Americana de 19 anos é viciada em comer sabonete e sabão em pó

Por , em 16.02.2011

Talvez existam coisas piores para se ser viciado, mas essa é definitivamene estranha e perigosa: a estudante Tempestt Henderson, 19 anos, da Flórida, EUA,é viciada em comer sabonete e sabão em pó.

Ela afirma que sempre gostou do cheiro do sabão em pó. Da primeira vez que ela lambeu a substância tóxica, já se sentiu viciada. Tempestt, estudante de enfermagem, sabia que aquilo poderia fazer mal à sua saúde, mas gostava tanto do vício que não pode ficar longe dele.

A garota afirma que se entregava ao desejo do sabão em pó assim que acordava, ignorando os rótulos de advertência. Antes disso, Tempestt começou a lamber as bolhas de sabão de sua pele durante o banho, e a chupar pequenos pedaços de sabonete. Ingeri-los parecia a ela muito mais limpo do que apenas se lavar com o produto.

Seis meses se passaram até que ela finalmente percebeu que estava se expondo a um perigo muito grande. Tempestt foi atrás de aconselhamento médico, e foi diagnosticada com PICA, uma condição rara que leva as pessoas a comerem substâncias não-nutritivas, como giz, metal e areia. É geralmente causada por deficiência mineral, mas no caso Tempestt parece ser causada por estresse. Recentemente, ela havia passado por um fim de relacionamento que a magoou muito.

As complicações decorrentes da ingestão de produtos químicos tóxicos estavam pondo sua vida em risco, portanto os médicos lhe aplicaram uma terapia cognitivo-comportamental intensiva, para ajudá-la a pensar em coisas positivas quando ela sentisse vontade de comer sabão. Ela também foi encorajada a sair mais, fazer longas caminhadas e evitar lugares como banheiros e lavanderias. No banho, ela usa sabonete líquido, que por algum motivo não lhe parece interessante. A garota está “livre do vício” desde setembro de 2010.

[OddityCentral]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

54 comentários

  • Mary Marta Cossa:

    Tambem tenho mesmo vicio, ja a tres anos que eu nao consigo viver sem o sabao, e tenho medo e vergonha de procurar um medico e eu tenho essas recaidas quando estou nervosa.
    Quero muito parar porque sei que isso ‘e prejudicial mais sei como e tenho medo.

  • Salome Siqueira:

    Gente eu pensei que era só eu. Tenho mania de comer lascas de sabonete e arroz cru; O pior é que sinto meu estômago doer e muito alto , não sei onde procurar ajuda. Quero saber exatamente o mal que isso pode fazer.

    • Marcelo Ribeiro:

      Procure um terapeuta especializado em Terapia Cognitivo Comportamental. É a que tem mais evidências que funciona. Psiquiatras e psicólogos aplicam o método.

  • Gisele Scorzelli Serrano:

    Também tenho esse “vício”. Isso não é mania, é DOENÇA!
    Faço terapia de confrontamento. Eu não evito tomar banho, lavar as mãos com sabonetes ou estar em lugares com sabão em pó.
    O cheiro, o aroma me dão água na boca.
    Não sei porque e como e quando isso começou.
    Eu preciso de ajuda e informações.
    Obrigada pela oportunidade de dividir essa informação.

    • Rhaylla Silvana de Oliveira:

      oi eu tbem com espuma de sabonete senti vontade quando estava gravida ai depois que ganhei nenem ñ consigui para de comer

  • Clesio Bizerra Nascimento:

    Oh ! Não ké cena doentia ela precisa mesmo de ajuda urgentemente !

  • PsiAninha:

    Incrível a quantidade de pessoas aqui com problema de PICA! kkkk

  • jullianne:

    Ai que bom saber que eu não sou a única nessa..Amo sabonete como sempre e ando com meu na bolsa todos os dias , sempre olho pra ver se ninguem ta olhando…ja comi todos os tipos de sabonete mais o que eu nao consigo comer é o phebo nem o luz esfoliante …arde!!
    enfim amo sabonete!!

    • Gisele Scorzelli Serrano:

      Oi Juliane. Temos o mesmo problema.
      Vc faz terapia?
      Preciso saber mais sobre outras pessoas que tem esse vício de comer sabonete. Por favor entre em contato comigo.

  • Kelly Bastos Binhote:

    Não sei como alguém consegue comer sabão, o gosto é horrível.
    Mas essa doença Pica é séria, já vi o caso de um homem que morreu por comer moedas, teve envenenamento por metal.
    Se sentir vontade de comer algo que não é comestível procure um médico!

    • Gisele Scorzelli Serrano:

      Sim, Kelly, é isso mesmo. Eu COMO sabonetes também. estou tentando achar respostas para esse problema.
      Existem pessoas que comem pregos, areia, vidro….
      Isso não é normal, claro e temos que nos ajudar!

