Assustado? Calma: você não é o único que vê o que não está ali

Por , em 1.08.2011

Vendo fantasmas por aí? Pesquisadores afirmam que você não tem com o que se preocupar: essas coisas não existem – e você também não é o único que está vendo imagens assustadoras.

O psicólogo, professor e ex-mágico Richard Wiseman analisa esses fenômenos psíquicos através do prisma da ciência. Segundo ele, os homens acreditam em atividades paranormais porque parece reconfortante. Se a pessoa está doente, há um curandeiro que diz que pode ajudar; se você perdeu alguém que ama, há um meio de entrar em contato; tudo isso serve de consolo.

Os que afirmam ter tido experiencias paranormais sabem que isso é muito atraente para certos grupos. E esse tipo de crença é um fenômeno mundial: aproximadamente 40 a 50% das pessoas no Reino Unido afirmam ter tido uma experiência paranormal. Nos EUA, essa taxa chega a subir para 90%.

São estatísticas aterrorizantes, mas não surpreendentes, já que todos os canais de televisão transmitem programas sobre o assunto: é uma cultura bem disseminada.

Veja o exemplo de um local incrivelmente (e incomumente) frio, que nem os animais escolhem para viver: esses lugares são tidos como assombrados. Porém, os mais céticos afirmam que é apenas uma diferença de padrão térmico ou um baixo tráfego de ondas sonoras ou vento. Inclusive, os animais são melhores do que os humanos para detectar essas variações.

Por isso, quando o gato da família começar a agir estranho, nada de correr pela casa gritando. Se um animal está com medo ou se mostra vigilante, é uma sugestão para que os humanos ajam da mesma forma.

Quanto às pessoas que dizem sentir uma presença assustadora durante o sono (incluindo aquelas que acordam dizendo que não conseguem se mover), fique tranquilo, pois parece haver uma explicação: quando as pessoas sonham, o corpo se paralisa para que elas não ajam como se estivessem acordadas. Mas, às vezes, há uma confusão entre a vigília e o sonho que podem causar imagens bizarras e um despertar antecipado. Depois que se compreende, não é tão aterrorizante assim, né? Mas não estamos jogando pedras em quem acredita. De qualquer forma, quem somos nós, meros seres humanos, para afirmar veementemente que forças sobrenaturais não existem?[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

91 comentários

  • micka:

    se existe o céu e o inferno, pessoas e demônios, nem nos e nem a ciência poderá explicar, existem fatos e fatos deixam espaço para duvidas.

  • William Moraes Corrêa:

    QUANTA IDIOTICE. QUEM ESCREVEU ESE TEXTO? FANTASMAS EXISTEM. CLARO. TODOS NÓS TEMOS ALMA. É NOSSA ENERGIA VITAL. SE NÃO FOSSE ASSIM, NÃO EXISTIRÍAMOS. FANTASMAS SÃO ESPÍRITOS, SOMOS NÓS. TODOS NÓS TEMSO ESPÍRITO. E CLARO QUE DEUS EXPLICA TUDO. ELE É A FONTE DE TODA CRIAÇÃO. OBVIAMENTE, TUDO TEM UMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA. MAS, MUITA COISA ESTÁ LONGE DE NOSSO ALCANCE ATUAL. CLARO QUE EXISTEM FENÔMENOS “SOBRENATURAIS”. SOMOS UM PONTINHO EGOISTA NUM UNIVERSO SEM FIM. AINDA ESTAMSO NO JARDIM DE INFÂNCIA. E NADA A VER ESSA DO CÉREBRO PARALISAR O CORPO DURANTE O SONO.EXISTE, SIM, O ESTÁGIO DE SE FICAR ENTRE O SONO E O DESPERTAR. E EXISTEM ENERGIAS VITAIS POSITIVAS E NEGATIVAS. VOCÊS ESTÇÃO BRINCANDO DE FAZER CIÊNCIA. UMA CIÊNCIA FALSA E SEM SENTIDO, SE AUTOENGANAM. POR ISSO, A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO TERRESTRE RI DE VOCÊS.

    • Lucas Sonaglio:

      É sério esse seu comentário ou vc tá só zoando?

  • junio:

    Eu tenho um segredo para isso ore todos os dias peça para deus abençoar sua casa e sua familia agradeça por mais um dia de vida e durma bem!! mas para isso tem que orar com fé….

    • Carlos Anderson Rodrigues:

      segredo esse que num site científico muito dificilmente será ouvido ou vc não prestou atenção a matéria que é ateísta ou agnóstica como a maioria que está lendo essa matéria ou seja não acreditam em deus algum.

  • jandarke:

    o alexandre em palavras bonitas ,definiu a mente de um crente. o parecer dele crente e doente. ele falou em humildade e sabedoria porem eu te digo que as coisa de DEUS e loucura para o homen. DEUS te faça muito feliz sempre.

