Facebook tenta ficar parecido com o Google+, mas desagrada usuários

Por , em 22.09.2011

Se você usa o Facebook, deve estar percebendo a infinidade de mudanças que estão surgindo no site diariamente. E é claro, os protestos dos usuários que não estão gostando nem um pouco das alterações.

O Facebook pode não admitir, mas a preocupação com o concorrente Google+ é cada vez mais evidente. Afinal, esse é o primeiro concorrente que realmente parece ter peso em muitos anos. Mesmo com uma enorme vantagem, o Facebook tem feito uma série de mudanças que estão fazendo com que se aproxime cada vez mais dos círculos do Google+, uma das maiores sacadas da nova rede social.

A tentativa de apropriação dos círculos pode ser observada em vários novos recursos do Facebook. Agora existem as listas de amigos, em que pessoas são listadas separadamente de forma automática caso elas tenham estudado ou trabalhado no mesmo lugar que você, ou sejam membros de sua família.

Já a lista de “amigos próximos” é o próprio usuário que preenche. Com esse recurso, é possível ver as atualizações dos seus melhores amigos sempre na parte superior do site.

Agora, adicionar um novo amigo não é apenas apertar um botão: quando você faz isso surge uma série de possibilidades de classificação. Na hora de compartilhar uma mensagem ou arquivo, será possível limitar a transmissão para apenas algumas pessoas de listas específicas.

Na semana passada, os usuários devem ter percebido que apareceu um botão “Assinar” nas páginas de perfil. As pessoas podem clicar nesse botão e automaticamente conhecer todas as atualizações de alguém nos mínimos detalhes – uma boa notícia para os stalkers de plantão.

O Facebook também adicionou um “Ticker” (para lembrar o Twitter, talvez?) acima da área das notificações, que compartilha atualizações em tempo real, dando aos usuários menos tempo de remover mensagens embaraçosas – mas dando alegrias imediatas aos amigos que vão descobrir a última coisa que o gatinho da pessoa fez, antes dela resolver deletar a mensagem boba).

Se essas mudanças são boas ainda é difícil dizer, mas muitas pessoas já estão zombando a rede social, perguntando se esse seria o “Facebook+”.

Basta abrir o Facebook para se deparar com dezenas de reclamações dos usuários, como Brandi Genest Weeks: “Francamente eu não quero que o Facebook decidida quem é mais importante na minha vida. Eu quero que meu feed de notícias siga cronologicamente, e se eu quiser esconder as mensagens de alguém, eu mesmo faço isso. Pare de mudar Facebook. Você está se tornando MySpace e saí de lá por alguma razão.”

Será que o Facebook é tão inteligente a ponto de decidir quais são os amigos de uma pessoa e o que ela quer ver? É difícil acreditar que sim, e talvez seja por isso que as pessoas estejam tão irritadas.

“Algo tão simples como um pedido de amizade se transformou em uma dor de cabeça com tantas opções. O bate-papo, em vez de apenas mostrar todos que estão online, agora está dividido em grupos que o Facebook acha que eu quero falar”, protesta o usuário Raymond J. Schlogel.

Certamente comentários como esses estão recebendo muitos “curtir” pelo Facebook. No entanto, houve uma minoria que apoiou igualmente as alterações no site. De qualquer forma, é impressionante o quanto o Facebook vem se renovando rapidamente, mesmo que os usuários nunca tenham pedido por isso, de maneira geral. [DailyTech]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

10 comentários

  • Jehmerson Pereira:

    eu acho que o facebook so tentou se atualizar

  • rogerio727:

    eu acho o Facebook horrível de se navegar, tanto é que deletei o meu, é um labirinto de informações, ele é muito mal desenhado, o layout é horrível.

  • Beth Oliveira:

    Acho que o povo tem medo do que não conhece, qndo o Orkut foi modificado, todo mundo reclamou, mas ao mesmo tempo continuou usando e viram as facilidades da nova versão, o google + é uma porcaria, eu tenho pq isso é automático para quem tem uma conta no google, assim como tudo na vida precisa de uma renovação, o Facebook tbm precisa se atualizar.

    E nessa vida nada se cria, tudo se copia, o que a gente acha q foi inventado agora, na verdade é uma cópia melhorada de algo do passado..

    Eu aprovei as mudanças..

    #VaiFacebook!!!

  • kid:

    Sou suspeito pra falar: to fora da exposição gratuita e a perda de tempo gerada pelos sites sociais. Nunca tive e me parece que nem vou ter.

  • Amigo:

    Uia! Então o poderoso Mark Zuckerberg está se sentindo ameaçado? kkkk

  • Thiago F.:

    O orkut tem essas listas automáticas a mais de um ano.

  • Celito Albuquerque:

    Se não fosse o Google, Tio bill, Facebook e quetais nos venderiam coisas caríssimas. Viva os produtos Google. (Não é spam).

  • Jean:

    sempre quando tenta inovar algo
    jah começam a criticar
    deviam voltar pro windows 95 e pra epoca em q o orkut era o soberano
    quem sabe assim eles naum agradam

  • Xandy:

    Provavelmente o seu Andy, ainda não modificou, a atualização esta sendo gradativa, e logo logo chegará a todos, mas garanto foi um ctrl+C no Google+.

  • Andy:

    Eu num percebi foi nada… uheuhehue

Deixe seu comentário!