Como descongelar uma enorme turbina eólica usando um drone gigante
Com a evolução da tecnologia dos drones, cada vez nos surpreendemos mais com as diversas maneiras de utilizá-los.
O vídeo abaixo mostra uma aplicação que você provavelmente nunca imaginou antes: descongelar uma gigante turbina eólica.
Aerones
O drone da filmagem foi construído pela empresa letã Aerones, especializada em veículos aéreos não tripulados de serviço pesado. Suas poderosas aeronaves têm até 36 hélices e podem elevar até 100 quilos.
Nesse ramo há anos, a Aerones diz que seus drones têm uma variedade de usos potenciais, incluindo cenários de resgate, combate a incêndios em prédios altos, entrega e limpeza industrial.
É justamente a função de limpeza industrial que entrou em destaque recentemente. Para descongelar a neve das pás de uma turbina eólica, o veículo da Aerones pulverizou água a até 100 litros por minuto em todas as hélices. Como fica “ligado” na energia através de um fio, pode permanecer no ar indefinidamente.
Mais rápido, mais barato e mais seguro
A limpeza das turbinas por drones custa cerca de US$ 1.000, em comparação com um gasto de US$ 5.000 para que seres humanos fizessem o mesmo trabalho. Além disso, o drone é mais rápido e mais seguro do que mandar alguém lá em cima.
O processo é bom para manutenção geral, mas também ajuda a aumentar a eficiência da energia gerada.
Se neve e gelo se acumulam nas lâminas de uma turbina, ela reduz a velocidade na qual produz energia e pode até mesmo paralisar completamente.
O CEO da Aerones, Janis Putrams, disse ao portal The Verge que a empresa ainda está em processo de obter financiamento para ter seu sistema totalmente comercializado, mas que está “recebendo muito mais pedidos [por serviço] do que pode atender”. [TheVerge]