Assista o salto de paraquedas mais maluco da história

Por , em 8.10.2012

Pular de paraquedas é uma atividade tão radical que muita gente fica com frio na barriga só de ver cenas de pessoas pulando do avião. Mas isso parece fichinha perto do que o paraquedista austríaco Felix Baumgartner irá fazer hoje, dia 9 de outubro.

Ele irá fazer o salto livre mais arriscado da história do paraquedismo, em uma altura inédita: 36.600 metros, a partir da borda da estratosfera. A façanha, que está sendo planejada desde 2010, é patrocinada pela marca Red Bull, motivo pelo qual a missão foi batizada de Red Bull Stratos.

Você pode conferir todos os vídeos da preparação de Baumgartner e o salto ao vivo no site da missão Red Bull Stratos.

O salto

A missão Red Bull Stratos tentará todos os limites humanos em questão espacial. Apoiado por uma equipe de pesquisadores, Baumgartner irá saltar de 36.600 metros de altura de um balão estratosférico de hélio.

Seu salto em queda livre em direção à Terra atingirá velocidades supersônicas – o que nenhum ser humano alcançou sem nenhum equipamento motorizado. A tentativa de Baumgartner de ousar limites atmosféricos tem o potencial de fornecer informações valiosas para futuras investigações científicas.

Preparação

A equipe da missão Red Bull Stratos reúne os principais pesquisadores do mundo em conhecimento aeroespacial, engenharia e na criação da roupa de Baumgartner e do balão. No dia 15 de março de 2012, Baumgartner fez um salto teste, no Novo México (EUA). Neste dia, ele saltou de uma altura de mais 21 mil metros.

Confira todos os vídeos da preparação aqui.

O que poderia dar errado?

Baumgartner vai fazer o maior salto da história apenas com sua roupa pressurizada e seu paraquedas. Perigoso? Muito, e o paraquedista sabe disso. Ele e o patrocinador Red Bull afirmam que se consideram preparados para os riscos.

São vários os problemas que poderiam aparecer com o salto que pretende quebrar todos os recordes antigos. Um deles seria que o corpo do paraquedista poderia começar a rodar em uma rotação descontrolada. Com isso, Baumgartner poderia ficar cego temporariamente. O fluxo de sangue para a cabeça poderia causar uma hemorragia cerebral que poderia ser fatal. Por esse motivo, o paraquedas especialmente alongado será essencial para ajudar a estabilizar a descida.

▪ Como sobreviver à queda de um avião sem paraquedas

Se a pressurização não estiver adequada, o sangue de Baumgartner poderia ferver. A falta de pressão pode fazer com que bolhas de ar se formem no sangue e o esquente muito. A despressurização também pode fazer com que o corpo inche em poucos segundos. Foi isso o que aconteceu com o paraquedista Joseph Kittinger, em 1960, quando ele saltou de uma altura de 31 mil metros, e suas mãos aumentaram duas vezes de tamanho na descida.

A roupa de Baumgartner foi especialmente projetada para evitar esses problemas. O macacão também o protegerá de temperaturas baixas. O paraquedista poderá enfrentar um frio de até 68 graus Celsius negativos. Para evitar qualquer complicação, uma equipe médica ficará de prontidão o esperando no chão.

Como dá para perceber, quebrar um recorde tão radical não é uma tarefa fácil. Nem muito segura. Vamos aguardar para ver se o salto mais maluco da história vai dar certo. [Gizmodo/LiveScience/Red Bull Stratos]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • The Solar System:

    Red Bull da asas 🙂

  • Aristides Silva:

    Extraordinário… Obrigado por me manter informado com excelente material científico informativo.

  • Al Bene:

    Notícia desatualizada. Já tem três dias que o salto foi adiado para 09.10.2012 por causa de uma frente fria e ventos.

    • Murilo Mazzolo:

      mas está escrito na matéria, bem no começo, no fim do primeiro parágrafo, que o salto será dia 9 de outubro… onde está desatualizado??

Deixe seu comentário!