Arqueólogos podem ter encontrado túmulo de Aristóteles

Por , em 1.06.2016
Busto de Aristóteles

Busto de Aristóteles

Aristóteles é um dos três mais famosos filósofos da Grécia, tendo sido discípulo de Platão, que por sua vez foi discípulo de Sócrates. Ele também foi botânico, astrônomo e é conhecido como professor de Alexandre, O Grande.

Apesar de ter morrido cerca de 322 aC, a localização de seu túmulo acabou se perdendo no tempo. Pelo menos até agora.

O arqueólogo grego Konstantinos Sismanidis, depois de escavar durante duas décadas na região norte da Grécia, anunciou ter encontrado em Estagira, a cidade natal de Aristóteles, o que pode ser seu túmulo.

O anúncio da descoberta foi feito durante o Congresso Mundial dos 2.400 Anos de Aristóteles, feito para comemorar exatamente o 2.400º aniversário do filósofo, em Tessalônica, na Grécia.

Durante seu discurso, Sismanidis afirmou “não ter provas, mas fortes indicações, tão certas quanto elas podem ser” de ter encontrado o local do repouso final do grego.

Os indícios estão mais baseados na descrição do túmulo em antigos textos, que falavam de um altar e uma estrada. “Nós encontramos a tumba. Também encontramos o altar descrito em textos antigos, bem como a estrada que leva ao túmulo, que estava bem próxima do antigo mercado, dentro dos muros da cidade”.

Todas as evidências, mesmo sendo circunstanciais, como a localização, visão panorâmica, a posição no centro de um piso de mármore e a época de sua construção, levam à conclusão de que o caminho chega ao túmulo-altar de Aristóteles.

Aristóteles, nascido em 384 aC, se tornou uma figura crucial no desenvolvimento da filosofia ocidental. Seus trabalhos formam a base da lógica moderna, e sua metafísica se tornou uma parte integral da teologia cristã. [ScienceAlert, New York Times]

Deixe seu comentário!