Local de trabalho fechado pode sufocar sua criatividade

Por , em 28.02.2012

Talvez você se identifique com isso: um local de trabalho fechado, pouco arejado e sem a visita da luz do dia. Enfim, um local de trabalho claustrofóbico. Pesquisadores chineses e americanos conduziram um experimento e trazem uma interessante reflexão. Segundo eles, locais muito fechados tendem a reprimir a criatividade e os lampejos de ideia dos funcionários.

O teste foi o seguinte: colocaram voluntários fora e outros dentro de uma caixa de papelão de 1,5 metros de altura por 1,5 metros de comprimento. Os pesquisadores garantiram que nenhuma pessoa se sentisse desconfortável ou sufocada dentro da caixa, e as condições do ambiente interno e externo eram exatamente as mesmas.

Os voluntários passaram por dois experimentos com o objetivo de medir a criatividade. Um deles consistia em colocar juntas as duas metades de porta-copos (chamado popularmente de “bolacha” no Brasil), como uma metáfora de unir pedaços separados de algo. A criatividade veio de associar a metáfora à ação, e as pessoas que fizeram a tarefa ao ar livre tiveram melhor desempenho. Resultados semelhantes foram obtidos quando as pessoas caminhavam ao invés de ficarem fechadas no ambiente.

A ideia geral do experimento é que uma maior interação com o ambiente permite que as pessoas pensem mais abertamente, mais “fora da caixa”. Quando passamos muito tempo tendo sempre os mesmos elementos visuais e auditivos ao nosso redor, nossa criatividade tende a se retrair. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

8 comentários

  • pedro:

    no fundo,resume-se a tempo disponivel .

  • pedro:

    acho que quem pensa isso,nunca fez yoga : ) ,acho que atrofia muito mais viver rodeado de pessoas mediocres que so falam de futebol ,telenovela e outras coisas banais,acho que o grande problema resume-se a falta de tempo que a sociedade impoe com burocracias,carga horaria laboral,ter filhos cuidar deles etc,pagar isto e aquilo,tudo com prazos e sem avisos,dispendemos muito tempo a tratar de situaçoes menores ,para podermos ir mais alem.ainda temos coisas que deviam ser direitos e nao serviços pagos ,como a internet,acesso a museos bibliotecas etc .

  • Marte:

    Se não me engano, Os Lusíadas foi escrito numa cela, em uma prisão. Criatividade ao Camões não faltou.

    Alguns astronautas já tiveram soluções supercriativas para problemas inesperados no espaço.

    O problema está em quem faz o teste. Coloque um mané para trabalhar de frente para o mar e não acontecerá nada criativo mesmo.

    • Dowglasz:

      Na verdade as situações citadas são justamente a FUGA das situações “normais” e repetidas que reduziriam a criatividade.

  • Michel:

    Cara, é muito complicado trabalhar em um lugar fechado, você não vê as coisas acontecerem lá fora, eu trabalho em um lugar assim a um ano e já não estou mais aguentando.

  • Duka:

    Fale isso para os programadores e hackers.

    • Amanda:

      E para os introvertidos

  • Paulo Eduardo:

    Sufoca você por inteiro!!

Deixe seu comentário!