Árbitros preferem os atletas de vermelho

Por , em 11.08.2008

Quando os árbitros vêem vermelho eles não se enervam. Eles também podem favorecer o competidor que veste escarlate, sugere um novo estudo.

Um estudo de 2005 publicado na revista científica Nature descobriu que atletas que vestiam vermelho em esportes de combate (como tae kwon do, por exemplo), nas Olimpíadas de 2004 em Atenas, superaram seus oponentes que vestiam azul.

Os autores daquele estudo sugeriram que a cor vermelha poderia dar uma vantagem psicológica ao atleta, pois é uma cor associada com dominância e agressividade. Eles sugeriram que a vestimenta vermelha ampliava estes pensamentos no atleta que a vestia ou que intimidava seu oponente sugerindo estas qualidades.

Mas o psicólogo Norbert Hagemann, da Universidade de Münster, na Alemanha, e seus colegas discordam com estas conclusões dizendo que os autores deixaram de lado um componente fundamental: os árbitros.

“Árbitros exercem uma influência muito forte neste tipo de esporte”, disse Norbert.

É comum que alguns eventos no esporte ocorram muito rápido para que o árbitro consiga notar e julgar corretamente, porque o sistema visual simplesmente não pode processar isso tão rápido, ele explicou.

Ele disse que a performance melhor dos oponentes de vermelho foi, em realidade, uma “influência subconsciente” dos árbitros com relação à cor.

Para testar esta idéia os pesquisadores mostraram a 42 árbitros experimentes de tae kwon do vídeos de treinos de cinco competidores homens com habilidades similares. Primeiro eles viram os vídeos originais com os oponentes de vermelho, e os outros em azul. Em seguida eles viram os mesmos vídeos alterados digitalmente para as cores fosse invertidas (os juízes não sabiam da troca de cores).

Em geral os competires de vermelho tiveram uma performance 13% melhor do que os de azul. Atletas que começaram em azul receberam mais pontos quando apareciam em vermelho depois e aqueles que começavam com vermelho recebiam menos pontos quando vestiam azul.

As descobertas estão detalhadas na edição de agosto da revista científica Psychological Science.

Norbert mostra que o vermelho pode ser visto pelos árbitros como mais dominante, agressivo ou simplesmente pode atrair mais os olhos.

A influência subconsciente parece apenas estar presente em esportes como o tae kwon do onde os competidores são julgados ao mesmo tempo e as decisões dos juízes são mais influentes em como os pontos se decidem. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Carlos Machado:

    isso é comprovado tbm no mundo digital, todos os jogos on-line a equipe mais vencedora é a vermelha!

  • heitor:

    poderiamos estar sendo prejudicados nessas olimpiadas?

Deixe seu comentário!