As sutilezas e intenções dos sorrisos

Por , em 13.09.2011

O que é um sorriso? É muito mais do que uma expressão alegre: é um ímã social, um medidor de confiabilidade, um dispositivo para difusão da raiva, um caminho para laços interpessoais desgastados, e um lubrificante para manter laços sociais em boas condições de funcionamento.

Tudo isso? Talvez por tamanhas boas características, o puxar dos cantos da boca para cima seja a expressão facial mais reconhecida do mundo.

Quem explicou tudo isso foi Marianne LaFrance, professora de psicologia da Universidade Yale, EUA, que investiga a ciência por trás do sorriso e seu efeito sobre política, trabalho, relacionamentos, e cultura.

Apesar do sorriso muitas vezes sinalizar felicidade, também pode transmitir uma gama de outras emoções, de diversão e constrangimento ao desprezo e decepção.

Há ainda diferenças de gênero no ato de sorrir: estudos sugerem que meninas e mulheres sorriem em média mais que meninos e homens.

Segundo LaFrance, uma razão para isso pode ser biológica. Pesquisadores descobriram que o músculo primário do sorriso, conhecido como zigomático maior, é mais grosso em mulheres do que em homens.

O que eles ainda não sabem, entretanto, é se as mulheres nascem com um músculo do sorriso mais bem-dotado e por isso o usam mais cedo, ou se o músculo engrossa porque elas o usam mais.

Uma segunda explicação poderia ser profissional: as mulheres ocupam mais serviços do setor de empregos como enfermeiras, professoras, assistentes de voo, na qual elas podem ser obrigadas a sorrir mais.

Mas há alguma evidência de que homens nestas profissões sorriem a mesma quantidade. Talvez ambos os sexos reconheçam que sorrir gera mais gorjeta!

Uma terceira razão pode ser que as meninas nascem com uma orientação mais positiva para a socialização. “Muitas vezes são as mulheres que organizam o calendário social, reduzem conflitos, e se preocupam com a vida emocional de outras pessoas”, aponta LaFrance.

Embora os sorrisos normalmente lancem um brilho positivo, nem todos podem ser tomados pelo seu valor nominal: eles têm um lado bom – o prazer de um pai ao ver o primeiro sorriso do bebê -, e um lado negro – um sorriso de duas faces em que a agradabilidade camufla os verdadeiros sentimentos de uma pessoa.

Outra desvantagem é que um sorriso pode ser uma grande máscara, e podemos ser facilmente ser enganados por um. Golpistas costumam usar um sorriso para entrar em nossas boas graças, e psicóticos os usam para parecerem encantadores. “Sorrir é um método que usamos para obter o que queremos, quando outras abordagens diretas não funcionam”, explica LaFrance.

Aqui estão outros fatos interessantes sobre sorrisos:

  • Os psicólogos sociais consideram o sorriso uma expressão facial padrão para as mulheres, e impassibilidade como a exibição de costume facial para os homens.
  • Os sorrisos tipicamente britânicos exibem tanto os dentes superiores quanto os inferiores, enquanto os americanos principalmente expõem seus dentes superiores.
  • Um estudo descobriu que os sorrisos falsos ou deliberados são, em média, 10 vezes maiores do que sorrisos genuínos, provavelmente porque os falsos são feitos para serem vistos.
  • Nos EUA, o emoticon feliz típico é : – ), e o triste : – (. Isso porque os americanos tendem a se concentrar na parte inferior do rosto para expressar emoções. Mas a atenção dos japoneses vai também para os olhos. Sendo assim, (^ _ ^) quer dizer feliz, e (;_;) significa triste.[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • JANE JACK:

    Sorrir é o melhor remedio!

  • magoado:

    Já vi sorriso com choro ….como explicar esta emoção..?

  • Flor de Lis:

    Adoro o sorriso meio torto… aquele só com um canto da boca… muito meigo e charmoso.

  • Rock:

    Tudo depende do que interiormente motiva o sorriso.A sorrisos motivados por maldade , ironia, ira (tipo bem feito), inveja ( a atriz mais hábil), orgulho (etimologicamente conceito exagerado que alguem faz de si próprio), complacência com o delito (nosso ou de outros, ex:filhos),etc.Sorrisos estes que podem amargar a vida de alguem. Ma há sorriso franco, sincero, simpatico (sentir com), alegre, bondoso, amoroso (ops! desculpem a palavra tão pouco em moda), que iluminam a vida de quem o recebe, ainda que não se perceba.

  • EB:

    Cuidado! Sorriso psicopata!

  • Bovidino:

    Sorria. Você está sendo filmado.

  • kolo13ss0:

    podera ser um simpatico, mas a simpatia nao e proporcional ao sorriso, dai qui usa-se o sorriso tambem para mascarar as nossas verdades e intencoes…. se bem qui existe a mania de sorrir por nada…

Deixe seu comentário!