As cabeças das pessoas explodiram na erupção do Vesúvio: estudo

Por , em 11.10.2018

Uma equipe de arqueólogos italianos descobriu que a erupção do monte Vesúvio queimou corpos humanos mais rápido do que se eles tivessem sido cremados. A erupção de 79 a.C. gerou uma quantidade de calor tão alta que fez com que o sangue das vítimas fervesse, o crânio explodisse e os músculos e cérebro virassem cinzas rapidamente.

Eles descobriram esses detalhes ao estudar os restos mortais das pessoas que morreram em Herculaneum, uma pequena cidade a 6 km do monte Vesúvio. Ao contrário das pessoas que viviam em Pompéia e morreram sufocadas pelos gases tóxicos, as pessoas da primeira cidade morreram por conta do calor extremo.

Partículas de ferro


Os pesquisadores encontraram restos de muitas pessoas que se esconderam em uma casa de barcos perto do mar em Herculaneum. Os ossos exibem fraturas semelhantes à de ossos cremados, e crânios rachados. As partes moles das vítimas, como músculos, gordura e órgãos foram substituídos por cinzas instantaneamente. Eles também identificaram traços de ferro perto dos ossos. Isso poderia indicar duas coisas: que havia alguma moeda ali no momento do choque térmico, ou que o sangue ferveu tão rapidamente que deixou as partículas de ferro pelo caminho.

Músculos desapareceram

Além disso, a posição dos ossos conta uma história bastante detalhada. Normalmente vítimas de carbonização ficam com em posição que lembra a de um boxeador, uma vez que seus músculos se contraem com o calor. Mas os ossos das vítimas do Vesúvio não apresentam este posicionamento, o que indica que seus músculos “desapareceram” mais rápido do que se eles tivessem sido cremados.

As ondas de calor fortíssimo que causaram todo esse estrago se chamam fluxos piroclásticos, e viajam a velocidades que chegam aos 700 km/h, com temperaturas de até 1.000°C.

[Plos One, CNet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (39 votos, média: 4,74 de 5)

2 comentários

  • Raul Costa:

    Erro gráfica;79 dc .Não ac. Raul Costa

  • Valter_bolt:

    1000 °C é a mesma temperatura que câmaras crematórias podem atingir, então como a erupção pode ter reduzido os corpos a cinzas mais rápido?

    Obs: A erupção foi no ano 79 e não em 79 A.C

Deixe seu comentário!