15 frases muito inspiradoras ditas por Stephen Hawking

Por , em 3.04.2018

Stephen Hawking não foi apenas um físico muito inteligente e inovador, mas também um pensador muito inspirador.

Algumas de suas citações são tão profundas que poderíamos confundi-las com frases atribuídas aleatoriamente à Cecília Meirelles nas redes sociais.

Brincadeiras à parte, não podemos deixar de rever e refletir sobre algumas das melhores citações deste incrível cientista:

1. Sobre lidar com dificuldades

Por mais difícil que a vida possa parecer, sempre há algo que você pode fazer e ter sucesso”

Stephen Hawking era uma espécie de garoto-propaganda da superação de adversidades. Quando ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, os médicos lhe disseram que ele não viveria até os 30. Hawking não só chegou até a idade de 76 anos como teve uma carreira brilhante que mudou nosso conhecimento do mundo.

2. Sobre estar com raiva

As pessoas não terão tempo para você se você estiver sempre com raiva ou reclamando”

Ninguém gosta de uma pessoa irritadiça ou reclamona. Hawking tinha tudo para ficar com raiva o tempo todo, mas entendeu que esse era um sentimento inútil e encontrou uma maneira de inspirar bilhões de pessoas em vez disso.

3. Sobre ciência

A ciência não é apenas uma discípula da razão, mas também do romance e da paixão”

É fácil ver a ciência como algo chato, mas Hawking ajudou diversas pessaos a encontrar paixão e romantismo.

4. Sobre otimismo

Somos apenas uma raça avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito mediana. Mas nós podemos entender o universo. Isso nos torna muito especiais”

Na escala do universo, somos realmente insignificantes. Mas mesmo com essa insignificância, somos criaturas incríveis que podem pelo menos entender sua profundidade.

5. Sobre inteligência alienígena

Acredito que a vida alienígena é bastante comum no universo, embora a vida inteligente seja menos comum. Alguns dizem que ainda precisa aparecer no planeta Terra”

Quando se trata da probabilidade da vida alienígena existir além do nosso sistema solar, a probabilidade é alta. A verdadeira questão é se existe alguma vida inteligente vagando pela vastidão do espaço – e, comicamente, Hawking ainda reflete sobre nossa própria condição de vida inteligente, dada a maneira como seres humanos são capazes de agir.

6. Sobre uma possível visita alienígena

Se alienígenas nos visitarem, o resultado seria como quando Colombo aterrissou na América, o que não deu certo para os nativos americanos”

Essa é uma reflexão muito interessante. Colombo, em sua arrogância, considerou a cultura que encontrou nas Américas como selvagem, enquanto era apenas diferente. Tecnologicamente inferior não significa menos importante e pronta para ser dominada ou dizimada, mas foi isso que aconteceu – e é isso que pode acontecer se uma espécie alienígena com tecnologia superior à nossa for capaz de chegar em nosso planeta depois de cruzar galáxias.

7. Sobre viver com uma deficiência

Meu conselho para outras pessoas com deficiência seria concentrar-se em coisas que sua deficiência não impede que você faça bem e não se arrepender das coisas com as quais ela interfere. Não fique incapacitado tanto em espírito quanto em físico”

Hawking queria inspirar outras pessoas com deficiência a não se esconderem atrás dela e continuar lutando e vivendo.

8. Sobre mudanças climáticas

Estamos em perigo de nos destruir pela nossa ganância e estupidez. Não podemos continuar olhando para nós mesmos em um planeta pequeno, cada vez mais poluído e superlotado”

A humanidade precisa decidir se valoriza mais a vida ou sua conta bancária.

9. Sobre a natureza humana

Embora a física e a matemática possam nos dizer como o universo começou, não são muito úteis na previsão do comportamento humano, porque há muitas equações a serem resolvidas. Não sou melhor do que ninguém para entender o que motiva as pessoas, especialmente as mulheres”

O comportamento humano – principalmente tentar entender o sexo oposto – é demais até mesmo para a ciência. Nem as pessoas mais inteligentes do mundo podem compreendê-lo profundamente.

10. Sobre diversidade

Nós somos todos diferentes. Não existe um ser humano padrão ou comum, mas compartilhamos o mesmo espírito”

Enquanto somos todos diferentes e únicos, sempre compartilharemos nossa humanidade – e não podemos esquecer isso.

11. Sobre QI e inteligência

As pessoas que se gabam de seus QIs são perdedoras”

Pessoas inteligentes não precisam dizer que são inteligentes. Se alguém se gaba disso, provavelmente não é tão esperto assim. Sem contar que ninguém gosta dos exibidos.

12. Sobre o conceito de um criador

Deus pode existir, mas a ciência pode explicar o universo sem a necessidade de um criador”

Muitos cientistas possuem alguma religião. Ciência e religião não são excludentes, mas Hawking encontrou uma forma de explicar o mundo sem precisar de um ser criador.

13. Sobre a morte

Eu considero o cérebro como um computador que irá parar de funcionar quando seus componentes falharem. Não há céu nem vida após a morte para computadores quebrados; isso é um conto de fadas para pessoas com medo do escuro”

Independentemente de você possuir uma religião ou não, esse tipo de pensamento prático sobre a morte não se alimenta dos medos das pessoas.

14. Sobre o poder do silêncio

Pessoas quietas têm as mentes mais barulhentas”

Com essa frase, Stephen Hawking nos lembra do poder do silêncio e de como ouvir e pensar pode ser mais interessante que falar.

15. Sobre o nada

Nada pode existir para sempre”

O conceito do “nada” é sempre aterrorizante, ainda mais um nada infinito, mas a citação também traz um conforto de que nenhum mal é duradouro. [CheatSheet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votos, média: 4,62 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!