  • wainer:

    Desde a queda da igreja católica que dominou o mundo os homens achavam que Deus explicava tudo, a vida era obra dele, e tentações do Diabo… quando perderam o poder, como última cartada separaram a ciência do sobrenatural impondo o materialismo ao mundo e virando apenas o outro lado da moeda, consequentemente continuando no poder, a física quântica mostra como as outras dimensões existem, e que quando morremos nossa energia fica apenas menos densa existindo criando suas colônias e retornando quando nescessário.
    Afirmar categóricamente que se sabe de todos os processos do cérebro é se alto-enganar por ter limites em se estudar sériamente o sobrenatural, que na realidade só o é por ser taxado de superstição ou coisa assim, tenho provas incontestáveis da existência desses “espiritos”, converso com eles, e os mesmos tem até a chave cientifica para serem estudados, mas depois de ruir a igreja, em nosso mundo altamente ocidental, nos voltamos para o conforto de explorar ao máximo os recursos do planeta tornando o que se toca por Deus, e o resto superstição…é mais fácil assim explicar os mistérios e ninguém se mete com o comercio de almas pregado pelas religiões.
    O problema é que cada dia mais nos afastamos da fonte energética da criação e temos que suga-las uns dos outros, com brigas, guerras, discussões..etc. então quando ganhamos algumas dessas a pessoa fica encurvada como derrotada sem saber, e a outra se enche de energia, muitos sabem até controlar isso e fazem de propósito, com conhecimento de causa mesmo…
    É preciso nos voltar a espiritualidade de maneira séria ao invés de txarmos como loucos, ou problemáticas essas pessoas que apenas enxergam um pouco mais.
    Essas explicações materialistas encerram qualquer estudo sobre isso e fica fácil explicar assim.

    É como achar que a Biblia tem a respostas de todo o universo encerrada em algumas páginas, como se o mesmo coubesse nisso.

  • Louis:

    Eu gostaria de nao ver, e nem acreditar, mas infelizmente desde criança eu sou perturbado com visoes e presenças inexplicaveis. Ja me conformei, mas nao digo jamais que me acostumei. Nao deixo isso atrapalhar a minha vida, a única coisa que realmente me poe medo, é a ira de Deus, o resto é resto

    • Ze da Feira:

      Tambem tinha isso e fui a um psicologo. Fui diagnosticado como sindrome do pânico. Não me interessa o nome que eles deram mas me receitaram um antidepressivo Lexapro 20mg, depois que eu passei a tomar nunca mais tive as visões e sensações. Hoje me sinto muito melhor e já baixei a dosagem para 5mg/dia.

      Acho que sei como você se sente , não deixe isso continuar procure ajuda de um psicologo, você não vai se arrepender

    • Germano Augusto:

      Vi um documentário na TV Escola sobre esquisofrenia. Um rapaz ouvia vozes o tempo todo ao ponto de essas vozes acabarem sendo mais fortes que as vozes reais. Ele foi diagnosticado e passou a tomar medicações, as vozes diminuiram, segundo ele, a ponto de nao atrapalhar mais e ele pôde voltar a trabalhar normalmente.

      Já uma menina via um homem de preto que ficava o tempo todo “tentando matá-la” (segundo a descrição dela). Levaram-na a um psiquiatra e tantaram vários remédios, um de cada vez. Não houve sucesso e ela teve que aprender a viver com esse cara o tempo todo olhando para ela, felizmente a sensação de sofrer atentado passou por conta de pura boa vontade dela.

      Não digo com isso que vc esteja mentindo, mas se vc pode ser ajudado, seria pelo menos insteressante tentar?

  • claudemir da silva:

    quem samos nós pra julgar se é certo ou errado uma coisa ou outra mas que existem mistério nesse mundo existem

  • Antonio Carlos:

    Interessante!… Imagine se você comeste a mesma comida que seu irmão comeu. Não será possível, ou será que ele regurgitar você comeria? Se ele viu uma luz, e comenta: que luz bonita! você viu? Mas você estava olhando para outro lado, e, não viu. Agredita nele ou não? Todos nós temos uma posição de audição, visão, tato, olfato, paladar e o sexto-sentido. O sexto-sentido é o que nos dá o maior poder da verdade ou mentira. Aí vem o que causa uma das maior polêmicas do que é “verdade ou mentira”. Olhe para o Céu, quantas estrelas. Foi você quem fez? A chuva foi você que abriu uma torneira? O Sol. Será que foi aceso com gasolina? Ou com um fósforo? Este é um dos motivos que gosto de ser Autodidata: instruir por mim mesmo.

    • Germano Augusto:

      Fui só eu a não entender nada que esse cara falou?

    • Ney Glauber:

      Germano, você não está só. Apenas para abrir debate, podemos tecer algumas considerações ao texto do Antonio Carlos. Vejamos:

      1 – A questão inicial, onde aborda a volatilidade do real, parece que o Antonio Carlos, apesar de “autoditada”, envereda pelos caminhos de Heráclito.
      Eu até concordo com Heráclito, mas não desprezo as observações de Parmênides. Fazendo uma junção das teorias, poderia dizer que o homem está sempre se modificando e, desta forma, consegue ser sempre o mesmo. (ver a questão do referencial – mundo/sociedade);

      2 – Quanto ao segundo tema (sexto-sentido), tenho mais restrições. Não nego a existência de nada, mas me recuso a tentar explicar o “até então desconhecido” a partir de premissas não verificadas e validadas. O sexto-sentido, mantendo as proporções, assume o lugar do objeto mítico, tentando explicar o “desconhecido” .

    • kiddo:

      será que foi esse lance de autodidata que deixou ele assim ? hehe… isso de vez em quando é perigoso !

    • ZEcaAfonso:

      Wtf, isso tudo para dizeres que acreditas numa mentira inventada a mais de 2 mil anos?

