Ascensão e queda do Google Wave

Por , em 5.08.2010

No dia 28 de maio de 2009, a empresa Google lançou, com grande alarde, o projeto Google Wave, plataforma na qual um navegador qualquer daria acesso a e-mail, Messenger, redes sociais e páginas em wiki (com liberdade de edição pelos usuários), entre outros recursos, tudo ao mesmo tempo. Nesta semana, pouco mais que 14 meses após o lançamento do projeto, o Google Wave acabou.

Eis o comunicado oficial da Google: “A Google não pretende continuar a desenvolver o Wave como um produto independente, embora o código permaneça disponível como fonte aberta”. Assim, você pode continuar usando o Wave exatamente como antes, mas a Google não vai mais fazer a manutenção.

Ao que parece, o Google Wave fechou simplesmente porque não pegou. Mesmo após eles retirarem a restrição de que só se poderia entrar na plataforma com um convite, o número de adesões ficou bem abaixo do esperado. O motivo, segundo foi constatado, é que o Google Wave não tem realmente uma utilidade única que não se encontre em nenhum outro recurso da internet.

O que impressiona é o fato do Wave ter sido grande objeto de divulgação e procura durante o ano de 2009, mas poucos meses foram suficientes para fazê-lo cair no esquecimento dos internautas. Resta saber qual será a próxima tentativa da Google para conquistar o público das redes sociais, domínio que eles ainda não conquistaram. [Mashable]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Rodrigo Paim:

    O Google tem de fazer algo realmente novo se quiser conquistar as redes sociais.

    Matheus, o Google não vive só disso. Também é dono do YouTube, DoubleClick, On2 Technologies, GrandCentral, Picnik, Aardvark, AdMob. Cria software e outros aplicativos menos conhecidos no Brasil.

    A questão é que, como toda grande multi-nacional, atua de várias formas, sob vários nomes e através de várias empresas, sacou ?

  • Matheus Matos:

    (Adailton) Dá nem vontade de discutir, pois você já mostrou que é um amante do google.

    Já usei todos os serviços que você citou, aliás, já usei todos produtos do google, conheço todos eles, acompanho a empresa e outras também.

    São serviços muito bons, de alta qualidade, mais sejamos francos, por causa disso ela vai dominar o mundo? É a salvação da humanidade? Há… pelo amor de deus…

    Não são todos os seus produtos que são inovadores e revolucionários, ela pode até ter serviços assim, mais não são todos como você acha.

    Quem é fã é fã, eu também gosto da google, agora ilusão de paixão um dia passa.

    Há, google é uma empresa de marketing? Depois é eu que não falo coisa com coisa…

    Mais enfim, opinião é opinião, cada um com a sua.

  • ADAILTON:

    (Matheus Matos) voce nao esta falando coisa com coisa os projetos do google nao se resume ao chrome uns dos melhores navegador do mundo, e nem sites e buscadores, e mapas coisas que empresas sabem fazer mais o google é uma empresa de markting e produçao das mais variadas tecnologias segue algumas delas:

    google sketchup modelador 3D que aceita diversos formatos 3d

    google adsense que gera lucro para blogueiros

    street viewl nem precisa falar um fenomeno

    orkut amigos do outro lado do mundo se comunicao

    youtube maior portal de video do mundo a segunda maior comunidade perdendo só pro orkut

    o3D modelador 3d para web

    sistema operacional para celular ANDROID

    projetos do Google Labs

    webkit para desenvolvimento de apps em java e javascript

    api do youtube free

    e esqueci o resto que é varias vezes a mais que isso que citei o google nao é uma empresinha brasileira pobre nao é uma empresa gigantesca esta entre as dez maiores do mundo e é uma empresa open soucer nao é como microsoft ou apple que cobrao um absurdo nos seus software nao.

    O PREÇO DE MERCADO DO GOOGLE EM 2010 ERA DE 86 BILHOES DE DOLARES KKKKKKKKKKKK DAVA PRA COMPRAR A REDE GLOGO, REDE RECORD, SBT, REDETV, E BANDE E AINDA SOBRAVA BILHOES KKKK

    SENDO QUE O PREÇO DA RECORD NAO DEVE UTAPASSAR OS 5 BILHOES DE R$.

  • Matheus Matos:

    Na minha opinião o Google não merece tanta ascensão como tem.

    Na verdade o que ocorreu com ela é que lançou um buscador que para época era revolucionário, e isso acabou gerando digamos muitos googolmaníacos.

    Os verdadeiros produtos revolucionários da google, não são muitos, o que poderíamos citar? Buscador, Chrome e Mapas junto com o Street View.

    Se olharmos bem, o restante é Agenda, Docs, Sites, e-mails, e coisas que empresas sabem fazer, não é algo de outro mundo, claro que seus produtos são muito bons.

    Mas todos exageram, é uma espécie de fanatismo, com comentários que o Google vai dominar o mundo e o fim está próximo e blá blá blá blá.

    Mas, é como um cantor quem tem 10 discos com mais de um milhão de cópias vendidas onde na verdade apenas a primeira do primeiro disco realmente estourou em sucesso.

    O Wave é exatamente isso, todos já estavam colocando o Wave como coisa de outro mundo extramente revolucionária só porque era do Google, isso sem nem saber o que era.

    Fica uma mera opinião de um internauta.

    Abraços
    Matheus Matos

  • Maggi:

    Ah, vlw farofa entendi..

  • Raiff:

    Uma vez tentei (procurei) excluir a conta “Wave” da minha conta no google, e vi que não é possível. Quer dizer que eles fecharam um projeto sem dar ao usuário a possibilidade de não usar. Que droga!

  • tripé:

    O que é esse tal de “Google Wave”?

  • Alex Keher:

    As pessoas querem coisas simples e que não façam perder ainda mais tempo com a Internet.

    Seria muito mais fácil se o Google fosse integrando pouco a pouco as redes sociais diretamente na interface do Gmail.

    Imagine acessar o Twitter direto de sua janela do Gmail…

  • Farofa:

    sim maggi, mas o orkut 98% dos usuários são brasileiros, os outros 2% são indianos.
    O que o texto quer dizer com “Resta saber qual será a próxima tentativa da Google para conquistar o público das redes sociais, domínio que eles ainda não conquistaram.”
    É o dominio de redes sociais de nivel mundial, e não apenas de dois paises…
    Eles querem o dominio, do mesmo modo que tem o dominio de pesquisas online (todo o mundo usa o buscador do Google), ou o dominio, por exemplo dos videos online (youtube, todo o mundo usa)…
    entendeu?

  • Artur:

    O Orkut praticamente é usado só por brasileiros…

  • Maggi:

    E o Orkut, nao estaria no dominio do google??

  • Marcio Melo:

    Na verdade foi do “hype” à queda. Nunca o Wave esteve em ascensão.

  • Rafael:

    O blog que eu colaboro inclusive sorteou convites para o wave. Hoje em dia ninguém mais usa o wave pra se comunicar, voltamos aos e-mails e ao msn.

    Eu ainda uso o Wave como um rascunho, já que uso computadores de vários locais durante o dia, e gosto de ter um “arquivo” de links e outras coisas que vejo na internet…

    No mais, o Wave realmente não tem nenhum uso especial.

Deixe seu comentário!