Antidepressivo funciona melhor combinado com terapia

Por , em 9.01.2012

Dezenas de milhões de pessoas nos Estados Unidos tomam fluoxetina, vendido sob a marca Prozac desde que o Food and Drug Administration aprovou a venda há 24 anos. Mas, enquanto o depressivo ajuda muita gente, surgiram questões sobre o porquê as pessoas que ingerem a droga têm resultados variados.

Agora, um novo estudo com ratos reforça descobertas recentes sobre a fluoxetina, que por si só não fornece um grande benefício, a menos que haja acompanhamento de terapia em que o paciente fale. A combinação do antidepressivo com terapia de exposição psicológica produz um efeito que não foi atingido por nenhum dos dois tratamentos sozinho.

No estudo, pesquisadores condicionaram ratos a sentirem medo de um ruído, sendo que metade deles estava ingerindo fluoxetina há três semanas. Ratos que tinham sido tratados com o antidepressivo tiveram respostas diferentes no cérebro quando ouviam o barulho e foram menos propensos a se assustar com ele.

Embora o estudo tenha sido realizado em ratos de laboratório, ele confirma e ajuda a explicar as descobertas que mostram que, em pessoas, a terapia de conversação ou a fluoxetina isoladas são menos eficazes do que os dois tratamentos juntos.

Em 2004 pesquisadores da Itália que realizaram 16 ensaios clínicos concluíram que o tratamento psicológico combinado com terapia antidepressiva estava associado a uma maior taxa de melhora do paciente. Um estudo norte-americano de 2007 que acompanhou adolescentes com depressão chegou a uma conclusão similar.

Apesar da ampla utilização de antidepressivos, pesquisadores ainda não entendem claramente como eles funcionam. Antidepressivos como a fluoxetina parecem não ter um impacto imediato, mas sim provocar mudança de humor ao longo do tempo.

O novo estudo reforça a evidência de que os antidepressivos funcionam afetando o crescimento e a religação dos neurônios no cérebro, o que explicaria por que os medicamentos parecem funcionar melhor durante um período prolongado. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Pedr@o:

    A pessoa que esta com depressao pecisa sair de casa ver lugares arejados ,parques melhor onde nao tenha barulho,caminhar muito, tomar suco natural com frequença tanto quanto toma agua para desitoxicar o intestino dos remedios ,repouso moderado se ficar muito quieta os orgaos trabalham lentos nao é bom, e uma terapia ajuda muito ,so o anti depressivo nao melhora, e tambem os amigos e familia ter paciença em ajudar e observar o progesso da melhora….

  • Capitão Caverna:

    Isso é óbvio.

Deixe seu comentário!