    • NEY GLAUBER:

      Zeca, concordo que várias referências bíblicas, não apenas do NT, mas sobretudo do AT, são figuradas e não devem receber o crédito histórico/científico. Contudo, a verdade histórica não é o objeto de um texto sacro. Não devemos abominar um livro pela interpretação que ele recebeu dos homens ao longo da história.

      Fico pensando qual o motivo que não vemos tamanha animosidade aos livros sacros de outras crenças: Alcorão, Talmud, Gita, Livro do Tao, Livro dos Espíritos… entre tantos.

      – Outra questão: Qual o motivo que leva as pessoas “ditas intelectuais” a não reconhecer o homem Jesus de Nazaré como um expoente para toda a cultura oriental?
      – Qual foi o grande ERRO doutrinário que ele cometeu?

      – Porque gostamos de Sócrates, Platão, Hegel, Marx, Freud, elogiamos até mesmo os Pré-socráticos (Thales ,Anaximander, Anaximenes, Pythagoras, enophanes, Empedocles, Leucippus, Anaxagoras, Democritus, entre outros)pensadores que nada ou quase nada sabemos?

      Zeca, ser racional e científico não é apenas dizer que é MENTIRA. O ônus da prova recai sobre nós. Devemos PROVAR

  • ronaldo jose andrade de souza:

    EL NINÕ SIGNIFICA O MENINO – MENINO JESUS-. NOME DADO ÀS COISAS ESQUISITAS QUE ACONTECEM NO PLANETA QUE A CIÊNCIA NÃO CONSEGUE EXPLICAR.ENTÃO SÓ ELE EXPLICA SEGUNDO OS CIENTISTAS.

    • Renato Rodrigues:

      valeu, gênio…explica então de onde vem o termo la niña, q é o oposto do el niño…¬¬

    • Renato Rodrigues:

      fora q el niño é apenas um evento natural e não tudo de esquisito que ninguém explica…el niño é um aumento da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico… -_-“

    • Germano Augusto:

      Sua mente é doentia

  • ronaldo jose andrade de souza:

    Na música do cidade Negra ” Firmamento” diz: “entre o céu e o firmamento existem mais coisas do que julga o nosso próprio entendimento” Jesus também disse isso, mas não nas mesmas letras com dize amúsica.Lembrem-se da ideia do espanhoes: EL NINÕ. o que está acontecendo hoje no mundo só ele expica. Os próprios cientistas já aderiram a essa verdade. E vocês, estão esperando o que? Acredito e só vivo para ELE.Será que não conseguem perceber nada em suas frente?Acredite quem quiser. Está com Jesus Cristo é o mair prazer do mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • jandarke:

      estou de acordo com ronaldo andrade de souza DEUS TE abençõe sempre.

  • ronaldo jose andrade de souza:

    Não acredito na ciência em alguns casos.Jesus falou que a ciência irá se confundir com ela mesma. “O ovo tem colesterol ou não tem.Um dia dizem que sim, outro dia dizem que não.” Todo dia vemos falar sobre a importância dos alimentos, mas todo dia muda o tipo de vitamina de algumas alimentos. Afinal, a vitamina A e boa ou não para os cabelos a vitamina C funciona?! Conheço cachaceiro que bebeu desde a adolescência e morreu sem sinal de cirrose, e muitos que bebiam com moderação morreram de cirrose.Tenho um tio que frita um ovo e despeja a gordura no pratodesde a infância, só come comida gorda e nunca teve colesterol alto.Manda a ciência explicar isso. Quem rege o mundo é Jesus, o resto é bobeira.A ciência está ficando esquisita.Sempre em cima do muro, como diz Jesus Cristo

    • Renato Rodrigues:

      ovo tem colesterol…ninguém duvida disso, animalzinho…para de falar besteira e de profanar o nome de Jesus…¬¬
      babaca…-_-“

  • ronaldo jose andrade de souza:

    Não acredito na ciência em alguns casos.Jesus falou que a ciência irá se confundir com ela mesma. “O ovo tem colesterol ou não tem.Um dia dizem que sim, outro dia dizem que não” !!!! A ciência está ficando esquisita.Sempre em cima do muro, como diz Jesus Cristo.

  • Bruna Mattos:

    É muito mais interessante imaginar que, sim, existem forças paranormais ou sem explicação acontecendo nos âmbitos mundiais. Mas eu, particularmente, procuro sempre uma explicação sem rusgas e nem qualquer falha, e nesse campo é tudo muito vago. Tudo muito abstrato, relativo. Tenho medo da minha mente, criando peripécias desse assunto, vez que outra, saio assustada

  • Alan Jorge:

    O homem encontra santidade naquilo que crê e beleza naquilo que ama.”
    Ernest Renan

    A frase desse filosofo, define praticamente tudo, mas, somente para aqueles, que conseguem compreende-la …, Se não consegues provar o que imaginas que sabes, Não seria conveniente expressar-te. Alan Jorge

  • Paulo:

    Só acho que é muita presunção humana crer que somos os únicos no universo e que saebmos tudo a respeito das manifestações divinas. Realmente, certos “fenômenos” tidos como paranormais não passam de acontecimentos naturais simples de explicar.

