Árvore produz “balas de canhão” fedorentas e muito perigosas
Essa árvore aparentemente “inocente” que você vê na foto é nativa do Caribe e em algumas partes da América do Sul e da Índia – onde serve para decorar templos religiosos durante, pelo menos, os últimos 3mil anos.
Ela é conhecida como “árvore canhão” e seu apelido é bem significativo – não só suas frutas são enormes esferas, mas quando elas caem no chão elas normalmente explodem produzindo um barulho muito alto. Normalmente, essas árvores não são plantadas próximas de calçadas ou vias nas quais pessoas circulam, já que levar uma fruta dessas na cabeça certamente é fatal.
As frutas também são curiosas porque parecem “sair” diretamente do tronco das árvores e não de seus galhos. E além da explosão, elas liberam um odor horrível, ao contrário das flores, que são muito cheirosas.
Apesar de serem perfumadas, as flores também são estranhas, aparecendo em grupos – cada um desses grupos podem chegar a medir cinco metros de comprimento.
A árvore foi catalogada pelo botânico francês J.F. Aublet, em 1775, e seu nome científico é Coroupita guianenses.
Suas folhas e flores são usadas medicinalmente – diz-se que elas possuem propriedades analgésicas e antibacterianas. A casca do seu tronco, supostamente, cura resfriados. O suco das folhas é usado para tratar malária e doenças de pele e mastigar folhas novas alivia dores de dente. O interior das frutas pode limpar machucados, impedindo infecções (o problema é agüentar o cheiro).
Apesar de não possuírem néctar, as flores da árvore possuem muito pólen, usado pelas abelhas para alimentação. As abelhas também fazem a fecundação das plantas, levando o pólen de uma árvore a outra.
Na Índia, elas são encontradas nos templos dedicados ao deus Shiva e no Sri Lanka em templos budistas.Para os hindus ela é sagrada porque suas flores lembram o chapéu usado por Naga, uma cobra sagrada de sua mitologia. Mesmo assim, placas de sinalização, pedindo para que pessoas não fiquem próximas as árvores na época em que as frutas começam a ficar maduras são normalmente colocados nelas.
30 comentários
O nome dessa árvore, por aqui, é ABRICÓ DE MACACO.
http://br.yhs4.search.yahoo.com/yhs/search?hspart=baixaki&hsimp=yhs-baixaki_br_solimba_01&p=Abric%C3%B3+de+Macaco
Oque tem de bom nessa arvore e as flores,mas ja as frutas…nem tanto
imagina uma dessas cair em cima da cabeça de alguem,ninguem vai querer chegar perto ate pra dizer um oi.
Essas árvores são muito comuns no Rio e chamam-se “abricó de macaco”.
Nos já temos doze mudas e vamos plantar no sitio como planta ornamental, é linda e curiosa !!
Oi,como faço para conseguir mudas desta arvore?Moro em Campos Novos Santa Catarina.Adoraria ter pelo menos um exemplar dessa maravilhosa arvore em meu sítio.Abraços Valéria (aguado resposta)
KKKKKK, me diverti muito com certos lances do artigo e também com alguns comentários. Mais interessante do que a esquisitice da árvore é a ignorância geral sobre ela.
eu queria que caisse uma dessas no meu primo
superinteresante e bizarro tbm kkkkk
Essa árvore tem de monte aqui no Rio de Janeiro, inclusive em praças e ciclovias.
No Largo do Machado (uma praça em frente uma igreja, com parquinho para crianças e mesa de jogo para idosos) tem varias… Sempre tive curiosidade sobre os frutos… Mas o que mais sempre me chamou a atenção foram as lindas flores que dão junto ao tronco… Mas os frutos não cheiram mal não….
Conheço esta arvore como abricó de macaco
tem uns exemplares na zona sul do rio de janeiro (leblon)
perto da selva de pedra
Isso deve ser uma espécie de defesa da planta ne?
como balas de canhao no almoço…
ja comi essa fruta, parei pq daa cancer estomacal
Aqui no Ceará essa planta se chama Fruta-Pão e ela é comestível e não é fedorenta, e essas flores são carníoras. Quando o inseto pousa em cima dela, a flor se fecha.
Fruta pão é outra coisa. Esta árvore é Abricó-de-macaco. Fede pra caramba sim e não tem nada de carnívora.
Acho que em diversas região do Brasil, pelo menos em Roraima, temos a jaca e o cupuaçu, que apesar de serem enormes e causarem estragos quando caem em cima de alguma coisa, o fruto é comestivel que alem de cheiroso é saboroso…
Tudo na vida tem um lado positivo, no caso dessa árvore as flores são muito lindas e perfumadas. Algum valor nutritivo elas deve ter senão as abelhas não a visitariam.
Bom saber, através dos comentários, que no Brasil também tem essa árvore, que bom ele ser tão rico em plantas.
Cara, tem uma praça na minha cidade com umas arvores enormes dessas aí e realmente fede quando esse fruto cai, parece um abacate podre por dentro. Que loco …
como td nesta vida sempre se tira uma coisa boa, neste caso daí, a flôr é lindíssima.
voce vive cerca de 80 anos e acha que ja viu muita coisa e na realidade vc nunca viu 1 milesimo do que existe no mundo…
Aqui no Rio de Janeiro,em frente ao Museu de Arte Moderna,tem milhares dessas arvores…As folhas são lindas e sempre tive curiosidade em saber se seus frutos eram comestíveis…Com a materia,pelo menos descobri que as folhas servem para chá e para serem mastigadas…Muito legal e util a materia..Parabens..
Sempre que passo de ônibus em frente de uma praça da minha cidade,vejo muitas dessas árvores! Tinha muita curiosidade se saber mais detalhes sobre elas,mas nimguém sabia informar!
Agora tá tudo resolvido! hehe
Muito obrigado Hypescience! ^^
EU MANDARIA UM AVIAO A380 CARREGADO DESTES COCOS PARA SEREM JOGADOS DURANTE UM JOGO DO ATLETICO X CORINTIANS NA BOCA DO JACARE PARA VER O QUE IA SOBRAR
Vou mandar uma frutinha dessa para a minha sogra.
esta árvore, encontrei no centro do rio de janeiro , perguntei o nome a algumas pessoas e não sabiam , não é coisa ímpar .
Outros nomes populares dessa árvore, segundo Wikipédia: abricó-de-macaco, castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, bola-de-canhão, macacarecuia, amêndoa-dos-andes e cuité-bravo, segundo Wikipéia.
Prefiro o nome ‘Bola de Canhão’ ou ‘Árvore canhão’ porque é beem estiloso. =D
Nossa! eu e meus amigos encontramos uma árvore destas em Campinas dentro do parque Taquaral, ficamos embaixo e tiramos muitas fotos. Não caiu nenhuma fruta …que sorte por que não tinha nenhuma placa.
bem estranho, isso lembra o caranguejo cocô.
Quando eu acho que ja vi de tudo…
Os mistérios da natureza e suas maravilhas do planeta terra.