Antibiótico popular, receitado até para crianças, pode causar arritmia fatal

Por , em 17.03.2013

O antibiótico Zithromax, também vendido como Azitromicina, pode alterar o ritmo cardíaco e ser fatal em alguns pacientes com problemas cardíacos. O remédio, receitado até mesmo para crianças, é usado para tratar infecções bacterianas e é bastante popular.

O medicamento pode causar alterações no sistema elétrico do coração. Ele pode desencadear uma forma muito rápida do batimento cardíaco chamada de torsades de pointes, um tipo de arritmia ventricular.

Pesquisadores afirmam que o risco maior é para pacientes com ritmo cardíaco anormalmente lento, que tomam remédios para tratar arritmias ou com baixos níveis de potássio ou magnésio no sangue.

Um novo estudo mostrou que pacientes que tomaram Zithromax por cinco dias tiveram um pequeno aumento no risco de morte por problemas cardíacos em comparação com pessoas que ingeriram outros antibióticos ou não tomaram nenhuma droga.

Os rótulos do medicamento foram alterados para alertar os pacientes sobre os riscos para o coração. Antibióticos da mesma classe, como a azitromicina, têm efeitos colaterais similares. [WebMD/CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Jaime Junior:

    É exclusivamente o Zithromax da Pfizer(marca genérica)ou o sal – Azitromicina (muitas outras marcas – Astro, outro nome comum)?

    • Jaime Junior:

      Então é o processo de fabricação que contém algum procedimento errado? Ou o lote? Alguma contaminação? Não entendi.

    • Cesar Grossmann:

      Pelo que eu entendi, é o próprio produto que tem este efeito colateral. Não se trata de contaminação ou erro no processo de fabricação.

  • Elizabeth:

    O pior é que os médicos receitam sem pedir exames prévios e, quando a gente pergunta quais os efeitos colaterais que o remédio pode causar, o médico responde:
    “Se você for se preocupar com efeitos colaterais não vai tomar remédio algum”

  • marcoscience:

    Isso certamente é uma pesquisa recente, pois, meu dermatologista me prescreveu a Azitromicina como forma de combater a infecção gerada pela ACNE e não senti nada demais.
    Mais também eu não tenho problemas cardíacos e pelo o que eu saiba não tenho histórico na minha família com problemas cardíacos.

    • Cesar Grossmann:

      Na verdade o medicamento PODE causar arritmia fatal, não quer dizer que ele CAUSARÁ sempre.

      Este é um dos motivos pelos quais os medicamentos não são testados com um paciente, mas grupos de pacientes. E é por isto também que não se deve tomar medicação por que “funcionou com fulano” ou por que “beltrano deu para seu filho e ele ficou bom”.

Deixe seu comentário!