Anatel aprova regulamentação pela qualidade da banda larga

Por , em 31.10.2011

A internet banda larga se dissemina cada vez mais rapidamente no país. Mas à medida que o acesso da população se amplia, os problemas na recepção da internet pelos brasileiros ficam mais evidentes. Diariamente, o Procon recebe centenas de reclamações que vão desde velocidade da internet abaixo da prometida pelas empresas até ofertas feitas, mas não cumpridas.

Esses transtornos acontecem principalmente pela falta de regras e regulamentação do governo para as empresas de internet – que fazem lucros altíssimos à custa da população que recebe um serviço de baixa qualidade.

Por isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) promoveu uma campanha para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovasse uma regulamentação que determina metas de qualidade a serem cumpridas pelos provedores de internet. Milhares de brasileiros enviaram cartas aos conselheiros da Anatel, pedindo a aprovação de regras de atendimento e de velocidade da internet.

Mas de 62 mil mensagens foram enviadas para a Anatel por meio do site Avaaz – que mobiliza diversas campanhas pelo mundo -, se somando a outras milhares de mensagens emitidas a partir do site do Idec, e as repercussões foram positivas: o conselho da Anatel aprovou o texto com os padrões mínimos de qualidade para o serviço de banda larga fixo e móvel.

A partir de agora, as empresas de internet terão que seguir regras rigorosas para fornecer melhores serviços aos consumidores. Se isso acontecer de fato, milhões de brasileiros que recebem internet lenta terão pelo menos a velocidade mínima garantida pela nova regulamentação.

A fiscalização do cumprimento das regras relativas à rede será feita por uma entidade externa à Anatel que fará medições em cidades selecionadas com equipamentos instalados nos computadores de uma amostra de consumidores.

Mesmo com a regulação garantida, ainda dá tempo de mostrar seu apoio à causa que beneficiará todos os brasileiros enviando uma mensagem para os membros do conselho da Anatel por meio do Avazz.

14 comentários

  • Chico Lobo:

    Quem acredita que a ANATEL existe para garantir a lisura dos serviços de telecomunicações no Brasil em favor do povo brasileiro, está enganado.

    A ANATEL vive por fazer o jogo do empresariado (até multinacional) que é quem garante suas propinas gordas por debaixo dos panos do poder.

    A ANATEL só funciona debaixo de intensa pressão popular e quando o fato está escancaradamente evidente e não dá mais para esconder por debaixo do tapete.

  • Christian:

    Pura enrolação!!!
    Esse acordo de BOSTA possibilita as prestadoras, não a fornecer um serviço de qualidade, mas permite a elas fornecer algo abaixo do que é pago por todos os consumidores!!!!

    10%?????? Como assim?? Tem quem não pode pagar por mais, e quem pode sai prejudicado?

    Não entendeu? Já esclareço!

    O acordo de um mínimo de 10% entra em conflito com o acordo de serviço mínimo de 1 mega já em vígor, ou seja, as prestadoras estão AUTORIZADAS pela a Anatel a fornecerem um mínimo de 10% do serviço vendido, mas o mínimo de banda que POR LEI DEVE SER FORNECIDO POR QUALQUER PRESTADORA É UM MEGA! Quem tem até 1 mizero mega esta protegido, quem pode pagar mais vai pagar o pato.

    Aumenta a abrangencia, cai a qualidade!

    E isso ai!! viva a inclusão digital!!

  • Elizabeth:

    Como é que é???
    (…)”milhões de brasileiros que recebem internet lenta terão pelo menos a velocidade mínima garantida pela nova regulamentação.”
    Velocidade mínima as operadoras já garantem… enquanto cobram velocidade máxima. Então que coloquem na tal regulamentação que as operadoras deveriam cobrar somente o que fornecem…

  • Maria Emilia:

    até que enfim um ótima noticia, estava mais do que na hora do governo se posicionar a respeito deste assunto, assinei esta petição do Avazz, parabéns pra nós.

    • Geferson:

      Avazz é o melhor Site de protestos e pressão social.
      Além do alcance planetário, possui o maior banco de e-mails do mundo – seu poder é gigantesco, causando temor em qualquer politico corrupto.
      Vamos participar das mobilizações do Avazz!

  • Deby e Loid:

    A pouco tempo atras, conseguimos um grande passo fazendo com que a Anatel impedisse a Telefônica de vender novos planos de Speedy enquanto não melhorasse a qualidade do serviço, você deve fazer a reclamação na operadora e anotar o numero de protocolo, feito isto ligue no numero (133 – Anatel) e abra uma reclamação formal, eles estabelecem um prazo de 5 dias para que o serviço volte a funcionar planamente e se não voltar pagarão multas diárias e após uma certa quantia de reclamações interrompem as vendas e fazem a operadora não cobrar pelo serviço, sempre tomei esta atitude e posso garantir que realmente funciona!!!

    • 3n3rg1z3r:

      Se todos nós fizéssemos o que você recomenda,tenho certeza que estaríamos em outro patamar no quesito telefonia + internet,mas como podemos ver estamos mudando de consciência e,gradativamente tenho certeza que teremos um serviço de qualidade e totalmente justo,basta apenas que,cada um faça sua parte.Lembrando que pelas novas regras, as operadoras de telefonia terão que cumprir regras mais rígidas para garantir melhor qualidade nos serviços de banda larga fixa e móvel(3g e afins…) tendo que garantir no mínimo 20% de acesso instantâneo e 60% de velocidade média no prazo de 12 meses a partir da publicação oficial.

  • harley caetano:

    Olá! Recebe com muita alegria esta informação. Vejo que existem realmente pessoas preocupadas com a evolução do Brasil e principalmente com o bem estar dos brasileiros. Porém, não acredito que as empresas cumprirão na risca esta determinação e nem as agências terão condições de fiscalizá-las. Novamente ficaremos com a missão de denunciar e denunciar. É um avanço. Estamos de olho.

  • Alex:

    a internet brasileira é muito ruim

  • Daniel W:

    Esse é o tipo de campanha, que merecia ser divulgada por todos os meios possíveis na internet, pois o brasileiro reclama muito e de muitas coisas mas na hora da únião mesmo, só pro carnaval, parada gay e jogo de futebol entre outras coisas do gênero. QUASE ninguém está disposto a sair a rua e fazer protestos, arriscar até a ir preso para que as coisas melhorem para todos…Meu sonho é que aqui tivéssemos 30% do espírito de manifestação da Grécia por exemplo, ou ainda ouvesse mobilização parecida com a que o mundo árabe viveu recentemente… espero viver o suficiente para ver os brasileiros e brasileiras acordando pra vida.

    • Daniel W:

      Enquanto só reclamarmos e espernearmos sozinhos, não seremos mais que um povo reclamão e acomodado.

    • Alex:

      concordo com você cara, o povo brasileiro é muito acomodado, e sinceramente, não sei o que precisa acontecer para as pessoas desse pais acordarem, quem sabe uma nova ditadura eles resolvam lutar…

  • Thales:

    A internet brasileira sempre foi uma vergonha nacional, seguida pela saude e educaçao.

    Não há um dia se quer que eu passe sem pensar na má qualidade da conexão, principalmente quando se trata de links externos ao pais (os quais são obvimanete os mais comuns)

  • eduardo:

    Já estava mais do que na hora…. só espero que isso não sirva de justificativa para aumentar o valor dos planos…

Deixe seu comentário!