Aquecimento global: o mar antártico se expande enquanto o gelo ártico derrete

Por , em 22.08.2010

Um novo estudo demonstrou que o gelo marinho da Antártida aumentou, apesar do aquecimento global, ao contrário do gelo no Ártico. Mas isso deverá mudar, conforme os gases do efeito de estufa continuem a aquecer as águas da Antártida.

Isso fornece uma explicação para o gelo do mar na Antártida estar crescendo ao longo dos últimos 30 anos, embora o aquecimento global tenha derretido muito do gelo do Ártico. O aquecimento dos oceanos provocou precipitações na atmosfera superior, e essas precipitações caem como neve na Antártida.

As camadas superiores do oceano, em seguida, tornam-se menos densas, porque a neve faz com que essas camadas superficiais fiquem menos salgadas, tornando-as mais estáveis. Isso impede que as correntes mais quentes na parte mais profunda do oceano atinjam as águas superficiais e derretam o gelo na Antártida.

Pode parecer uma contradição que as águas quentes da superfície são o que provoca a precipitação que está ajudando a criar gelo, e também provoca o derretimento do gelo do mar quando ele sobe. Mas o problema, de acordo com o estudo, é que os oceanos estão se tornando muito quentes na Antártida devido ao aquecimento global causado pelo homem.

O aumento da quantidade de gases do efeito de estufa provoca o aquecimento do clima, e este aquecimento faz com que a precipitação na Antártida se torne chuva em vez de neve, o que derrete o gelo e a neve em um ritmo muito mais rápido. Os raios solares são, então, absorvidos pelo oceano conforme o gelo derrete, o oceano aquece ainda mais e, eventualmente, isso leva ao derretimento do gelo do mar.

Há vários problemas associados com o derretimento do gelo do mar. Por exemplo, alguns animais na Antártida dependem do gelo para a caça e sobrevivência. Esse derretimento também poderia mudar a forma como a água no oceano viaja ao redor do mundo, o que pode interferir nos padrões de circulação que fornecem nutrientes para até três quartos da vida marinha. [DailyTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Jorginho:

    gargwlas,novamente vc!?
    Seja mais explícito e declare seu raciocínio. rs
    Se lhe chateio tanto, me diga que faria se vc fosse eu?
    Ñ me diga coisas feias e nem ruim.
    Senão vou devolvê-las com todo prazer!

  • Genivaldo:

    Os tsunamis terríveis, tornados, enchentes, ventos solares passando pela atmosfera da terra queimando os homens, é um verdadeiro pandemônio entre os humanos, incendios nas florestas, a água poluida e sem saberem para onde se esconder e ajá chuvas de meteoros caindo nas cidades, o mar invadindo os continentes e ilhas é coisa de louco só em pensar, mais infelizmente os catacrismas piores virão a este planeta, quem não conhece a verdade fica só na cerveja, futebool, sexo inlicíto adoidado e não respeitam as leis divinas ai chega a colheta dos seus erros. Quem tem ouvidos ouça e desperte para o Pai dos Céus.

  • gargwlas:

    jorginho.. nos poupe… essa ladainha sua alem de sem fundamento a maioria das vezes (coisas tiradas de sua FE e sua CABEÇA) ja ta ficando chato

  • ROOSEVELT S. FERNANDES:

    E o que é pior; no Brasil, apesar de mostrar preocupação inicial com o tema (Mudanaçs Climáticas) a sociedade vem (progressivamente0 se afastando do assunto. Sobrecarregada de informações – prós e contras – que chegam aceleradamente pelos vários caminhos da mídia, acabam por se afastar do “contraditório” (posição que eles acabam deduzindo) assunto.
    A quem interessa este distanciamento? Quem está deixando de fazer a sua parte?

    Roosevelt
    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

  • Lina:

    Essa de aquecimento global não cola mais , por favor inventem outra forma de culpar o homem pelo simples fato de sua existência , efeito estufa??? Gente a ONU diz que não se pode nem mais soltar o prisioneiro(gases)para não afetar mais ainda o efeito estufa hehehe éh desprezar demais a capacidade do ser humano de pensar!

  • Ze da Feira:

    Pum !!! bateu !!!! cheguei a conclusão que esses cientistas não sbame nada.

  • jeamaral:

    O aquecimento global não é causado pelo Homem. No máximo os gases gerados pela Humanidade, ajudam localmente e tenuemente neste aquecimento. A Terra já enfrentou períodos glaciais e períodos mais quentes, atestados por registros deixados nas rochas pela natureza. E quando isto aconteceu não havia homem algum para contribuir. E tudo indica que estamos entrando em uma nova era glacial. Tudo no planeta é cíclico.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Pergunte a quem tem mais de sessenta anos, se na sua infancia se falava em aquecimento global. É claro que não. Isto é uma coisa nova. É claro que com o aumento da população o efeito estufa aumenta. Quanto mais gente, mais poluição, mais lixo, mais violencia,etc. A solução dos problemas modernos está na superpopulação. Estamos caminhando para o suicídio geral. É necessário dar um basta na população. Crescer, aumentando a população é uma estratégica suicida.

  • Jorginho:

    Como diz os céticos:
    Isso é conversa pra boi dormir!
    Eu e muitos outros cidadãos simples já sabíamos disso a longas datas!
    Espero que eu esteja errado, mas o pior ainda está porvir!
    ”Aquele que cre num D-us do poderoso, que creiam mais ainda e, aos que não crêem em nada; simplesmente esperem acontecer!
    Contudo, se creem nas profecias de Nostradamus;tirem um tempo para ver ao menos que revela a bíblia…mesmo com algumas alterações feitas pela ”Roma antiga”.

    Pois é tão tolo aquele que acredita em tudo como aquele que não acredita em nada!
    Digo mais : Os ateístas podem me criticar que eu simplesmente já tenho comentário suficinte aqui …
    E, basta eu simplesmente copiar/colar e já estou começando a ficar cansado de lhes responder e não receber respostas de minhas perguntas.
    Uma parte lhe adianto: Os fatos tem acontecido, uma boa parte pela ação do homem e outra que nosso cosmo está começando a envelhecer…
    Att

Deixe seu comentário!