As mulheres preferem homens altos?

Por , em 12.02.2014

Segundo uma nova pesquisa da Universidade Rice e da Universidade do Norte do Texas (ambas nos EUA), a altura de um parceiro em potencial é mais importante para as mulheres do que para os homens, principalmente por conta de feminilidade e proteção (é, caros, é difícil ser mulher, com até a ciência perpetuando nossa fragilidade).

O estudo foi realizado em duas partes. A primeira utilizou dados de anúncios do Yahoo! de 455 homens (altura média de 1,73 m e idade média de 36 anos) e 470 mulheres (altura média de 1,62 m e idade média de 35 anos) procurando um parceiro nos EUA.

Os pesquisadores constataram que 13,5% dos homens queriam namorar apenas mulheres mais baixas, enquanto 48,9% das mulheres queriam apenas homens mais altos do que elas.

“A teoria da psicologia evolucionista argumenta que semelhança é a principal regra no acasalamento humano”, disse Michael Emerson, coautor do estudo. “No entanto, nossa pesquisa sugere que, para características físicas como a altura, a semelhança não é a regra dominante, especialmente para as mulheres”.

A segunda parte do estudo incluiu 54 homens (altura média de 1,75 m) e 131 mulheres (altura média de 1,62 m) recrutadas em uma universidade dos EUA. Os participantes responderam a perguntas de duração indeterminada em uma pesquisa online.

Os resultados foram semelhantes à primeira parte do estudo: 37% dos entrevistados do sexo masculino queriam namorar somente mulheres mais baixas, enquanto 55% das mulheres queriam apenas homens mais altos.

As principais razões citadas pelas mulheres por essa preferência foram questões de proteção e feminilidade.

“Como menina, eu gosto de me sentir delicada e segura ao mesmo tempo”, disse uma das participantes do estudo. “É estranho pensar em olhar para baixo nos olhos do meu namorado. Também tem a ver com a possibilidade de usar salto alto e ainda ser mais baixa. Eu também quero poder abraçá-lo com os braços chegando ao redor de seu pescoço”.

Os homens eram muito menos propensos a dizer que a altura importava. Os que preferiam mulheres mais baixas também não queriam que elas fossem tão baixas a ponto disso causar problemas com intimidade física.

“Eu gosto quando o corpo de uma parceira se encaixa no seu”, disse outro participante do estudo. “Isso também faz com que seja mais fácil para beijar, dar as mãos e fazer outras atividades”.

De acordo com George Yancey, professor de sociologia da Universidade do Norte do Texas e principal autor do estudo, as preferências de altura em homens e mulheres podem ser explicadas por expectativas sociais tradicionais e estereótipos de gênero.

Ele observou que é uma percepção generalizada de que altura é uma “vantagem” para os homens e um “problema” para as mulheres. O fato da altura do parceiro ser mais importante para elas suporta o sistema social do patriarcado, em que os homens são as figuras de autoridade primárias.

“A capacidade masculina de oferecer proteção física está claramente ligada ao estereótipo de gênero dos homens como protetores. E em uma sociedade que incentiva os homens a ser dominantes e as mulheres a serem submissas, a imagem de homens altos pairando sobre mulheres baixas reforça esse valor”, conclui. [ScienceDaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,71 de 5)

20 comentários

  • Patinho:

    Nossa.. Os fatos sendo “politicamente incorretos” ! Os comunistas não vão gostar nada dessa matéria

    • Cesar Grossmann:

      O que isto tem a ver com “politicamente correto” ou “incorreto”?

  • Liza Soares:

    O cara mais incrível e interessante que conheci era bem mais baixo do que eu… Altura nesse caso é completamente dispensável!!!

    • Cesar Grossmann:

      O que dizer, Liza, você não faz parte daqueles 48,9%, só isso. A preferência de fulana ou de beltrana não serve de argumento para invalidar a pesquisa. EVIDÊNCIA ANEDÓTICA É SÓ ISSO, EVIDÊNCIA ANEDÓTICA, E NÃO SERVE PARA REFUTAR OU INVALIDAR UM ESTUDO.

      A propósito, a pessoa que você está hoje é mais alta ou mais baixa que você?

  • Pedro Cunha:

    Tenho 1,80 m de altura e sempre preferi mulheres da minha estatura ou bem próxima tanto pra cima como pra baixo. > Hoje casado c/uma de 1,62

  • Nelson Brockes:

    Escolher pela altura até que vai, mas escolher pela altura e força para ficarem nos metendo em confusão é deprimente.

  • Linda Healler:

    Homens altos são mais bonitos e atraentes fisicamente, entretanto o homem mais incrível que eu já conheci tem só 1,72 *-*

  • Rafael S:

    Não acho que tenha a ver com patriarcado. Quase toda feminista que eu conheço namora com caras altos, e alguns até musculosos. Mesmo elas sendo feministas não abrem mão de certos “machismos” quando estes as beneficiam. E já até vi bastante comentários de feministas dizendo preferir homens altos. Aposto que na Suécia a preferência feminina também é por homens altos, ainda mais pq a média de altura de lá que não para de crescer (seleção natural + bom IDH). Acho que essa preferência é…

    • Rafael S:

      Mas é claro que não estou falando de outras preferências como o rosto, o cabelo, se é magro, se gordo ou musculoso. Mas se tratando de altura, é unanimidade: Todas preferem homens altos. As que se relacionam com homens baixos, são por outros motivos que não são a altura dele.

  • Jacqueline Lemos:

    as pessoas a quem mais amei e admirei eram em média 5 cm menores q eu, esse mito dai ta zuado… huahauha inclusive o atual!

    • Joselito Silva:

      Difícil é acreditar, diante de tanto preconceito machista partindo das próprias mulheres. Você é que acaba sendo um mito.

    • Veth Coelho:

      Você simplesmente não segue esse padrão. Isso não significa que seja um mito, como mostra a pesquisa.

  • amoretudo:

    Homem alto e cheio de postura é lindo de se ver, mas para as baixinhas é desgastante de se conviver…haja salto….

  • Maxiliano Mançano Sanchéz:

    Então a pesquisa prova que mulheres que dão preferência a homens altos, intimamente estão assumido a inferioridade aos homens. As vezes me pergunto, desde quando a inteligência da mulher está acima dos extintos primitivos. Pois qualquer pessoa com um pouquinho de grau de inteligência, irá priorizar as qualidades pessoais pois será com elas que iram casar! Se optar por características físicas exclusivamente, teria dúvida se de fato estão capacitadas em casar! Normalmente diferente disso acaba em…

    • Bianca Santos:

      Provavelmente fala isso por experiência própria. Afinal é típico dos homens procurarem a “beleza interior” nas mulheres não é mesmo?

  • Guilherme Moreira:

    mais q merd* nem com meus 1,90 consigo alguém, pqp

    • Marcelo Ribeiro:

      Tinder.

    • Pedro Cunha:

      Vá pra um país nórdico que lá encontrará o seu eterno amor.

  • Juliana7:

    Nem tão altos, nem tão baixos…

    • Ludo Final:

      Tenho 173 cm. kk

Deixe seu comentário!