    Se querem criticar Chico Xavier… pensem primeiramente se realmente conehcem sua história. Não critique sem conhecer. E como já disse Jesus Cristo “è mais fácil ver o cisco no olho do outro do que ver o argueiro no próprio…”

  • Germano Augusto:

    Acho bizarro acreditar em atividade paranormal. Todo mundo que conheço que diz ter experimentado isso é muito tendencioso, ou seja, quer muito que isso seja verdade ou acha legal as pessoas perguntarem como foi que a atividade aconteceu, etc.

    Mas tem um modo muito simples pra provar, por exemplo, que espíritos são coisa de nossas cabeças que as pessoas que os ouvem/vêem não querem fazer. Estão dispostos a tentar?

    Pois ,se eu disser que consigo levitar, você imediatamente acreditaria ou me pediria para provar?

    1. Pois bem. Chame alguém que você conhece que diz ouvir espíritos e não diga a ele/ela que você fará um teste;

    2. Pergunte se essa pessoa está ouvindo algum espírito no momento;

    3. Quando ela disser que sim, pergunte se esse espírito consegue ver ou ouvir o que nós mortais vemos;

    4. Peça a pessoa que ouve/vê espíritos para pedir gentilmente ao espírito que lhe acompanhe ate outra sala;

    5. Lá na outra sala, desenhe algo num papel ou fale alguma frase baixinho, para que o visualisador/ouvidor de espíritos não o ouça;

    6. Peça ao espírito que diga ao visualisador/ouvidor o que vc disse/desenhou;

    7. Volte e pergunte ao visualisador/ouvidor o que o espírito lhe disse;

    8. Compare o resultado.

  • Alan Jorge:

    O homem encontra santidade naquilo que crê e beleza naquilo que ama.”
    Ernest Renan

    A frase desse filosofo, define praticamente tudo, mas, somente para aqueles, que conseguem compreende-la …, Se não consegues provar o que imaginas que sabes, Não seria conveniente expressar-te.

  • Beth:

    Com todo o respeito a esse senhor psicólogo, professor e ex-mágico, Richard Wiseman, que disse ter analisado fenômenos psíquicos através do “prisma da ciência”… Pois bem. Afirmo que, até o presente, nenhum homem de ciência, nenhuma universidade, enfim, a comunidade científica inteira não provou absolutamente nada, por a mais b, que “fantasmas” não existem. Veja bem! O Dr. Wiseman disse ter “analisado”… Ô amigooo! Falar que fantasmas não existem é, além de uma generalidade muitíssimo cômodo, uma grande leviandade. Na base do “achismo”, qualquer um pode se arvorar em “cientista” e sair por aí escrevendo, falando, espalhando o que quiser. Outra coisa: fenômenos, ainda que muito estranhos, só podem ser naturais. Não existem “fenômenos sobrenaturais”, portanto, se existem é porque fazem parte da Natureza. Por outro lado, há que se levar em conta o termo “fantasma” que comporta três significados: a)Etimológico; b) Alucinativo; e c)Espírita.
    Observemos então:
    a)Etimológico – é o mesmo que r disforme, Espectro, Sombra, Visão Medonha e outras coisas.
    b) Alucinativo – aquilo que realente não existe senão na mente, aquilo que é criação alucinatória de fatos e coisas.
    c)Espírita – Sob a ótica espírita, é o mesmo que Espírito, ou Alma, no aso para diferenciar de Espírito desencarnado, isto é, sem corpo físico, ou conforme a discriminação algo confusa de alguns psiquistas, Duplo Etéreo, Corpo Astral, Corpo Fluídico, Corpo Mental e outras designações. Eu, particularmente, prefiro a concepção espírita, afinal não desejo, depois de minha morte, ser chamada de fantasma no sentido de uma sombra ou de um espectro, ou de uma coisa sobrenatural qualquer que vaga a esmo, sem compromisso, sem nenhuma responsabilidade, sem futuro nenhum.

    • Beth:

      Com todo o respeito a esse senhor psicólogo, professor e ex-mágico, Richard Wiseman, que disse ter analisado fenômenos psíquicos através do “prisma da ciência”… Pois bem. Afirmo que, até o presente, nenhum homem de ciência, nenhuma universidade, enfim, a comunidade científica inteira não provou absolutamente nada, por a mais b, que “fantasmas” não existem. Veja bem! O Dr. Wiseman disse ter “analisado”… Ô amigooo! Falar que fantasmas não existem é, além de uma generalidade muitíssimo cômoda, uma grande leviandade. Na base do “achismo”, qualquer um pode se arvorar em “cientista” e sair por aí escrevendo, falando, espalhando o que quiser. Outra coisa: fenômenos, ainda que muito estranhos, só podem ser naturais. Não existem “fenômenos sobrenaturais”, portanto, se existem é porque fazem parte da Natureza. Por outro lado, há que se levar em conta o termo “fantasma” que comporta três significados: a)Etimológico; b) Alucinativo; e c)Espírita.
      Observemos então:
      a)Etimológico – é o mesmo que r disforme, Espectro, Sombra, Visão Medonha e outras coisas.
      b) Alucinativo – aquilo que realente não existe senão na mente, aquilo que é criação alucinatória de fatos e coisas.
      c)Espírita – Sob a ótica espírita, é o mesmo que Espírito, ou Alma, no aso para diferenciar de Espírito desencarnado, isto é, sem corpo físico, ou conforme a discriminação algo confusa de alguns psiquistas, Duplo Etéreo, Corpo Astral, Corpo Fluídico, Corpo Mental e outras designações. Eu, particularmente, prefiro a concepção espírita, afinal não desejo, depois de minha morte, ser chamada de fantasma no sentido de uma sombra ou de um espectro, ou de uma coisa sobrenatural qualquer que vaga a esmo, sem compromisso, sem nenhuma responsabilidade, sem futuro nenhum.

