Assustador: um astronauta escapa pelo espaço?

Por , em 9.03.2015

Uma imagem que dá calafrios. Um astronauta parece flutuar para longe da Estação Espacial Internacional, gira fora de controle, orbita o planeta Terra por sete meses antes de mergulhar na atmosfera, queimando e se desintegrando. Uma cena terrível, que se parece com toda a agonia do filme Gravidade, mas o vídeo acima é real. A diferença é que nenhum ser humano estava dentro do traje e foi tudo programado.

Na verdade, as imagens são do lançamento do SuitSat, um satélite baseado em um antigo traje de astronauta, que aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2006.

De acordo com Frank Bauer, do Goddard Space Flight Center da NASA, o SuitSat – que pode ser traduzido como Traje Satélite – é uma ideia russa. “Nossos colegas russos da Estação Espacial Internacional pensaram: ‘Talvez possamos transformar roupas espaciais velhas em satélites úteis’”.

Como você pode ver, além de transmitir mensagens de voz de estudantes de todo o mundo e alguns dados de telemetria, o SuitSat-1 também é uma ideia realmente assustadora. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Sérgio Castilho de Oliveira:

    Reciclar um um traje tão caro e de uso tão específico é infinitamente menos assustador que jogar fora roupas usadas só porque saíram de moda

    • Cesar Grossmann:

      A não ser que reciclar custe tão ou mais caro que um traje novo… Tem coisas que simplesmente não vale a pena reciclar.

Deixe seu comentário!