Artistas apresentam traje espacial com toque fashionista

Por , em 21.07.2010

Dois designers de trajes espaciais apresentaram suas ideias em frente a uma jovem multidão de artistas e adeptos da tecnologia em Manhattan. Os designers, que se juntaram em uma pequena empresa chamada The Final Frontier Design, esperam que seu traje espacial possa chamar a atenção de vôos espaciais comerciais, tais como o SpaceX, na Califórnia.

Na apresentação, um modelo exibiu um traje espacial pressurizado amarelo claro coberto com um capacete espacial amplo, com uma luva azul na mão direita e uma luva preta na mão esquerda.

A luva azul foi projetada pelo engenheiro Nikolai Moiseev, que a construiu com uma flexibilidade sem precedentes nas articulações metacarpo da mão. A luva preta apresentou um design de camada única feita de uretano pelo artista Ted Southern, que reduziu o esforço de torção necessário para mover os dedos a praticamente nada.

No futuro, o plano dos artistas é misturar as duas e fazer uma luva de baixo esforço de torção, de camada única, e metacarpal.

A especialidade dos artistas são as luvas, mas a paixão deles vai além. Moiseev contou que ele tinha pessoalmente experimentado praticamente todas as roupas espaciais da NASA em estoque, para não mencionar os trajes espaciais russos.

A paixão do engenheiro tornou-se evidente quando ele demonstrou as três etapas de torcer e desbloquear o sistema para prender as luvas ao traje, e também apontou para um único zipper de entrada no traje no torso. Ambos os recursos fazem com que vestir esse traje seja muito mais fácil do que vestir outros.

A filosofia dos artistas engloba a produção de ângulo super-fácil e muito acessível. A fabricação dos componentes de pressão do traje teve custo de aproximadamente 27 mil reais. Esse preço não inclui todas as outras partes de um traje espacial de trabalho, ainda assim, pode dar uma vantagem potencial sobre fabricantes raivais como Orbital Outfitters, que criam trajes com um preço de aproximadamente 180 mil reais.

A NASA pressuriza seus trajes especiais cerca de 4.3 psi (ou libra por polegada quadrada), que é uma medida de pressão. Em demonstração no final da noite, o traje espacial de Moiseev e Southern agüentou quase 21 psi. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!