    • Germano Augusto:

      Depois que você morrer, os vivos lhe chamarão do que quiserem.

  • Jean:

    Eu venho aqui há tempos e as matérias são muuuito interessantes. Pena que o site é muuuuito visitado por pseudo cientistazinhos e falsos intelectuais, como podemos ver nos comentários. Mentes que não entendem nem o comecinho de um caso de filosofia querem dar palpites pseudo científicos, hahaha. :/

  • Jorginho:

    KKKKKKKKKKKKKKK!
    Estão mesmo maquiando tudo!!!
    …Tudo é nossa imaginação…
    Nem mesmo existimos, somos mesmo um amontoado de átomos!!!
    Se isso não é tendecioso, então estou no planeta errado!
    Nem vou dá o luxo de comentar tal post.
    Que fiquem os inteligentes debatendo algo “preto no branco” e, falem qualquer asneiras… isso também lhe são permitido. “Papel aceita tudo”.
    Provar que é bom, ainda nenhum lado provou.
    Tenho minha convicção e minha experiência…
    Agora acredite no que quiser!
    Tchau pessoal e boa perda de tempo! kkkkkkkkkkk

  • ALX:

    CHICO XAVIER!!! Preciso dizer mais alguma coisa? Agora, de fato o medo pode sim fazer as pessoas ouvir e ver certas coisas que não existe, mais se for levar tudo pelo lado da ciência, o existir perde o significado completo, concordam?

  • Claudette:

    Politica,religiao e futebol sao coisas complicadas de comentar.

  • Marcos:

    Já percebi que aqui anda tendo muita CENSURA. Mando os comentários e não são liberados!!!

  • Marcos:

    Parabéns ao autor da matéria (senhor Richard), conseguiu “tacar” tudo que ele acha de paranormal no mesmo saco pra dar uma explicação simplória e padrão. É tão padrão que sempre quando surge um cara desses pra tentar explicar esses fenômenos aos “olhos da ciência” o texto sempre termina com a paralisia do sono, realmente que falta de criatividade.
    Olha essa “Segundo ele, os homens acreditam em atividades paranormais porque parece reconfortante”. Mais uma vez vemos ele cometer o mesmo erro, esse Richard gosta de generalizar. Antes de falar abobrinhas e ficar no control c control v vai pesquisar senhor Richard, procure a verdade por você mesmo e não ficar repetindo que nem um papagaio o que os outros falam, vai aprender muito mais do que ficar sentado aí no seu divã.

  • Roberto:

    Isso mesmo fantasmas não existem…quando a gente morre acaba tudo…então porque vou ser uma pessoa honesta? isso mesmo! vou virar politico!! votem em mim nas próximas eleições!! prometo acabar com esses caras que ficam dando uma de morto por aí…

    • xd:

      Nao faz sentido!!! Entao vc e reigioso apenas para ir pro ceu, ah mas que conveniente ne xD Independentemente de vida apos morte ou nao, com educacao vc sabe o que e certo ou errado,Pessoas religiosas sao muito piores que ateus !!

    • Fernando Sávio:

      Não faz sentido tua afirmação XD..
      Apesar de eu concordo com você!

  • Garcia da Montana:

    Bem eu creio em uma inteligencia suprema que esta além da compreensão humana ,Que esta em uma dimensão intocavel impalpavél e imperceptivel.Local onde se materialisa esta inteligencia que fez tudo no universo pois creio que o universo é infinito pela simples razão que se tem fim ;este final esta dentro de alguma coisa ;que também tera um final
    .Portanto a logica leva a crer no infinito e que comppartilhamos de um mesmo espaço em diferentes dimensões

  • Ronaldo:

    Quanta bobagem em tão pouco texto. Sentidos humanos limitadíssimos realmente não se apercebem de quantas dimensões existem nos múltiplos universos do Planeta Mundo.

    Mas a ciência vai confirmando o que nossos pobres sentidos não conseguem perceber. Ainda sim duvidar é saudável, mas recusar o entendimento é burrice. Isto apesar do fato de que muitos de nós conseguem realmente levantar uma pequena parte do véu que encobre nossa ignorância e ver um pedacinho da realidade que nos cerca.

  • Anderson:

    Resumindo: Você realmente está vendo fantasma.

  • santinha santos paraiba:

    eu ou uma pessoa bem cetica,sou que nem são tomé ver pra crer,,,

  • André Brandão:

    Gostei muito desta notícia, mas não pelo conteúdo e sim pela mente aberta que propôs a autora Patricia Herman. Em muitas outras notícias que já vi, elas se davam muito generalizadas. Como se o assunto debatido fosse a verdade pura ou algo do tipo.

    Acredito no conflito da mente, principalmente que nos fazem passar por uma paralisação a noite. Como se algum espírito estivesse nos prendendo na cama. Em casas extremos, diríamos que nossa alma estava fora do corpo por alguns instantes. Mas são apenas suposições. Como Patrícia mencionou: “quem somos nós, meros seres humanos, para afirmar veementemente que forças sobrenaturais não existem?”