  • Eduarda:

    Jente não como isso e nem quero comer mas olha a minha apinião é a seginte procure um tratamento urrrgente minha vo quase vomitou quando eu começei a ler os comentarios então tentemm, se eu pudesse ajudava , mas a unica coisa que posso faser é diser fé em Deus, me chamo Eduarda tenho 10 anos e um forte abraço.

    • Gisele Scorzelli Serrano:

      É Eduarda, isso [e uma doença que se chama alotriofagia. Tem gente que come prego, vidro, papel…. eu como sabonete também e estou fazendo tratamento.

      Obrigada pela força, Eduarda!

  • Viní Almeida:

    Quando tinha 5 anos mordia sabonete,hoje tenho 13 e lembrei que eu mordia quando era pequeno desidi provar de novo e agora viciei e tenho medo de estar com essa doença PICA mais não engiro só ponho lascas na boca e bebo água e fasso gargarejo pra fazer espuma cinto o gosto e depois jogo fora!

    • Gisele Scorzelli Serrano:

      Vini, sinto muito te dizer que EU comecei assim. Não lembro quando e nem o que me fez provar a 1ª vez.

      Mas se vc faz isso para sentir o gosto, vc está no início da doença. NÃO TENHA VERGONHA e conte aos seus pais.
      Força, Fé e Foco! Vamos sair dessa!

  • VIVIANE:

    Eu como espuma de sabão há 5 anos, um dia quando via minha mae lavar a louça deu muita vontade de comer, esperei ela sair e comecei a comer, antes não ingeria, mas agora sim, todas as vezes acabo vomitando, absolutamnte todas, mas é impossível parar. tenho até uma esponja só pra eu comer sabão !! é muito gostozoo. portanto não consigo parar !

    • Kelly Bastos Binhote:

      Viviane, aconselho-te a procurar um médico, comer sabão não é saudável e pode por sua vida em risco.

    • Gisele Scorzelli Serrano:

      Oi Viviane, eu bebo a água com sabonete, tiro lascas, lambo a espuma….é horrível não ter controle sobre nós mesmos mas ISSO TEM SAÍDA! Tem tratamento. Eu estou fazendo terapia e tomando remédios. Estou conseguindo, um dia de cada vez.

      Não desista de você!

  • tt:

    eu tambem sou muito viciada em comer sabonete. nao consigo pararrrrrrrrrrrrr

  • José:

    Barbaridade…Vão procurar uns bons psiquatras e psicólogos, e nem pensem em provar veneno pra rato! lol!

  • Reny:

    Eu sou viciada em sabonete OX Oliva…é uma delicia…kkkkk…mas são só algumas lasquinhas!

    • Gisele Scorzelli Serrano:

      Eu sei o quanto é difícil o auto controle, mas temos q resistir e procurar orientação profissional.

  • Carla:

    Eu tenho 16 anos e como sabonete e sabão em barra acho que des dos 11 por ai. Eu ja tentei para, conseguir passa uns tempos sem, mas é complicado e voltei ao vicio ;/ mas não desiste e quero para com isso antes que isso pare cmg :S

    • Gisele Scorzelli Serrano:

      é verdade.

  • shirlei:

    Tenho 31 anos e como sabão em barra e sabonete,desde dos 5 anos de idade, é um vicio horrível, mas com muita força de vontade eu estou parando, tenho fé em Deus que vou tirar esse vicio da minha vida.

  • juliana:

    Tambem como sabonete há 5 anos e não consigo parar. Alguns médicos dizem ser ansiedade. O dia que não como chego a tremer. É um vicio horrivel.

  • cintia ferreira:

    bem tb tenho a sindrome, mas e dificio de se controlar, a minha vontade sempre sem depois das refeições, mas o mas dificio e não saber de onde vem isso, e um vicio pior do que droga, pois droga vc sabe de onde vem mas uma sindrome não, muitos achão graça mas o caso e muito serio, pode um dia ate virar cançer, (tem uma amiga minha que ja estar com cancer so por mexer e manipular sabão caseiro,so pelo cheiro) mas vc não sabe em como tratar e esse e o mior problema.

  • Monique:

    Nossa !
    olha eu tambeem tenho vicio em comer sabão em pó não consigo evitar , toda vez que sintoo cheiro me da uma vontade loca de come mais e mais.

  • Eduarda:

    Eu como sabonete há 5 ou 6 anos, sou muito viciada queria muito parar com esse vicio mais é dificil, até entendo essa menina.

  • Thais:

    putssss e eu que achei que jha tinha visto de tudoo kkkkkkkkkkk no mundo onde gente loka rasga din din e come merda,pleo menos ela come sabao ao inves de merda neh? ( eka de todo jeito eh ruim) ksksksksks

  • Cláudia:

    Ela vai virar sabão quando morrer então a única coisa que fez foi abreviar o sofrimento dos restos mortais. KKKKKKKKKKKKKKK.

