbvio que os predadores naturais das águas vivas estão em um numero menor,como as tartarugas marinhas entre outros.
    Aqueles animais que ninguém da importância merecida,pense antes de jogar seu plastico no meio da rua(ou se você é pobre e não tem nada pra comer tente comer o saco plastico pra ver se tem gosto bom =D)as tartarugas marinhas confundem o saco plastico com as águas vivas e então morrem engasgadas ¬¬

    • Miguel:

      Sim, é preciso que aumente o numero de tartarugas e esses bichos todos para evitar que isto aconteça mais vezes.

  • Ann:

    então as medusas estão atrapalhando a usina? não seria o contrário?

    • John jones:

      obvio!!!!!!!!!

  • fabricio:

    e greve das medusas quanto a essa usina \ô

Deixe seu comentário!