Misteriosa doença africana é causada por um novo vírus
Uma misteriosa doença hemorrágica que matou três pessoas na África do Sul e forçou outras a cem a serem isoladas em quarentena parece ser uma cepa nunca vista antes de um vírus conhecido como arenavírus.
Testes genéticos indicam que o vírus é um novo tipo de arenavírus – uma grande família de vírus que incluem os germes que causam a Febre de Lassa e coriomeningite linfocítica, disse o Dr. Ian Lipkin, da Universidade de Columbia, em Nova York.
O vírus causa uma doença hemorrágica: hemorragia intensa que consistem em sangramento interno e externo. A primeira vítima foi uma mulher da Zâmbia que voou até a África do Sul para tratamento. Um socorrista que a acompanhou e uma enfermeira da clínica de onde ela foi removida também não sobreviveram.
Testes genéticos das vítimas realizados nos Estados Unidos confirmaram os novos micróbios.
“Nós não sabemos porque ele é tão patogênico. É um novo vírus, diferente do Lassa”, disse o Dr. Ian em uma conferência com especialistas em infectologia.
O vírus não tem relação com outros que podem causar doença hemorrágica como o Ebola ou a dengue.
Oficiais da África do Sul informaram que estão monitorando mais de cem pessoas que podem ter entrado em contato com os pacientes.
O medicamento antiviral ribavirin parece ajudar a tratar a doença. [Reuters]
7 comentários
Adorei o site. Sobre esses vírus, porque todos surgiram, ou apareceram primeiro na África ? não seriam experiências feitas com esse tipo de organismos que naturalmente eram inofensivos e se tornaram vírus agressivos e mortais ? E será que existem pessoas racistas a tal ponto com finalidade de acabar com uma etnia, ou somente se aproveitam da subcondição humana nesses continentes para testar suas armas bacteriológicas…?!
Vale recordar que o vírus da Imuno Deficiencia Humana, o HIV, pertence a família Influenza, pasmem, o mesmo de uma simples gripe. Por isso é praticamente impossível obter uma cura.
Você nunca se contamina duas vezes pelo mesmo vírus da gripe devido ao seu sistema imunológico que eficientemente possui uma “memória” de como combatê-lo. Entretanto há dois bons motivos para não se ter descoberto uma vacina contra o HIV. Primeiro devido ao seu enorme poder de mutação, por ser um retrovírus, e segundo porque ele ataca diretamente seu sistema imunológico. Ninguém nunca morreu de HIV no mundo e sim as doenças oportunistas que agravam o quadro até a morte.
Na verdade o vírus do HIV é muito frágil, não resistindo pouco mais de 8 minutos em condições ambientais normais, entretanto seu meio de transmissão é exatamente em uma das maiores falhas da humanidade. Podem me chamar de louco, mas eu cogito que as vezes é uma grande ironia poética, divina ou não, que 9 entre 10 contágios é feito pela via sexual.
Claro que isso num mundo onde a informação chega de uma ponta a outra do globo em milésimos de segundo, porém é no mesmo mundo em que jovens de 13, 12, 10 anos são forçados a prática sexual, quase sempre por pessoas de grande confiança na família. E um percentual muito grande das famílias sabem e simplesmente preferem se omitir ao fato.
Ironia poética ou Justiça divina? Eis uma questão de análise de consciência.
Sem dúvida, ele realmente está mais para uma reprise do Ebola que para uma do HIV. O pior é que contra vírus não tem nenhum medicamento realmente eficiente, só uns paliativos. Isso, estamos em maus lençóis. Rezemos para que essa doença não venha para cá.
Está mais para reprise do Ebola.
Muito boa a matérias. Será que seria uma reprise do HIV ?
Adoro esse site! É um dos melhores sites que tenho acessado há muito tempo!
Continuem assim! Parabéns
AMO AS MATERIAS DE VCS! PARABÉNS!!!!!
BJS
GRACE