  • maria emília:

    Tenho pena de voce Lisandro.

  • Jesus:

    É interessante para mim saber disso agora pois sempre achei que os pesadelos que tinha eram uma expressão real do meu inconsciente.
    Contudo há eventos que até então não entendo como o assunto da possessão de pessoas por “seres malévolos” como espírito de mortos e etc.
    Há algo a respeito disso????

  • Carlos Wendel:

    A asserção de que tais fantasmas não existam é baseada na ausência de evidência física, isso não significa que seja prudente fazer uma afirmação de inexistência.

    De fato é quase tão descautelosa quanto a afirmação de que tais existam (já que carece de provas e testemunho ocular de apenas um indivíduo é difícil de ser averiguado e creditado).

    • Bovidino:

      Meu caro,
      Testemunhas oculares de fatos chamados de ‘sobrenaturais’, existem aos milhares. Basta pesquisar.
      Digo ‘chamados de sobrenaturais’ porque na realidade são completamente ‘naturais’. O único problema é que são fatos que ocorrem em uma dimensão mais sutil que a nossa e que eventualmente extrapolam a própria dimensão e passam a ser visíveis na nossa dimensão.
      As ondas de rádio e televisão também não são visíveis a olho nu e eram até pouco tempo, objetos considerados sobrenaturais.
      No entanto, hoje o rádio e a televisão são totalmente naturais.

    • REGINALDO:

      Carlos Wendel, estive lendo e meditando em alguns comentários a respeito do assunto em questão (paranormalidade – ver fastasmas), e digo que o seu comentário é o mais indicado e resume bem e de fato no quesito tudo que não tem explicação, não é palpável, fica evidente para a ciência de que se trata de algo inexistente. Na verdade lhe dou todo meu apoio na condição de comentarista…pois, para a ciência estudos como esse são dados o nome de teses, e tese nada mais é do evidênciar algo que não proporciona fundamento exato, tese pode ser derrubada a qualquer momento por iutra tese e o que se viu e aprendeu fica vago e sem sentido. Por essa razão devemos sempre questionar o que antes já fora questionado, e rever afirmações que dantes foram consideradas verdadeiras. Fazendo assim daí então poderá existir uma base filosófica para quaisquer teses, sobre qualquer assunto. Parabéns vejo que você não anda sobre a sorte de todo o tipo de vento (afirmações vagas e sem sentido), assim sendo tem em seu poder a capacidade necessária, em se ter sabedoria, e usa-la com inteligência, dicernindo bem a razão do coração.
      P.S.: E o que importa na verdade é respeitar a visão e maneira de pensar de cada ser humano, se ele diz ver fantasmas, o que tem de errado nisso, se ele fala através de telepatia o que tem isso de errado, se ele enxerga o futuro o que temos de aver com isso, e se alguém se vê como tudo posso, tudo explico (ciência)só devemos esperar que sejam o mais próximo da verdade o que suas teses afirmam, porém não precisamos acreditar ou entrar em vãos debates com pessoas assim, que se vêem intocávies e sem disposição para acesso mais direto, com zero de aceitação que conteste suas tão amadas teorias…Pode ter certeza, apenas para finalizar, os tais que afirmam tais coisas são extamente aqueles que querem ver e jamais viram se quer o próprio umbigo (por estarem tão oculpados em repassar de forma a convencer o público em geral), de suas experiências
      que não conseguiram ver para provar, isso enfim e no máximo é uma tese, jamais devem os tais afirmar algo que não tenham visto, é apenas falta de compreenção do que de fato não conseguem explicar…Valeu seu comentário foi e é bem eficiente…

  • Alexander:

    Tenho que concordar que o texto está muito pobre de informações, é extremamente parcial e peço desculpas, mas está muito “bobinho”. E outra coisa: há tantos estudos nessa área por cientistas e pessoas sérias, ex-céticas e até por padres, monstrando justamente o contrário, do que tenta essa “materiazinha” que alguém com um pouco de conhecimento e bom-senso, não pode dizer categoricamente, que tais fenômenos sobrenaturais,ou melhor, naturais, como bem disse um leitor, sejam falsos. vou citar como exemplo uma pesquisadora brasileira séria, respeitada e conhecida dessa área, mas existem outros e muitos estrangeiros, inclusive cientistas: Sônia Rinaldi. Peço a todos que estudem, pesquisem, e até o façam com ceticismo. Pois é bom,desde que se proceda com imparcialidade e se tenha como filosofia o entendimento das ocorrências e o comprometimento com a verdade, seja ela, qual for. Pois a pesquisa séria, imparcial e verdadeira, desmascara os aproveitadores, fanáticos e valoriza os pesquisadores sérios e imparciais. E assim, acaba atraindo mais pessoas sérias e honestas. Em qualquer meio há os que querem lucrar ou se levarem alguma vantagem, até mesmo no meio da ciência.

    • Jucileia:

      pessoal aqui do site aprendeu que posts que desafiam as crenças das pessoas geram mais comentarios…

    • jandarke:

      nao faço propaganda de denominação,seja ela qual for sou religiosa sim porem com falhas como todo ser humano. essa sou eu amada por algumas pessoas,ousada,feliz,compreensiva sonhadora,batalhadora,fiel aminha profissão amiga para todas as horas e o que dizem.sincera,sensivel,romantica apimentada e flamenguista. posso dar ate a minha opinião porem respeito as outras.

