Alien da vida real: moreias possuem uma segunda mandíbula interna

Por , em 6.08.2012

Moreias são peixes que chegam a 2,7 metros de comprimento, e são extremamente defensivas. Elas se alimentam de polvos, lulas, e peixes. Mas você já se perguntou como é que ela faz isto? Quer dizer, como um animal sem patas e consegue segurar a comida e engoli-la?

Suponha que você é um peixe, e gosta de nadar perto de arrecifes. Você está fazendo o que faz todos os dias, patrulhando o recife, em busca de bichos menores que você pode devorar, e de olho nos bichos maiores que você, para não virar almoço.

Subitamente, você sente alguma coisa lhe prender pelos lados. Algo penetra nas tuas escamas e você sabe que é o fim; você só espera que seja rápido.

Como você não foi engolido de corpo inteiro junto com a água ao redor, você sabe que foi uma moreia que lhe pegou – ela não consegue fazer como muitos peixes, que executam um movimento de sucção e engolem a presa toda, então, o que acontece é que, preso nos dentes da mandíbula bucal da moreia, você sente outro par de mandíbulas, as mandíbulas faringeais, que vem de dentro da boca da moreia para lhe pegar e lhe arrastar para o fundo da garganta da enguia. Neste momento você se pergunta “onde foi que eu vi isto antes”?

Se você é um peixe, provavelmente não viu nada parecido. Mas se você é um ser humano, você já viu uma cena parecida.

Em 1979, Ridley Scott lançou seu filme “Alien, O Oitavo Passageiro” (“Alien”, no título original), e o horrível alienígena parasita-devorador-de-gente do filme tinha duas mandíbulas: uma bucal e outra que vinha de dentro da garganta.

Existem cerca de 30.000 peixes que tem um segundo conjunto de mandíbulas na região da garganta, mas para estes, o conjunto adicional serve apenas para moer ou triturar a presa. Nenhum deles tem função ou mobilidade igual à da moreia. Quando a mandíbula bucal prende a sua vítima, a outra mandíbula entra em ação, puxando a comida (ainda viva) para dentro da garganta.[National Science Foundation, NSF2, FD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Juliano Jesus:

    Nós também temos uma segunda articulação da mandíbula, representadas por dois ossos, chamam-se bigorna e martelo…

  • Raul Gonçalves de Oliveira:

    muito interessante,
    ainda bem que n sou um peixe

Deixe seu comentário!