O melhor computador para rodar Windows… é um Mac

Por , em 29.04.2013

Enquanto muita gente se contenta em ter um computador que funcione bem, outros precisam justificar suas escolhas e mostrar aos outros que “são as mais inteligentes”, especialmente na disputa entre Apple e Microsoft. Fãs de Windows citam preços acessíveis e maior variedade de programas compatíveis, enquanto fãs da Apple falam de maior qualidade de produtos e menor incidência de vírus. E o debate entre “fanboys” se estende indefinidamente.

Fugindo um pouco do campo das opiniões e entrando em questões práticas, a empresa de gerenciamento de computadores Soluto monitorou 150 mil notebooks rodando Windows entre 1 de janeiro de 1 de abril de 2013.

O melhor computador é…

Depois de analisar pontos como quedas do sistema e tempo de espera de inicialização, os avaliadores concluíram que o melhor notebook para rodar o sistema é, ironicamente, um MacBook Pro 13″ lançado na metade de 2012 – ele vem instalado com o sistema operacional da Apple, mas é possível instalar uma cópia do Windows usando a ferramenta Bootcamp.

De acordo com os avaliadores da Soluto, a vantagem é que o Windows instalado dessa forma estaria mais “limpo”, sem programas desnecessários incluídos por fabricantes. “Eles deveriam olhar esses dados e procurar fazer computadores que tenham um desempenho tão bom quanto o de um MacBook Pro com instalação ‘limpa'”.

“Alguém poderia dizer que não deveríamos comparar um computador com instalação ‘limpa’ com um PC da Acer ou da Dell que já vem com Windows”, adianta a equipe, “mas, para esse relatório inicial, nós simplesmente comparamos os computadores reais em campo, alguns com a instalação de fábrica e outros com sistema reinstalado pelo usuário. Acreditamos que isso seja mais representativo da realidade”.

Junto com o MacBook, o Top 5 da Soluto tem Acer Aspire E1-571, Dell XPS 13, Dell Vostro 3560 e Acer Aspire V3-771. Notebooks da ASUS, da Samsung e da Toshiba ficaram de fora da lista – até mesmo do Top 10.[Daily Tech, Soluto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Daum Comm:

    A maioria tá errada!

    Mac OS, conceito e exploração em cima da “marca”.
    Windows, conveniência pois quase tudo é “pra ele”.
    GNU Linux, superioridade mas vive em “monastérios isolados”.

    O dia em que Linux for fácil de usar até por pessoas que não sabem nem ligar/desligar o PC, desenvolvedores de software irão enxergá-lo melhor, enquanto que os outros dois SO’s se tornarão produtos/negócios gradativamente mais insustentáveis até descontinuarem/falirem…

  • Marte:

    A minha melhor experiência de Windows foi num Mac. Ficou absurdamente estável, fluido, quase lindo.

    Mas fala sério: quem vai querer rodar o Ruindows num Mac, se este vem de fábrica com o Mac OS X, o sistema operacional mais avançado do mundo?

    E quanto ao custo maior de um Mac, garanto: vale cada centavo investido. Lido diariamente com as duas plataformas e a diferença é absurda. Vale a velha comparação: um PC/Windows se parece com um fusca numa transamazônica enlamaçada, o Mac a um Bugatti numa autobahn alemã. Luxo? Pode ser. Luxo abençoado que não dá dor de cabeça, que é um elogio à inteligência, que mais do que uma experiência digital é sempre um prazer em usar.

    E se você acha que sou um fanboy, revelo: minha formação digital é de PC, desde os tempos do DOS, quando interface gráfica era algo que parecia lenda, coisa da imaginação. Descobrir o Macintosh, já burro velho, foi uma revelação, a descoberta de um universo fantástico, inteligente e muito charmoso. A melhor tradução de design, no sentido mais amplo dessa palavra.

    O Mac pode não ser o nirvana, mas é a coisa mais próxima disso aqui no planeta Terra.

  • Vinicius Cadaval:

    Oque não cita na pesquisa que é os testes no mac foram feitos com uma instalação limpa do windows, enquanto nos de outras fabricantes foram testados com todos aqueles bloatwares que vem de fábrica.

  • Emerson Tormann:

    Esse é o verdadeiro valor da Microsoft e seu sistema operacional Windows. Todas as versões do MS Windows são capazes de rodar em qualquer plataforma. Seja ela Intel ou AMD, com chipsets diversos , com diferentes tipos de barramentos (BUS) e tecnologias. Por isso a popularidade do sistema e a grande diversidade de componentes e empresas no mercado!

  • Emerson Tormann:

    Esse é o verdadeiro valor da Microsoft e seu sistema operacional Windows. Todas as versões do MS Windows são capazes de rodar em qualquer plataforma. Seja ela Intel ou AMD, com chipsets diversos , com diferentes tipos de barramentos (BUS) e tecnologias. Por isso a popularidade do sistema e a grande diversidade de componentes e empresas no mescado!

  • Wilson Júnior:

    Tema interessante e comentários no mesmo peso! Aguardando novidades! Abraço a todos e fui! Rsrsrsrsrs

  • Wilson Júnior:

    PHAS
     / 29.04.2013

    O mito de que “MAC é melhor”, se deve ao fato de que qualquer técnico despreparado monta e instala uma máquina com Windows, enquanto que um MAC vem de fábrica com um hardware planejado e sempre bem equilibrado.
    Mas nada impede que um bom profissional monte um PC (Windows) com hardware forte, equilibrado, e com uma instalação limpa do sistema operacional, tudo isso por uma fração do preço de um MAC.
    Sou graduado em redes, e especialista (pós) em Gestão de TI.

    Se possível me passa uma máquina bala de config. no valor de R$4.000! Máquina para jogar em rede sem dar lag! Abraços

  • Kelcey Melo:

    Concordo com o PHAS. Sou formado em Análise de Sistemas e atuo na área. Tendo o conhecimento e acesso à um bom hardware, pode-se montar um super máquina por metade do preço de um embarcado Mac.

  • PHAS:

    O mito de que “MAC é melhor”, se deve ao fato de que qualquer técnico despreparado monta e instala uma máquina com Windows, enquanto que um MAC vem de fábrica com um hardware planejado e sempre bem equilibrado.

    Mas nada impede que um bom profissional monte um PC (Windows) com hardware forte, equilibrado, e com uma instalação limpa do sistema operacional, tudo isso por uma fração do preço de um MAC.

    Sou graduado em redes, e especialista (pós) em Gestão de TI.

    • Everton:

      Apesar de concordar com você de que um PC montado “na mão” é bem melhor que um comprado “pronto”, o Mac ainda é melhor em se tratando de hardware, principalmente nos endereçamentos de I/O.

      Acredito que o grande problema do Windows (esqueçamos o hardware) é que ele vem carregando um monte de porcaria em backgroud que a maioria dos usuários nunca ira usar. Ex.: ReadyBoost e outros que são desnecessários para outros usuários Ex.: Pré-carregamento do IE.

      Em matéria de hardware puro o Mac é sim melhor, mas devemos avaliar um computador como um todo:

      – Um PC co windows é melhor? Depende… Para jogos, sim!
      – Para edição gráfica e musical? Um Mac com OSX.
      – Para servidores ? Vai depender muuuuito, mas eu gosto muito da união Oracle/Solaris.
      – Para internet ? Qualquer xingling serve. 😀

    • Daum Comm:

      Você é um excelente profissional, com toda certeza, pois vejo que faz análizes com bastante lucidez… algo que se tornou raro entre os profissionais de TI. Abraços!

Deixe seu comentário!