Águia e urso em encontro inusitado: O que aconteceu no ninho?

Por , em 27.07.2023
Pesquisadores que realizavam levantamentos de ninhos de águias encontraram um urso preto (Ursus americanus) dormindo em um deles. (Crédito da imagem: Cortesia do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (Cayley Elsik, Conservação Ambiental JBER))

No Alasca, pesquisadores fizeram uma descoberta interessante ao encontrarem um urso preto tirando uma soneca em um local improvável: o ninho de uma águia-de-cabeça-branca. Os pesquisadores estavam realizando levantamentos de ninhos de águias em uma base militar quando se depararam com essa visão incomum.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (FWS) afirma que os ursos pretos às vezes se aproveitam do trabalho arquitetônico feito pelas águias, causando problemas para as aves e suas crias. No passado, houve casos em que os ursos pretos saquearam ninhos de águias, resultando no desaparecimento dos filhotes.

Stephen B. Lewis, um biólogo da vida selvagem do FWS que liderou os levantamentos de ninhos, mencionou que os ursos ocasionalmente comem ovos e filhotes de águias. No entanto, é difícil determinar a frequência das invasões de ursos nos ninhos de águias, pois monitorar tais eventos nem sempre é viável, e não há câmeras disponíveis para testemunhá-los.

Durante um levantamento de helicóptero em maio, os pesquisadores avistaram uma águia-de-cabeça-branca fêmea incubando um ovo no mesmo ninho onde o urso foi encontrado dormindo. Uma semana depois, o ovo foi deixado sem vigilância enquanto a águia fêmea e o macho estavam por perto. Ainda não está claro se a tentativa de nidificação falhou ou se a águia fêmea tirou uma pausa da incubação. Normalmente, os machos assumem os deveres de incubação, especialmente em locais mais frios, como o Alasca.

As águias-de-cabeça-branca são as maiores aves de rapina residentes do Alasca, com impressionantes envergaduras de cerca de 7,5 pés (2,3 metros). Elas constroem os maiores ninhos de qualquer ave da América do Norte, com alguns medindo 8 pés (2,4 metros) de diâmetro e pesando mais de duas toneladas (1,8 toneladas métricas).

Durante um levantamento de helicóptero em maio, uma fêmea estava incubando um ovo no ninho que posteriormente foi ocupado pelo urso adormecido. (Crédito da imagem: Cayley Elsik, Conservação Ambiental JBER)

Esses ninhos enormes podem oferecer locais convenientes para descanso aos ursos pretos, que muitas vezes criam “camas” em encostas íngremes onde outros animais têm menos probabilidade de incomodá-los. O cheiro de peixe vindo do ninho pode ter atraído o urso, já que os ninhos de águias podem se tornar bastante malcheirosos devido aos peixes não consumidos que acabam apodrecendo no ninho.

As águias-de-cabeça-branca foram anteriormente listadas como espécies ameaçadas nos Estados Unidos em 1978, devido à destruição de habitat, caça ilegal, pesticidas e envenenamento. No entanto, proteções mais rigorosas permitiram a recuperação de suas populações, e monitoramentos contínuos avaliam o impacto de outras perturbações humanas, como turismo e derramamentos de óleo, em suas populações.

No cenário do Alasca, pesquisadores se deparam com um acontecimento incomum: um urso preto desfrutando de uma tranquila soneca no ninho de uma majestosa águia-de-cabeça-branca. Essa invulgar interação entre espécies desperta curiosidade sobre como esses animais compartilham o mesmo espaço.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos alerta que tais incursões podem representar perigo para as águias e suas crias, resultando em perdas na população de aves jovens. A fragilidade da vida selvagem é ressaltada, com os esforços contínuos para preservar as águias, que já foram ameaçadas, mas agora lutam para recuperar seu lugar como soberanas dos céus do Alasca. [LiveScience]