  • Cláudia:

    Na época da segunda guerra mundial a gente acharia isso 1 loucura… Hoje em dia tudo é normal. Por falar nisso se tiver gente rasgando dindin e comendo merda não interne não é loucura ou é muito rico ou não tem o que fazer.

  • Gismundo Gonsalves Soares Lima:

    So falta aparecer um viciado em soda caustica –‘

  • Rodrigo:

    o médico tava certíssimo em diagnosticala com PICA, é um caso grave de falta de PICA, terminou com o namorado e bonita do jeito qe ela eh ficou mesmo no sabao. kkkkk

  • Guilherme:

    Que Loucura!!!!!!

  • Magda Patalógica:

    Sei não, sei não, sei não!

    Nada contra a PICA da Tempestt.
    Mas que as fotos foram tiradas por um profissional de mídia, ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO, com uma produção de objetos e material cêncico, isso foi.
    Deixa a Tempestt com a sua PICA, pois pelas fotos, ela está sorridentemente feliz.

    Fui.

  • RAMON VALDES:

    LAVAGEM ESTOMACAL!KKKKKKKK

  • Thiago Luiz:

    So falta aparece alguem “imune” a soda caustica ou a creolina!

    Esse mundo tem cada uma…!!!

  • Katarina:

    Será que quando ela arrota faz bolhinha de sabão ????? hahahahhahaah

  • Renato Rodrigues:

    Pow, ela terminou o relacionamento e ficou com PICA…eu já ouvi falar em diversos casos de separação de bens, mas essa foi a mais estranha…oO

  • Luigi:

    “Então o problema era PICA?
    AUshUAHsuHAsuAHsuhAUshUAshUAshUAsh”

    Justamente o que pensei quando li a matéria. uahsuhaushaush

  • Eduardo Gomes:

    Só falta a Agua Sanitaria pra deixar os dentes brancos!

  • Andrey Luiz:

    Então o problema era PICA?
    UAhuHSuhAUhsUAHsuAHsuHAsuhAUshAs
    UAhsuHAushAUshuAHsuAHsuHAushAUshuAHs
    AUshUAHsuHAsuAHsuhAUshUAshUAshUAsh

  • Paulo Achilles:

    ISSO É O QUE SE PODE DIZER ALMA LIMPA! HAHAHAHAHA

  • cybergirl:

    O estresse faz as pessoas agirem de formas muito estranhas.
    Uma amiga minha, qdo estressada, arranca fios de cabelo do alto da cabeça (já tem até uma pequena carequinha q ela esconde).
    Eu, qdo estressada, arranho alguma parte do meu corpo até sair sangue, ou até sair a própria pele. Não é algo que eu consigo controlar. Eu sei que é errado, eu falo para mim mesma, no momento em que me arranho: “não, para, não faz isso”, mas minha unha continua machucando a pele. É muito louco.

  • Bruno de Jesus Mota:

    A jovem foi diagnosticada com um transtorno alimentar chamado Pica (o nome vem do pássaro Pica pica, conhecido por ter um apetite bastante estranho, sem grandes limitações). Quem tem esse problema sente vontade de comer substâncias não nutritivas e não aceitas culturalmente, como terra, cabelo, cinzas de cigarro e plantas.

    Roberto José Carvalho Filho, gastroenterologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que o transtorno é conhecido como uma “perversão do apetite” e não tem suas causas completamente esclarecidas.

    Ele diz que no Brasil o tipo mais comum do problema é o que aparece em crianças que comem terra, em razão de terem anemia ferropriva, que é a falta de ferro no organismo.

    – Isso acontece em pessoas que não estão bem nutridas. Parece uma tentativa do corpo de repor a quantidade de ferro, de forma intuitiva. Mas não se sabe exatamente o mecanismo que provoca isso.

    Para resolver o problema, é preciso tratar a anemia. Existem outros casos, como de pessoas que arrancam fios de cabelo e depois comem, que são associados a problemas psicológicos ou a retardos mentais.

  • Marta Fontes:

    Isso é que é uma garota higiênica…

  • Davidson Lima:

    […] e foi diagnosticada com PICA […]

    Nem digo nada.

  • gabriel:

    pow se ela come sabao em pó e ate sabao em pedra ela deve mijar amaciante de roupa

  • Lucas:

    Será que ela fala palavrão? Hehe…

  • Anonimo:

    Ridículo!

  • Corvo:

    kkkkk verdade ela não tera mal halito lol credo CREDOOO eu ja experimentei um pouco de sabão logico quando vc ta tomando banho e quase impossivel não deixar de entrar um pouco de sabão na boca e tem um gosto horrivel!

  • Jadson Ramos:

    Pelo menos ela não terá mal hálito ….
    rsrsr

  • Pensador:

    Sem comentários. 🙁

Deixe seu comentário!