Árvores pretas? Em planetas com dois sóis, sim

Por , em 24.04.2011

Segundo um novo estudo, planetas com vários sóis podem hospedar árvores e arbustos pretos ou cinzas, ao invés do verde ao qual estamos acostumados.

A cor das plantas depende das características da luz disponível para a fotossíntese, processo pelo qual elas convertem a luz solar em energia. A fotossíntese produz oxigênio, fornecendo a base para a maioria da vida na Terra.

O planeta que estiver em um sistema com duas ou mais estrelas provavelmente tem múltiplas fontes de energia disponíveis para conduzir a fotossíntese. A temperatura de uma estrela determina a sua cor e, portanto, a cor da luz usada para a fotossíntese. Dependendo das cores das estrelas, as plantas poderiam crescer de formas muito diferentes.

A maioria das plantas da Terra é verde porque usam uma biomolécula chamada clorofila para conduzir a fotossíntese. A clorofila absorve a luz solar principalmente nos comprimentos de onda azul e vermelho, o que faz sentido; a luz azul é extremamente enérgica, e o sol despeja luz vermelha em grandes volumes. Por outro lado, a clorofila reflete a luz solar ao redor da parte verde do espectro eletromagnético; por isso, as plantas parecem verdes para nós.

Mas não há garantia de que as plantas seriam assim em mundos diferentes; tudo depende do comprimento de onda da luz disponível nesses planetas.

Para esse estudo, os pesquisadores avaliaram o potencial para a fotossíntese em sistemas de estrelas múltiplas com diferentes combinações de estrelas (estrelas parecidas com o sol e estrelas anãs vermelhas).

As estrelas foram escolhidas racionalmente: as parecidas com o sol são conhecidas por abrigar exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar), e anãs vermelhas são o tipo mais comum de estrelas em nossa galáxia.

As anãs vermelhas são também comumente encontradas em sistemas de estrelas múltiplas, e muitos astrônomos pensam que elas são velhas e estáveis o suficiente para dar chance à vida de se enraizar. Mais de 25% das estrelas parecidas com o sol e 50% das anãs vermelhas são encontradas em sistemas de estrelas múltiplas.

A equipe realizou simulações de computador em planetas parecidos com a Terra. Ou eles orbitavam duas estrelas muito próximas, ou um círculo de duas estrelas muito distantes. A equipe também observou combinações desses cenários, com duas estrelas próximas e mais uma estrela distante.

A conclusão é de que as plantas seriam muito diferentes do material verde aqui da Terra. Plantas com sóis da escura anã vermelha, por exemplo, podem aparecer pretas para os nossos olhos, pois absorvem toda a gama de comprimentos de onda visíveis para usar o máximo de luz disponível.

Plantas exóticas poderiam se ajustar a suas estrelas de outras maneiras também. Se o seu mundo orbitasse duas estrelas brilhantes como o sol, por exemplo, elas poderiam desenvolver seu próprio “protetor solar” para bloquear a radiação ultravioleta. Algumas plantas na Terra podem fazer isso também. Ou plantas exóticas poderiam abrigar micróbios fotossintetizantes que se movem em resposta a súbitas labaredas solares.

Claro, tudo isso é especulação. Os cientistas ainda têm que encontrar provas concludentes de qualquer forma de vida fora da Terra para testar essas possibilidades.

[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

13 comentários

  • jodeja:

    Não há motivo nenhum para se espantar. A Natureza é maravilhosa em qualquer parte do Universo. Ai que vontade de passear por esses planetas.

  • Anderson Luiggi:

    Se tivesse várias cores nas plantas,eu estaria vivendo no paraiso,adoro colorido…por outro lado,vai parecer tão AVATAR.

  • José Marcello Vertemati Pinto:

    Não vi sentido nenhum nisso. Por que a clorofila reflete a luz verde? Luz verde não serve pra fazer fotossíntese? É no mínimo estranho, já que o pico de emissão do Sol é justamente no verde. As plantas deviam ser pretas em qualquer ponto do Universo. Se não é, provavelmente tem algo impedindo.

    • Daniel Araújo:

      se a luz verde fosse usada na fotossíntese, você não poderia ver a planta nesse cor, afinal a luz teria sido absorvida no processo. A cor da planta é a cor “rejeitada” na fotossíntese. Uma planta que absorve potencialmente todos as frequências seria preta. Talvez isso não existe porque a faixa de energia do Sol fora do espectro que é absorvido seja pequena demais; e não compensaria o gasto energético com a produção de outros variações de clorofila que absorvam o verde também. Em uma estrela que emana uma quantidade muito grande de energia na faixa do verde, essa variação seria mais viável.

  • Jess:

    Sinceramente nem me foquei na cor da árvore , mais sim na árvore tipo ? Viajei .

  • Lolalola:

    Alguem aí deixou passar o fato mais interessante?
    “Árvores e arbustos em outros planetas”

    Isso não é alarmante?

  • Jeff:

    Se é assim deve ter muitas plantas com varias cores,cores até que agente nunca viu, seria muito da hora

  • Matheus:

    Imaginem a variedade de cores de plantas que existem no universo!!!

  • Cesar:

    Nicke, quando um objeto reflete a maior parte da luz, ele se parece mais claro. Quando, ao contrário, absorve a luz, ele se parece mais escuro. Um corpo que absorva a maior parte da luz incidente, e em todos os comprimentos da luz visível, é negro ou preto.

    • Nicke:

      Sim, isso eu sei. Logo, quanto mais escura, mas calor absorvido. Porém vale lembrar que esse planeta teria a mesma faixa de luz visível sendo “lançada” contra ele, portanto:

      2 sóis, mesma quantidade de energia: nesse caso, mudo minha opinião, as plantas teriam a mesma cor, pois usariam a clorofila, refletindo a mesma coisa, seriam verdes para nós.
      2 sóis, + energia: aqui as plantas seriam mais claras, pois usariam um coposto diferente, que absorva menos calor, que refletiria mais a luz, já que seria exposta a uma maior carga.
      2 sóis, – energia: Plantas mais escuras, pois seria nessessário absorver mais energia estelar…

      Em geral, dependendo do tamanho da estrela (tamanho diferente, logo, faixa espectral diferente), as plantas necessitariam de uma biomolécula adequada para absorver mais ou menos a energia que recebe. Também temos que lembrar dos fatores atmosféricos e da gravidade. (Aguardo críticas)

  • Vitor:

    Como é? A pessoa que postou é “escritora em horas VAGAS”?
    Ja entendí tudo!

  • Vitor:

    Nem lí….mas é o óbvio!

  • Nicke:

    Não seria o contrário? Plantas mais claras em sistemas com mais estrelas?

Deixe seu comentário!