  • Kerensky:

    “Existe mais entre céu e terra do que acredita nossa vã filosofia.”

  • Almanakut Brasil:

    Em muitos legislativos e gabinetes dos poderes públicos, você não vê, mas tem certeza de que existem!

  • Renal, PR:

    é como já dito anteriormente…basicamente se nao crer em fantasma, nao pode crer em Deus.
    A Ciência nao quer acreditar em Deus, porque? Basta olhar para nossa orla solar infinita, parece um comentário louco, mas preste atenção…Como pode os planetas terem posicionado de tal forma, estações do ano e lunar, Sol, ar que respiramos, água que tomamos,etc…Que ser colocou os planetas em tais ordens perfeitas. Alguém explica? Somente uma força superior. “DEUS”.

    • Ney Glauber:

      Renal, a ciência não intenta matar Deus (acho que outros já fizeram), contudo o seu argumento segundo o qual a existência de Deus pode ser facilmente atestada pela “impossibilidade” de explicar os fenômenos naturais, também é facilmente refutado. Vejamos: “Se você diz que Deus existe porque há coisas que AINDA não conseguimos explicar, eu pergunto: Você consegue explicar a existência de Deus? Se você não consegue, então, segundo o seu silogismo, deve existir um Deus para o seu deus… e isso será um argumento eterno”.

  • Nulo:

    Na verdade estamos vivendo no tubo digestiso de uma enorme larva cósmica que irá nos expelir para uotra dimensão quando ela crescer. E desafio quem possa provar o contrário.

  • Maria Emilia:

    concordo com a Mariana, este asunto é muito sério pra ser tratado desta maneira,

  • Araruna:

    Ah tanta coisa inexplicável nesse universo, que esse texto me pareceu tão pobre

  • Gray:

    É como o fogo fátuo também… Até explicar que aquele vulto brilhante correndo atrás de você num cemitério não é um fantasma… hehehe

    • Giselle Hannah:

      Já ouvi uma história dessas e foi descoberto que o tal Fogo Fátuo, era na verdade um enxame de vagalumes.

  • Glauco:

    Essa é opinião sua, não da ciência.

    Pobres desses leigos que chamam para si uma responsabilidade que não podem carregar…

  • PAULAH:

    Eu creio, que, tudo isto foi segundo fontes, não é uma opinião própria. Então me dirijo ás fontes. Nada pessoal.
    Sabe o que mais me impressiona na mente humana? A capacidade em crer em remédios, em vigaristas,em políticos … Nisto nem se relata pesquisas estrondosas que divulgam a incapacidade do ser humano,blá blá…
    Cremos em tantas mentiras que nos foi contada, impostas ,até hj. percorremos séculos crendo em planetas que hj já nem se estuda mais, pq simplesmente nunca foram planetas…Vivemos tantas mentiras, qual é o problema em crer em algo que motiva ,nos leva á estudos , á grupos…?
    È melhor uma igreja cheia de pessoas iludidas, ou baladas cheias de “viajantes”, ou cadeias cheia de humanos fora de seu centro?
    Sou cética ,até que meus olhos comprovem. Porém tenho discernimento . A minha verdade nunca será a verdade de outro alguém. Graças á sabedoria da vida. Por que se não, nem telefone teríamos… A vida é a única verdade e a morte a única certeza. Com a vida aprendi que “só sei que nada sei” e isto comprovado em fatos históricos. Tem gente que vê fantasmas em forma de ciúmes, de fofocas… Eu não questiono sobre a vida, me dedico a entender seus sinais e percorre los. A verdade verdadeira só saberemos, SE soubermos qdo acontecer a única certeza da vida: quando morrermos,não é? Até lá ,meus amigos é pura cogitação, trollagem….blá blá blá.
    Nota: Achei bem interessante uma frase dita por uma criança em algum filme ,destes:” Pena ,você não crer neles, pois eles crêem em você…”rs

  • Glauco:

    Claro q a ciência atual nunca vai ajudar a compreender os fenômenos paranormais. Enquanto ela usar apenas a chave da matéria e ignorar a metafísica para ganhar as outras seis chaves, nunca vai entender o que são esses fenômenos ou como controlá-los.

    • Eduardo:

      Cara, coloca uma foto decente nesse seu perfil. Ou deixa sem. Só uma sugestão. Você vai, inclusive, ganhar mais crédito, já que seus comentários são praticamente imprestáveis.

    • Glauco:

      Eu gostei da sua foto. É vc mesmo?

  • HlhD:

    Existem uma grande diferença entre VERDADE (aquela que existe na mente humana) e a Realidade que nos cerca. Deuses, fantasmas, mitos e todo esse blábláblá existe na Verdade das pessoas, uma coisa é verdade para uns, outra é verdade para outros… e assim, o ser humano vai se afastando cada vez mais da Realidade que o cerca e nosso mundo sofre as consequências.

    Como Tim Minchin disse em seu poema “Storm”
    “A ciência ajusta o que acredita baseado-se no que é observado
    A fé é a negação de observação de modo que a crença seja preservada.”

