Área perdida da floresta amazônica em 2019 foi o dobro da média da última década

Por , em 17.12.2019

A área que sofreu desmatamento na Amazônia brasileira neste último mês de novembro saltou 104% em comparação com o mesmo mês em 2018, de acordo com dados oficiais publicados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

De forma geral, houve um aumento de 84% de desmatamento entre janeiro e novembro de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018.

Estados que mais desmataram. Fonte: INPE

Esses dados são do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) do Inpe.

Os dados divulgados agora mostram uma continuação na tendência de desmatamento observada no ano de 2019 inteiro. No mês de agosto o então diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro após ter divulgado dados que mostraram um aumento de 88% no desmatamento em junho de 2019 comparado a junho de 2019.

Área perdida em 2019 e na última década

Área perdida nos últimos 12 anos. Fonte: INPE

Outro sistema baseado em satélite usado pelo Inpe foi o PRODES, que leva mais tempo para compilar os dados mas produz resultados mais confiáveis, apontou que os 12 meses entre setembro de 2018 e setembro de 2019 tiveram desmatamento de mais de 10 mil km², a maior área desde 2008.

A média anual de área de floresta perdida entre 2009 e 2018 estava em 5,74 mil km².

Terras indígenas

Fonte: INPE

As terras mais afetadas foram as indígenas, com desmatamento 74,5% maior que no ano anterior.

Top 10

Na última sexta-feira (13), Ricardo Galvão foi nomeado um dos 10 cientistas mais importantes do ano pela respeitável revista britânica Nature. [Inpe, Phys.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votos, média: 4,33 de 5)

7 comentários

  • Luiz Edz:

    Quando os humanos procriarem menos, certamente não precisaremos desmatar mais para sustentar os mesmos. Faça uma matéria sobre a procriação desenfreada dos humanos.

    • Cesar Grossmann:

      Sim senhor!

  • Eric Veiga:

    Bolsomínions de plantão??

    • Cesar Grossmann:

      Caluda! Vai que esta raça resolve vir aqui…

  • Jefferson Viana:

    Uma pena Galvão ter entrado na lista por causas tão tristes.

    • Cesar Grossmann:

      Parabéns a ele pelo reconhecimento.

  • SteelGerman123:

    Bem, realmente triste, mas com a ignorância desse povinho brasileira ai, fazer o que? Como um grande sábio uma vez disse, a impunidade por tudo o que está acontecendo é piada para o Brasil, isso gera impotência, e sensação de que a nada a se fazer a respeito…

Deixe seu comentário!