    • Glauco:

      “(…)A ciência ajusta o que acredita baseado-se no que é observado
      A fé é a negação de observação de modo que a crença seja preservada.(…)”

      Muito mal-ajustada, diga-se de passagem.

      A fé nunca foi negação da verdade. A Fé verdadeira É a Verdade.

    • ALINS:

      valeu, glauco! Bela resposta! Ainda bem que tem pessoas sãs por aqui!

    • Bovidino:

      Você escolheu o pior personagem para parafrasear.
      Tim Minchim tem experiências teatrais e nada mais.
      Quem vive de TEATRO, vive de FANTASIA e nada sabe sobre REALIDADE ou VERDADE.

  • Eduardo:

    Tá. Beleza. Realmente tem muita coisa que a ciência explica.

    Eu mesmo sou cético por natureza quanto a este assunto.

    Mas mesmo assim, comigo e com minha esposa já aconteceu de numa casa em que morávamos, ouvirmos vozes. Gente chorando. Eu achei que era uma pessoa e ela achou que era outra. Ouvimos essas vozes ao mesmo tempo, porém em nossos ouvidos, pareceu outra pessoa. Esse evento ocorreu duas vezes.

    Em uma terceira ocasião, foi nosso filho que chorou. Eu, levantei e entrei no quarto dele e constatei que dormia tranquila e profundamente. Quando voltei pro meu quarto e deitei, ele chorou muito mais forte, mais alto. Voltei lá com a minha mulher e meu filho dormia. Na mesmíssima posição anterior. Se fosse ele mesmo que estivesse chorando, por um desconforto ou mesmo um pesadelo, ele deveria ter mudado de posição, certo? Mas ele dormia profundamente.

    Vale dizer que minha casa era no meio do nada, nao haviam vizinhos muito próximos e os mais próximos não tinham crianças na idade de meu filho.

    Sei lá. Esses eventos me fizeram sair daquela casa. Sou cético, mas tenho limite pro meu ceticismo!

  • Deep:

    Mas é assustador algo que quebra a certeza do funcionamento de nossa lógica, ora!

    Imaginem: vc´s soltam um objeto no ar e ele, ao invés de cair, sobe!!!

    A menos que seja um balão de gás hélio, é bem provável que a ocorrência provoque um certo espanto!

    Se continuar a ocorrer, ok! Então teremos tido tempo para acostumarmo-nos a ela! Até lá, ainda parecerá estranho, desafiador e causará apreensão, receio, MEDO!

  • burro:

    Paranormais,e os para anormais???

  • nogueira:

    Nossa interessante, será que esse artigo foi psicografado pelo Chico Xavier???

  • ULISSES:

    TUDO BALELA,AS RELIGIÕES CRIARAM TUDO ISSO!BOM MESMO,É SER FELIZ!DEUS EXISTE!

  • Bovidino:

    A grande verdade é que a maioria das pessoas têm MEDO dos fenômenos ‘sobrenaturais’, o que não se justifica, pois são na realidade perfeitamente ‘naturais’.
    Claro que nessa área como em qualquer outra, existem falsidades e principalmente ignorância e desconhecimento.
    As maiores falsidades são criadas por mágicos, ex-mágicos e outras pessoas de má fé.
    Não é a toa que um ex-mágico vem aqui desacreditar os fenômenos ‘sobrenaturais’.

    • menina:

      adorei o comentário, me arriscaria a dizer q vc é espírita… eu sou.

    • Flor de Lis:

      Também sou espírita, menina…

  • Marcos:

    Parabéns ao autor da matéria (senhor Richard), conseguiu “tacar” tudo que ele acha de paranormal no mesmo saco pra dar uma explicação simplória e padrão. É tão padrão que sempre quando surge um cara desses pra tentar explicar esses fenômenos aos “olhos da ciência” o texto sempre termina com a paralisia do sono, realmente que falta de criatividade.
    Olha essa “Segundo ele, os homens acreditam em atividades paranormais porque parece reconfortante”. Mais uma vez vemos ele cometer o mesmo erro, esse Richard gosta de generalizar. Antes de falar abobrinhas e ficar no control c control v vai pesquisar senhor Richard, procure a verdade por você mesmo e não ficar repetindo que nem um papagaio o que os outros falam, vai aprender muito mais do que ficar sentado aí no seu divã.

  • Ze da Feira:

    Toda vez que eu deixo de tomar meu remédio vejo coisas bizarras. não acredito em nada. sou ateu e pragmático, mas as visões me incomodam muito. Segue a receita pra quem tem o mesmo problema: procure seu médico e peça para ele receitar Lexapro 20mg. Os capetas somem tudo é tiro e queda !!

  • Paulo:

    Não é bem assim… Há alguns anos, tive uma depressão e decidi consultar um psiquiatra, pois bem, o homem receitou-me tantas drogas que quase me matou, transformou a depressão em algo bem pior. Já conheci pessoas que passaram por situações semelhantes e nunca mais conseguiram ficar boas. A maioria dos psiquiatras são malucos, mais vale consultar um pai de santo do que esses canalhas.
    Experiências paranormais existem e não é doença, o que acontece é que os cientistas não têm meios para comprovar fenómenos de natureza não-física. Em geral, as pessoas só acreditam vendo, como S. Tomé!

  • Andy:

    Eu já sabia…

Deixe seu comentário!